Sua língua na Internet

 

(e.qui..ci:o)

sm.

1. Astron. Cada um dos dois momentos, em dois pontos da órbita da Terra, nos quais o Sol passa pelo equador celeste ao descrever a eclíptica, tornando, por isso, os dias iguais às noites, na Terra inteira

2. Astron. Cada uma das duas interseções (que se dão nesses momentos) da eclíptica com o equador celeste: são o equinócio da primavera (20-21 de março no hemisfério norte, 22-23 de setembro no hemisfério sul) e o equinócio de outono (com as datas inversas) [O equinócio da primavera é a 20 ou 21 de março e o do outono a 22 ou 23 de setembro.]

3. p.ext. Cada um dos temporais comuns em algumas regiões terrestres nas épocas dos equinócios (1, 2)

[F.: Do lat. aequinoctium.]


Equinócio da primavera
1 Astr. Momento em que, devido à posição da Terra em sua órbita e à inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano da órbita, marca-se a passagem da posição relativa do Sol do hemisfério sul para o hemisfério norte. Então tem início o outono do hemisfério sul e a primavera do hemisfério norte.


Equinócio do outono
1 Astr. Momento em que a posição relativa do Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul (ver Equinócio da primavera). Então tem início o outono do hemisfério norte e a primavera do hemisfério sul.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Universo

Substantivo

o complexo,o conjunto das coisas criadas;cosmos,macrocosmo,criação,natura,natureza;globo terráqueo,o nosso planeta,mundo sublunar,esfera,megacosmo,cósmico;música das esferas,harmonia das esferas;uranograma (representação),céu,ástrea abóbada,abóbada celeste,concha azulada,firmamento,páramo,amplidão azul,espaço sideral,empíreo,sólio estelífero,cariz do céu,éter,abóbada etérea,regiões do etéreo azul,o azul,arquitetura celeste,vasto campo etéreo,planície etérea,assento etéreo,amplidão do céu,infinito,espaço celestial;Lua,nosso satélite,Diana,Délia;astro,rainha da noite;confidente dos enamorados,soror Phebi;corpos celestes,estrelas,esferas de fogo,poeira de luz,coro sideral,esferas vermelhas;fachos,luzeiros da noite;nebulosa,via-láctea = caminho de S. Tiago = galáxia,nebulosa,o infinito;Sol,astro-rei,astro do dia,astro-criador,a lâmpada febeia,esfera de fogo,Apolo,Febo,Apolo auricrinito,hélio;o carro do sol,o carro do dia;Titão,o orbe do dia,a esfera de fogo;astro,planeta,satélite,luminar,fotosfera,cromosfera,auréola,coroa,manchas solares,lúcula,protuberâncias,astro,luzeiro,luminar,lumieiro;sistema planetário,sistema solar,sistema do mundo;Vênus,estrela-d’alva,estrela matutina,papa-ceia,estrela boeira,estrela do pastor,estrela da alvorada,estrela da tarde;Vésper,Lúcifer;cometa,cometa barbado,crináureo,comato,auricomado,crinito,crinífero,crinisparso (poét.),descaudado,descomado;satélite,asteroide;estrela cadente,estrela cadiva,estrela caduca;constelação,asterismo,zodíaco,signos do zodíaco,Grande Ursa,Órion,Cruzeiro do Sul,Centauro,Sírio = Canícula,Cisne = Abíreo,Gêmeos = Triptólemo,Escorpião;hino a Apolo;peã,meteorito,meteorólito = aerólito,ceraunite,bólide,ceráunia,pedra de raio,sílex,neolítico,machado de pedra (pop.),corisco,meteoro;paralelo almicantarado,equador,coluro,meridiano,equinócio,solstício,eclíptica,cerco cristalino,órbita,ponto vernal;(ciência dos corpos celestes): astronomia,mecânica celeste,uranografia,uranologia,uranoscopia,afrodisiografia,selenologia,selenografia,polografia,cosmologia,cosmografia,cometografia,cosmosofia,cosmogonia,astrostática,geodésia,uranometria,uranógrafo,astrônomo,Newton,Kepler,Galileu,Laplace,Leverrier,cosmogenista,cosmógrafo,cosmólogo;astrometria,astrologia,astromancia,meteorografia,meteoronomia,meteorologia.

Adjetivo

cósmico,galáctico,espacial,intergaláctico,interplanetário,interestelar,mundano,mundanal,terráqueo,terreno,térreo,terrenal,terrestre,telúrico,sublunar,subaéreo,subastral,geocêntrico,heliocêntrico,solar,febeu,lunar,selênico,esférico,equatorial,equinocial,estrelado,estelífero,estelante,estelar;marchetado,recamado,pontilhado de estrelas;constelado = ástrico,asteroide,cometário,sidéreo,sideral,astral,ástreo,astrífero,astrígero,meteórico,planetário,vênero,etéreo.

Verbo

brilhar e,estender-se ao infinito..

Advérbio

cosmicamente e adj.;em toda a criação,na face do planeta,no espaço sideral,sub sole,subdivo,subgove,neste mundo transitório;debaixo do azul deste céu;sob um céu azul,sob a abóbada celeste.

Provérbio

Interjeição

Frase

Coeli enarrant gloriam Dei.

Conjunção