Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "comet". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? cometa

(co.me.ta)

[ê]

sm.

1. Astr. Astro cujo núcleo é formado por partículas de fraca luminosidade, envolto numa nuvem de vapor (chamada cabeleira) que por vezes se prolonga em uma cauda que se estende a milhões de quilômetros, podendo ser visto da Terra ao passar perto do Sol, em sua órbita em torno dele, mais longa e mais excêntrica que a dos planetas

2. Fig. Pessoa, animal ou coisa que surge e desaparece numa passagem breve e efêmera

3. Bras. P.ext. Ver caixeiro-viajante; tropeiro que viajava pelo Brasil para fazer comércio, podendo também levar correio e mensagens.

4. Her. Estrela de oito raios, um dos quais forma uma cauda flamejante

5. Zool. Peixe teleósteo cipriniforme, ciprinídeo (Carassius auratus), de olhos grandes e salientes, corpo curto e nadadeira caudal bem desenvolvida.

[F.: Do gr. kométes pelo lat. cometa. Ideia de 'cometa': comet(o)-, cometografia.]


Cometa de curto período
1 Astron. Cometa cuja periodicidade, dependendo de diferentes critérios de astrônomos, é de menos de 200, ou de menos de 10 anos.


Cometa de longo período
1 Astron. Cometa cuja periodicidade é de mais de 200 anos; cometa não-periódico; cometa parabólico.


Cometa de período intermediário
1 Astron. Cometa cuja periodicidade é de entre 10 e 100 anos.


Cometa elíptico
1 Astron. Cometa cuja órbita é elíptica. [Como os cometas de período intermediário e os de curto período.]


Cometa hiperbólico
1 Astron. Cometa cuja órbita, ao ser calculada, aponta para uma hipérbole (o que pode significar que não completa ciclo no sistema solar, e não pertence a ele).


Cometa não-periódico
1 Astron. Ver Cometa de longo período.


Cometa parabólico
1 Astron. Ver Cometa de longo período.


Cometa periódico
1 Astron. Cometa que, tendo periodicidade estabelecida, pode ser observado. [Como o cometa de curto período e o cometa de período intermediário.]





O cometa é um corpo celeste que gira em torno do Sol, formado por um núcleo de elementos congelados (quando está afastado do Sol), que se transformam em gases ao se aproximar do Sol, formando uma cauda (sempre voltada para o lado oposto ao do Sol). O primeiro registro de observação de um cometa é de 240a.C., referente ao cometa de Halley, que completa sua órbita em ciclos de c. 76 anos. As mais recentes verificações da existência de determinado cometa foram em 1973 (do Kohoutek, cuja órbita completa dura c. 75.000 anos) e em 1976 (do West, que completa sua órbita em c. 500.000 anos).