Sua língua na Internet

 

(gra. .ti.ca)

sf.

1. Ling. Conjunto de regras que normatizam o falar e o escrever corretamente, segundo a língua-padrão.

2. Ling. Estudo em que se expõem essas regras.

3. Obra em que esssas regras são expostas de maneira racional e didática: Escreveu uma gramática de alto nível.

4. Exemplar dessa obra: Ia sempre às aulas com a sua gramática na mão.

5. Ling. Estudo sistemático dos elementos (palavras, fonemas etc.) que constituem o sistema de uma língua: Gramática do tupi-guarani.

6. Conjunto de normas, regras, técnicas etc. que regem uma arte, ciência etc.: Seus filmes têm uma gramática própria e surpreendente.

7. PE Gír. Qualquer bebida alcoólica, esp. a cachaça.

[F.: Do lat. grammatica,ae ou grammatice,es. Hom./Par.: gramática (fem. de gramático), gramatica, gramaticas (flex. de gramaticar)]


Gramática comparada/comparativa
1 Ling. Parte da linguistica que compara as estruturas morfológicas e fonéticas de línguas diferentes, ou de estágios diferentes de uma mesma língua.


Gramática descritiva
1 Gram. A gramática tradicional de uma língua em um momento (sincrônica).
2 Ling. Descrição completa e objetiva de todos os elementos de uma língua em um momento (sincrônica), em qualquer de suas variantes, tais como se apresentam nos enunciados produzidos, numa dessas variantes, por qualquer grupo de seus falantes nativos, sem filtros, críticas, correções etc. provindos de outras variantes possíveis; gramática expositiva.


Gramática expositiva
1 Ling. Ver Gramática descritiva.


Gramática gerativa/generativa
1 Ling. Descrição de uma língua segundo um modelo formal de regras fixas e explícitas, capaz de gerar todas as - e somente - frases gramaticais dessa língua.
2 Especificamente, teoria sintática gerativista do filólogo Noam Chomsky.


Gramática gerativa transformacional
1 Ling. Ver Gramática transformacional.


Gramática histórica
1 Ling. A parte da gramática que trata da evolução histórica dos sistemas de uma língua (fonético, morfológico, gramatical).


Gramática normativa
1 Ling. Estudo dos elementos de uma língua a partir de normas que não podem ser transgredidas, e que determinam o que usar e o que não usar, como e como não usar, estabelecendo com isso um padrão de correção a ser observado no que considerar falar e escrever bem; gramática prescritiva.


Gramática prescritiva
1 Ling. Ver Gramática normativa.


Gramática tradicional
1 Ling. Modelo de estudo dos elementos de uma língua originado no do grego e do latim, e anterior à linguistica.


Gramática transformacional
1 Ling. A gramática gerativa, nela considerada também a ideia de transformação da língua de sua estrutura profunda (a noção abstrata do que ela quer exprimir) para sua estrutura superficial (o uso efetivo se seus elementos, em nível de frase - palavras. elementos e estrutura sintática -, para expressá-lo).


Gramática universal
1 Ling. Na visão do filólogo Noam Chomsky, a faculdade do homem que permite, em certa fase de seu desenvolvimento mental e o de seu contexto social, adquirir a linguagem materna (a que esteve exposto nos estágios mentais iniciais da vida).
2 Conjunto de princípios universais aos quais se condicionam a forma e o funcionamento de qualquer gramática.





A gramática é o conjunto de regras e conceitos que regem o uso da língua, ou seja, das palavras como signos de significados. A morfologia trata das palavras isoladamente, considerando a ortografia, a classe a que pertencem (ou seja, sua função, se de substantivo, adjetivo, verbo, pronome, advérbio etc.), suas variações e flexões etc. A sintaxe trata das relações entre as palavras na formação, por elas, de enunciados (frases, expressões, orações etc.) que expressam ideias, descrição de situações etc. Há mais de um enfoque do papel da gramática nessa organização das palavras. Um deles, tradicional, considera a gramática normativa, isto é, determinando rigidamente o que é certo e errado, e condicionando o uso culto da língua a essa determinação. Outro, surgido na linguistica moderna, considera a gramática descritiva, isto é, apenas descrevendo e registrando como está sendo feita, pelos usuários da língua, a construção das palavras em enunciados.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Ensino

Substantivo

ensinança,ensinamento,instrução,orientação,edificação,educação,letramento,alfabetização,criação,luz,pão do espírito,hóstia do saber,tutela,tutoria,puericultura,direção,guia,governo,regra,didática,pedagogia,didatologia,pedologia,metodologia,matesiologia,ortofrenia,cinesia,preparo,preparação,treino,treinamento,treinagem,lapidação,disciplina,exercício,exercitação,prática;persuasão,suasão,instilação,insinuação;implante,implantação,infiltração,inoculação,inculcação,disseminação,iniciação,evangelização,apostolização,transmissão,proselitismo,propaganda,catequese,missionarismo,apostolado,doutrinação,doutrinamento,lavagem cerebral;magistério mistagogia,explicação,lecionação,interpretação;lição,leitura,preleção,conferência,prédica,predicação,pregação,encíclica,epístola,apólogo,parábola,discurso,didascália;exercício,tarefa,pesquisa,dever,curriculum,curso,sabatina,gramática,cartilha,A. B. C. (início);áxis,preparatórios,quadrívio,humanidades,disciplinas;instrução primária,instrução profissional,instrução elementar,instrução rudimentar,instrução secundária,instrução superior,instrução técnica,instrução religiosa,instrução cívica;exemplos cívicos,propedêutica;jardim de infância,escola,ginásio,colégio,ensino fundamental,ensino médio,faculdade,universidade,curso,pós-graduação,mestrado,doutorado,PhD;educação física,ginástica,aprendizado,discipulado.

