Sua língua na Internet

 

(a.cul.tu.ra.ção)

sf.

1. Ação ou resultado de aculturar; ACULTURAMENTO

2. Antr. Processo de modificação cultural, por intercâmbio direto e contínuo, de indivíduo, grupo social ou povo que se adapta a outra cultura ou dela retira traços significativos (aculturação de povos indígenas).

3. P.ext. A soma de culturas resultante desse processo contínuo

4. Soc. Processo de absorção e adaptação, por um indivíduo, da cultura da sociedade, nacional ou estrangeira, em que vive.

5. Estado em que resulta tal processo.


[Pl.: -ções.]

[F.: Do ing. acculturation.]





O conceito de aculturação tem sido alvo de diferentes - às vezes divergentes - interpretações de antropólogos e sociólogos, não quanto a seu aspecto mais lato - o processo de transformações culturais que se desenvolve em um ou mais grupo, resultante de contacto com a cultura de outro(s) - mas quanto a seus mecanismos, sua dinâmica, sua intencionalidade, seu contexto ideológico etc. Entre as modalidades-padrão do processo de aculturação, têm sido citadas: adaptação (introdução na própria cultura elementos percebidos na de outrem, nem sempre com o mesmo significado), corte (introdução de elementos culturais alheios que convivem paralelamente com os próprios, mesmo que conflitantes), oposição (resistência ideológica a elementos estranhos, perturbando a evolução natural e a autotransformação de uma cultura ao longo do tempo e de novas experiências), fuga (autoisolamento, como defesa de valores culturais exatamente pelo temor da aculturação), destruição (extermínio de culturas estranhas [e mesmo de seus portadores]).