(câ.ma.ra, câ.me.ra)
sf.
1. Aposento de uma casa, esp. o quarto.
2. Qualquer recinto fechado
3. Assembleia que tem função legislativa [Inicial maiúsc. Nesta acp., emprega-se quase exclusivamente a forma câmara, inclusive no registro coloquial.]
4. Local onde essa assembleia se realiza [Inicial maiúsc. Nesta acp., emprega-se quase exclusivamente a forma câmara, inclusive no registro coloquial.]
5. Jur. Cada uma das divisões de um tribunal (Câmara Cível) [Inicial maiúsc.]
6. P.ext. Qualquer assembleia deliberativa (câmara comercial)
7. Qualquer compartimento fechado (em estruturas e objetos naturais ou artificiais): câmara de gás.
8. Anat. Nome de várias cavidades e espaços fechados do corpo (câmara vítrea)
9. Bot. Cavidade ou espaço entre as células vegetais
10. Arm. Compartimento para bala no tambor de um revólver
11. Compartimento fechado, em caverna
12. Mar.G. Conjunto de alojamentos para oficial superior (almirante, comandante do navio)
13. Cin. Fot. Telv. Aparelho de fotografar, filmar ou registrar imagens [Nesta acp., ambas as formas (câmara, câmera) são empregadas no registro escrito, predominando a forma câmera no registro coloquial.]
14. Câmara de caar
s2g.
15. Cin. Fot. Telv. Técnico que opera câmara (13) [Nesta acp., costuma-se empregar a forma câmera.]
[F.: Do lat. camara ' teto abaulado #####]
Câmara, câmera alta1 Pol. O senado, nos parlamentos compostos por duas câmaras de representantes; a assembleia composta por representantes das unidades territoriais.
Câmara, câmera anterior do olho1 Oft. Espaço entre a córnea e o cristalino, que contém humor aquoso.
Câmara, câmera baixa1 Pol. A Câmara dos Deputados, nos parlamentos compostos por duas câmaras de representantes; a assembleia, mais numerosa, formada por representantes dos cidadãos.
Câmara, câmera clara1 Ópt. Ver câmara lúcida.
Câmara, câmera de ar1 Cons. Em edificação, espaço que serve de isolamento entre dois ambientes.
Câmara, câmera de Baker1 Astron. Equipamento para fotografia astronômica com um campo extenso e quase sem coma e aberração esférica.
Câmara, câmera de comércio1 Com. Órgão de comerciantes que representam os interesse do comércio (e da indústria) de uma certa região perante o governo.
Câmara, câmera de compensação1 Econ. Órgão que cuida da compensação dos cheques em determinada região.
Câmara, câmera de escape1 Astnáut. Compartimento estanque com duas portas, que serve de passagem, em veículo espacial, entre o vácuo e o ambiente de ar pressurizado do interior.
Câmara, câmera de pontoação1 Bot. Espaço compreendido entre a membrana de pontoação e a parte da parede que constitui a aréola.
Câmara, câmera de sangue1 Med. Antq. Diarreia com perda de sangue.
Câmara, câmera de traço1 Fís.nu. Dispositivo que faz ficar visível a trajetória de uma partícula ionizante.
Câmara, câmera digital1 Fot. Telv. Tipo de câmara fotográfica, de filmagem ou de televisão que transforma a imagem em informação de formato digital, que é gravada em cartão de memória.
Câmara, câmera escura1 Dispositivo óptico conhecido desde a Antiguidade, que consiste num compartimento ou recinto fechado, sem luz, dotado de pequeno orifício frontal pela qual a luz exterior penetra, projetando na superfície interna oposta a imagem invertida dos objetos exteriores. [Os equipamentos fotográficos modernos são desenvolvimentos desse tipo de dispositivo.]2 O compartimento de câmara fotográfica onde passa o filme, vedado à luz a não ser por um orifício pelo qual entra o feixe de luz que vai impressionar o filme. [Tb. apenas câmara, ou câmera.]3 Fot. Recinto vedado à luz exterior (iluminado fracamente por lâmpada vermelha ou verde) onde se revelam filmes e se fazem cópias fotográficas.
Câmara, câmera fotográfica1 Fot. Ver Máquina fotográfica. [Tb. se diz apenas câmera, ou câmara.]
Câmara, câmera frigorífica1 Compartimento no qual a temperatura é mantida muito baixa, para permitir a conservação de gêneros perecíveis nela armazenados. [Cf.: Em câmara lenta.]
Câmara, câmera hiperbárica1 Ter. Compartimento no qual se pode elevar a pressão do oxigênio acima da normal, para tratar infecções causadas por germes anaeróbios (que só vivem na ausência do oxigênio).
Câmara, câmera lenta1 Cin. Recurso de filmagem (o de filmar em velocidade acima daquela em que se exibirá o filme) que tornas as cenas aparentemente mais lentas na exibição; p.ext.: efeito semelhante, obtido com equipamento de vídeo.
Câmara, câmera lúcida1 Ópt. Instrumento constituído por prismas de reflexão total ou espelhos convenientes, mediante o qual um indivíduo pode observar simultaneamente um objeto e a imagem deste projetada sobre uma folha de papel, para desenhá-la; câmara clara.
Câmara, câmera municipal1 Órgão legislativo de um município, composto de vereadores.
Câmara, câmera rápida1 Cin. Recurso de filmagem (o de filmar em velocidade abaixo daquela em que se exibirá o filme) que torna as cenas aparentemente mais rápidas na exibição; p.ext.: efeito semelhante, obtido com equipamento de vídeo.
Câmara, câmera posterior do olho1 Oft. Espaço entre a íris, o cristalino e o corpo ciliar, que contém humor aquoso.
Câmara, câmera sindical1 Corporação de corretores de valores mobiliários, que administra bolsa de valores.
Câmara, câmera vítrea1 Oft. Espaço entre o cristalino e a retina, que contém o corpo vítreo.
De câmara, câmera1 Mús. Para ou de poucos instrumentos, esp. cordas (diz-se de música ou de orquestra).2 Diz-se de orquestra com pequeno número de instrumentos (em comparação às orquestras sinfônicas), todos, ou quase todos, instrumentos de cordas
Em câmara, câmera lenta1 Fig. Vagarosamente, lentamente.