Adjetivo

educado,instruído e v.;instructo,escolástico,escolar,acadêmico,colegial,universitário,seminarístico,estudantal,ginasial,doutrinário,disciplinar,instrutivo,didascálico = didático,pedagógico,letivo,instruidor,instrutor,luminoso,perceptivo,ginástico,propedêutico,politécnico,neotérico;catequético.

Verbo

ensinar,erudir = instruir,nutrir,professar,edificar,guiar,educar,orientar,formar,reaviar,fazer entrar no caminho,plasmar;formar,adestrar,amoldar,amestrar,iluminar (esclarecer);arrotear,desbastar a ignorância,imbuir,impregnar,iniciar,preparar para exame,explicar,destrinçar,escarrapiçar,inculcar,doutrinar,instituir,inocular,imprimir na mente,gravar,incutir,inspirar,instilar,enfronhar,enxertar,infiltrar,fecundar,empapar,orientar,fecundar o espírito,ampliar os horizontes de,enriquecer o espírito,dilatar os horizontes do espírito,ministrar a hóstia do saber;alumiar o espírito,iluminar o espírito,enriquecer o espírito,sustentar o espírito;limar o espírito,polir o espírito;ilustrar as faculdades da inteligência,livrar da ignorância,desemburrar,desembrutecer,desmoitar,desbravar,desenferrujar,lapidar,polir = açacalar,desbastar,dissipar as trevas da ignorância,desbastar a rudeza dos ignorantes,encher de luz,encaminhar,expor (interpretar);fazer conferências,lecionar,prelecionar,palestrar,reger,dar lição,tomar lição,pregar,predicar,doutrinar,catequisar,missionar,evangelizar,apostolar,apostolizar,discursar,discorrer,ensopar em boa doutrina,moralizar,civilizar,matinar,definir;treinar,disciplinar,ensinar com prático ensinamento,ser o mestre de,exercitar,traquear,traquejar,habituar;familiarizar,matraquear,amansar,disseminar,desentesourar,dar novas ideias,semear,melhorar;infundir luz,derramar luz,espalhar luz;puxar por,dirigir,paracletear,informar,reger uma cadeira,servir de guia,mentorizar,dirigir a atenção;impressionar o espírito de,empolgar,convencer;desenvolver,explanar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Linguagem

Substantivo

locução,fala,expressão,palavra,Frase,Fraseologia;discurso;língua,idioma;língua-mãe,língua materna,língua nativa,língua vulgar,língua natural,língua original,vernáculo,calão,portuguesismo,lusitanismo,gíria,dialeto;língua de Camões,língua de Shakespeare,língua de Racine,língua de Horácio,língua de Dante;confusão das línguas,Babel,pasigrafia,escrita universal,pantomima (sinais);onomatopeia,mimologismo;línguas mortas: latim,sânscrito;signo,semântica,semiótica,símbolo,signo,semantema,léxico,lexicografia,dicionário,dicionário analógico,vocabulário,glossário,gramática;locução,expressão,código,sigla,sinal;gesto,semáfora,código morse,metáfora,eufemismo,figuras de linguagem,figuras de estilo,metonímia,catacrese,peeríFrase,sinestesia;linguística,filologia,glossologia,glotologia,glótica,crestomatia,paleologia,paleografia,glossografia,gramática comparativa,literatura,letras,belas letras,musas,quadrívio,humanidades,literæ humaniores,república das letras,Atenas,república literária,clássicos,quinhentistas,seiscentistas,erudição;poliglotismo,poliglota,dom das línguas,linguista (douto);plebeísmo.

Adjetivo

lingual,linguístico,dialético,vernacular,poliglótico,literário,glossológico,idiomático,pasigráfico,glótico;semântico,léxico;trilíngue,bilíngue.

Verbo

exprimir-se,falar a mesma língua.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gramática

Substantivo

gramática gerativa,gramática descritiva,gramática normativa,rudimentos,sintaxe,concordância,regência,partes do discurso,classe gramatical,inflexão,caso,declinação,flexão,conjugação,gênero,número,grau,ortografia,pontuação,fonética,fonologia,derivação,composição,discurso direto,discurso indireto,jus et norma loquendi,livros escolares,estilo correto,vernaculidade,casticidade,portuguesismo,correção de linguagem,gramaticalismo,filologia;funciologia;figuras de sintaxe,elipse,zeugma,hipérbato,anástrofe,sínquise,assíndeto,polissíndeto,anacoluto,silepse;cacófaro,eco,colisão,hiato,ambiguidade,preciosismo,arcaísmo,plebeísmo,pleonasmo.

Adjetivo

gramatical,sintático,gramático,clássico,correto,castiço,puro,escorreito,vernáculo,lídimo,castigado,terso,conjugável,conjugativo.

Verbo

gramaticalizar,pontuar,aportuguesar,portuguesar,conjugar,declinar,virgular,adverbiar,adjetivar,substantivar,classificar as orações.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção