v. tr. || constranger, violentar, impor obrigação a, levar (alguém) a fazer alguma coisa contra vontade: Vetúria, a matrona patriótica... forçara Coriolano a volver sobre seus passos. ( Lat. Coelho. ) Desta arte a gente força e esforça Nuno. (Camões, Lus., IV, 21.) || Conquistar, conseguir, obter por força: Não admira que os grandes homens forcem a admiração e o respeito. ( Montalverne. ) || Entrar à viva força (nalgum lugar), vencer, subjugar: Forçou uma fortaleza. Fazer mudar, torcer Os pais forçaram-lhe a vocação e fizeram dele um mau padre. || Obrigar (um corpo qualquer) a mudar de posição ou figura: Force mais essa fasquia para entrar no seu lugar. || Dar (às coisas) uma interpretação que elas não têm: Forçar uma lei. || Torcer, subornar, corromper, seduzir: Queres forçar a espada da justiça. ( Garrett. ) || Esbulhar, intentar ação de força nova contra (alguém). || Estuprar. || Violentar, violar. || Forçar o remo 1. remar com força. || Forçar a voz 1. fazer um esforço para produzir os sons. || Forçar as linhas 1. (Mil.) rompê-las, desbaratá-las. || Forçar o tempo 1. (Náut.) navegar contra a maré e o vento. || Forçar as velas 1. largar mais pano ao navio.
v. intr. || esforçar-se, empregar força ou violência para chegar a um fim.
v. pr. || constranger-se, dominar a vontade para fazer alguma coisa que repugna: Tenho-me forçado a praticar atos que nunca julguei pudesse praticar.
F. Força.
esforçar-se,timbrar,pujar,esmerar-se,primar,caprichar em,buscar,diligenciar,promover,intentar,empregar todas as forças e energias,não regatear esforços,furar muito para,fazer com que,forçar;levar em brio,levar em capricho;forcejar,fazer o impossível,empenhar-se,laborar,labutar,manobrar,lidar a vida,fazer fogo = fazer diligências,trabalhar com afã,sargentear,mourejar,propugnar,dar à unha,trabalhar,trabucar,lidar,trafegar,governar a vida,ganhar a vida,ganhar a má vida,ocupar-se,dedicar-se,sacrificar-se por,exercer laboriosamente a sua atividade,desempenhar suas funções,suar,fatigar-se,meter ombros a uma empresa;esmerar-se na feitura,esmerar-se na execução de;aplicar os cinco sentidos a,agitar-se (ser ativo);trabalhar como um cavalo,trabalhar como escravo;dar o máximo de seus esforços,trabalhar dia e noite,meter as caras,meter os peitos,seroar,trabucar,batalhar,redobrar esforços,porfiar,fazer força de vela,esbracejar,fatigar-se com trabalho,lavrar,pôr em obra,pôr em campo toda a sua atividade,fadigar,afanar-se,cortir-se com o trabalho,mortificar-se,amofinar-se,atormentar-se,levar as coisas às do cabo,tomar a peito,primar,ter a pique,ter a peito,propugnar,perseverar;amiudar os esforços,envidar esforços,mexer os pauzinhos,estirar a barra,esforçar-se,navegar a remo;dar o máximo de esforço,hipotecar a existência em,fazer o possível por,ajudar-se dos pés e das mãos para,deitar a livraria abaixo,não regatear esforços,revelar empenho,despejar toda a sua ciência,meter cutelos e varredouras,meter a cara,meter os peitos,fazer tudo ao seu alcance,assestar toda a sua artilharia,esbofar-se,não medir sacrifícios,tentar o possível;levar em brio,levar em capricho;jogar as melhores cartas,meter agulhas por alfinetes,usar de todos os expedientes,fazer da fraqueza força,empregar esforço extremo,jogar com toda a baralha,não se poupar a alguma coisa,não poupar uma só circunstância para,envidar todo o pulso de ânimo em,deitar lenha no forno,empregar o último recurso,queimar o último cartucho,lutar com ingentes esforços,jogar a última cartada,puxar do peito,revolver céus e terra,fazer de si mangas ao demo,fazer de alguém mangas ao demo,dar bateria a alguém;carpintejar,carpinteirar,carvoejar,marmorear,minerar,serrar,serralhar,padejar,panificar,forjar,caldear,fornear ou fornejar,queijar,rotear = empalhar cadeira,tanoar.
Advérbio
laboriosamente e adj.;até não mais poder,tira que tira,com tenacidade e energia,de corpo e alma,de alma e coração,na capacidade de suas posses e forças,com unhas e dentes,omnibus ungulis = com todas as suas forças,à porfia,à compita,sem desfalecimento (perseverança);à voga arrancada,com toda a força dos remos,até o último recurso,enquanto houver força,com pulso de ferro,com a fronte rorejante de suor,suo Marte;totis viribus;vi et armis;manibus pedibusque,celeremente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não se pescam trutas a bragas enxutas;Mais pode Deus que o Diabo;Não ficou por mim o..;Melhor é fazer debalde do que estar debalde.
suceder,ser bem-sucedido;ter bom resultado,ter bom êxito;conseguir seu intento,conseguir seu objetivo;coroar de êxito,ter vento e maré,correr tudo muito bem;atingir o objetivo,alcançar o objetivo;campar,conseguir,lograr,fazer,haver,obter,lograr,chegar a,saber (seguido de um infinito),sair com,atingir,alcançar,fazer escola,sair-se bem;atingir o fim colimado,atingir a meta;realizar;operar milagres,levar a sua avante,meter uma lança em África,benzer-se com alguma coisa,estar radiante de alegria,conquistar,vencer,forçar,impor-se a,ganhar;cantar vitória,alcançar vitória;levar a palma,ganhar a palma;fazer vingar a sua vontade,dominar o campo,ter estrondoso triunfo,abafar a revolta,desmanchar a igrejinha,fazer progresso;prosperar;lucrar;colher os frutos,colher os louros,colher os aplausos;tirar proveito de;triunfar,forçar as linhas;ganhar a batalha,ganhar a partida = culatrar;sair triunfante,levar a melhor,lançar por terra,levar de vencida,vencer,amolgar,sair com vitória,sair vitorioso,render;culminar o golpe estratégico na vitória de,inclinar-se a vitória para,envolver o inimigo,meter debaixo dos pés,subjugar,cangar,abrir brecha na muralha,descalçar a bota,conjurar o perigo,bater,derrotar = axorar,destroçar,senhorear,derribar,derruir,desfazer,contraminar,derrocar,profligar,superar,rechaçar,desbaratar,sobrelevar,sobrepujar,assenhorear-se de,domar,submeter,jugular,avassalar,ficar com a melhor,destroçar,amartelar,remediar,jugular,debelar,sujeitar,frustrar,inutilizar,codilhar = desbancar,aniquilar,abater,romper,burlar,escalar,sopear,suplantar,conculcar,envolver,manobrar com habilidade;pôr em fuga,pôr em debandada;vencer na porfia,remir uma fortaleza;pôr fora de combate,pôr fora da arena;hastear a bandeira da vitória,lançar por terra o adversário,silenciar = fazer calar,dar um xeque-mate,furar,confundir,trunfar,obstruir;levar à parede,lançar nau ao mar,dirigir a sua barca com tento,ter a mão feliz,empregar todos os tiros no alvo;atingir o alvo,alcançar o alvo,ferir o alvo;meter vira em barreira = acertar com a bala no alvo,atirar a barra mais longe que outro,forçar trincheiras;soçobrar,meter a pique,afundar,torpedear,trabucar,fazer o inimigo morder o pó,vitimar,calcar aos pés,desbloquear,destramar;superar,contornar,vencer uma dificuldade;passar por cima de todas as dificuldades,ir além das esperanças de,exceder à expectativa,chegar a bom termo,ir avante,tomar pé em,s’en tirer d’affaires,expedir-se perfeitamente,quebrar as arestas,arrancar o sim,entrar com o pé direito,apanhar um bom almoço,apanhar a sorte grande,ficar de melhor partido,sair a sorte em preto,pilhar-se servido,bater à boa porta;responder ao fim,responder à opinião;pegar bom resultado,dar bom resultado,aproveitar,frutificar,coroar de soberbo êxito,dar-se bem,ir bem,ser meio caminho andado,ir direito ao alvo,estar em bom pé,rebentarem logo os frutos de seus esforços,pegarem as bichas,ser bem recebido (aprovação);ser aprovado plenamente,ser aprovado com distinção;ter suas cartas limpas.
Advérbio
prosperamente e adj.;em triunfo,de vento em popa,ventapopa,às mil maravilhas,habilmente,à merveille,a contento geral,acima de toda expectativa.
Provérbio
Interjeição
ainda bem!.
Frase
Veni, vidi, vici;Omne tulit punctum;A cada cavadela, minhoca;Ad augusta per augusta;Nunc dimittis servum tuum, Domine.
obrigatoriamente,necessariamente,coercivamente e adj.;à força,à fina força,à boca d’armas,vi et armis,à ponta de chicote,à ponta de baioneta,à ponta de malhão,com emprego de violência,às más,violentamente,manu militari,à cabralina,com braço forte;sob pretexto,com pesar,contra a vontade;nolens volens;sob o império das circunstâncias,sob a premência do momento,sob a pressão de,de rigor,a todo o pulso.
submeter(-se) 725,estar sujeito e adj.;ser simples máquina,ser boneco de engonço,não ter vontade própria,estar à mercê de,estar nas mãos de,servir;obedecer;submeter-se;amansar,domar,reter,sujeitar,constrangir,compulsar,compelir,forçar,injungir,oprimir,refrear,subjugar,cangar,jugular,submeter,avassalar,enfeudar,tutelar,senhorear-se,tutorar,tutorear,controlar,assenhorear-se de,conquistar;mancornar,vincular,vencer,obrigar,reduzir à escravidão,atrelar ao carro do vencedor,escravizar,acorrentar,subalternizar = subalternar,agrilhoar,reduzir à condição de escravo,mergulhar no cativeiro,cativar;deitar grilhões,arrojar grilhões;reduzir à obediência,estender a sua influência,senhorear,coarctar a liberdade;dominar;conquistar braços hercúleos e baratos,montar no cachaço de alguém,conduzir alguém pelo nariz;ter alguém sob seu mando,ter alguém de mangas;dobrar a cerviz à escravidão,dar o pé à braga,comer pela mão de alguém,andar à corda,estar à obediência de alguém = estar às suas sopas,estar às suas atenças;deixar-se levar pelo nariz,deixar-se levar,deixar-se conduzir,deixar-se oprimir,viver numa jigajoga;morder o pó,curvar-se,ajoelhar-se.
Advérbio
submissamente e adj.;a ferros,sob as ordens de,sob o comando de;em poder de,nas mãos de,nas garras de,aos pés de,sujeito a;à mercê de,ao arbítrio de,sob o azorrague de.
ser dever de,incumbir a,competir,tocar,pertencer a,caber a,ter a cargo,correr a obrigação a;ser preciso que,ser indispensável que;convir,importar,relevar,tocar a,impender,pesar sobre os ombros de,dever,ter obrigação de,tomar para si,tomar sobre si;ter de ficar obrigado,ter de ficar responsável por;obrigar-se a,responsabilizar-se,comprometer-se a (prometer);ficar na obrigação de,responder por;chamar a responsabilidade para si;assumir dever,assumir obrigação,assumir responsabilidade;impor um (dever e subst.);ordenar com império,exigir,obrigar,constranger,forçar,compelir,pôr nas costas de,prescrever,assinar,fazer um dever de;cumprir seu dever,cumprir suas obrigações;desempenhar suas obrigações,dar descargo de si,fazer o seu ofício,fazer bem a sua parte,desobrigar-se de,encher bem as suas obrigações,persolver,descarregar a consciência,ficar no seu posto,estar de sentinela,seguir os preceitos de,estar na ordem = não exorbitar,observar,cumprir;albardar o asno à vontade do dono,amarrar o asno à vontade do dono,cingir-se aos preceitos que lhe são impostos;fazer da sua profissão um sacerdócio,encher bem as suas obrigações,desempenhar com perfeita correção,dar descargo de si,respeitar-se;dar-se ao respeito,impor-se ao respeito;ser como um relógio,ser o descanso de alguém,desempenhar bem os seus deveres,diligenciar-se;desarriscar-se.
Advérbio
com a consciência tranquila,com a consciência do dever cumprido,como é do dever de,sob sua exclusiva responsabilidade,com risco da própria vida,por sua conta e risco,(sub) suo periculo = (por) seu próprio risco,in foro conscientiæ = no tribunal da consciência (fig./jur.),religiosamente,por descargo ou desencargo de consciência,salvo officio = sem faltar ao seu dever.
ser (devasso e adj.);praticar atos luxuriosos = voluptatibus deditum esse,luxuriar,meter a alma no inferno,pecar,pecaminar,praticar atos contrários à virtude,marafonear,arreitar (pleb.),excitar apetites venéreos em,frangalhotear,dar um amasso,sarrar(-se),estimular sensualmente;estar (desvirginada e adj.);ser oferecida à lubricidade de,debochar,devassar,prostituir,conspurcar,corromper,impurificar,deflorar,descabaçar (pop.),molestar,rouçar = violentar,desonestar,bolinar,fazer perder a candura,desvirgar,desvirginar,violar,estuprar,fandigar,aforciar (ant.),forçar;ultrajar,atentar contra o pudor;abusar de,desflorar,desonrar,macular,seduzir,transviar,extraviar,desencaminhar,amarrar o pano,quebrar os pontos a uma donzela,poluir,salpicar de infâmia e de lama,manchar,macular,incestar,amancebar-se,contubernar-se,amasiar-se,amigar-se,abarregar-se,viver maritalmente com,ter comércio com,ter amante teúda e manteúda,ter seu arranjo (pop.),ter cópula carnal com,ter relações ilícitas com,ter coito,ter dares e tomares com alguém,conhecer carnalmente uma mulher,viver com,coabitar,quilhar,copular,fazer sexo,fazer amor,transar (gír.),comer (pleb.),afogar o ganso (pleb.),molhar o biscoito (pleb.),trepar (pleb.),bater palhada (bras./ant.),prostituir-se,lançar-se na devassidão,conhecer;descomedir-se,desregrar-se;escancarar a honra,prevaricar,masturbar,pecaminar consigo mesmo,bater ou tocar punheta (pleb.),prestar-se a vícios torpes contra a natureza,cometer adultério,levar a desonra ao lar de alguém,pôr os cornos a alguém,cornear,acornear,fazer os fusos tortos (burl.),minotaurizar,incestar,amariscar;amulherar-se,amulherengar-se,ter a perversão do (uranismo e subst.);ser (desbocado e adj.);não ter a língua limpa,profanar ouvidos castos,soltar a língua,desbocar-se,dizer obscenidades,falar palavrão,deslinguar-se,alcovar,alcovitar;servir de alcofa,servir de alcoviteiro,servir de pau de cabeleira,inculcar para a prostituição,estimular sensualmente,excitar apetites venéreos,andar com o cio,andar na berra,estar no (período do) cio (animais).