Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "dicionã". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? dicionário

(di.ci:o..ri:o)

sm.

1. Obra que reúne, em ordem alfabética, as palavras de uma língua ou termos referentes a uma matéria específica, e descreve seu significado, uso, etimologia etc., na mesma língua ou em outra (dicionário de cinema / de inglês)

2. O conjunto das palavras ou termos reunidos nessa obra

3. Livro ou outro suporte que contém tais informações (dicionário eletrônico).

4. Pessoa de extensos conhecimentos; dicionário ambulante

[F.: Do lat.medv. dictionarium. Cf.: glossário]


Dicionário analógico
1 Lex. Aquele que apresenta as palavras em grupos que têm em comum certa afinidade de significados, ou de usos, ou de contextos de uso; dicionário de ideia afins; dicionário ideológico.


Dicionário bilíngue
1 Lex. Aquele que apresenta os significados de palavras de uma língua em uma outra língua.


Dicionário de ideias afins
1 Lex. Ver Dicionário analógico.


Dicionário eletrônico
1 Inf. Versão de dicionário criada para ser us. em computador, com várias modalidades de acesso e de pesquisa das palavras.


Dicionário enciclopédico
1 Lex. Obra de referência que usa a técnica dos dicionários para dar (também) informações enciclopédicas sobre nomes comuns e nomes próprios, tais como as de caráter histórico, geográfico, científico, cultural etc.





Um dos fatores mais diferenciadores do ser humano é sua imensa (quando comprada à das outras espécies) capacidade de se comunicar e de trocar, armazenar e resgatar informações (ou seja, de construir e transmitir conhecimento). Isso advém, por sua vez, de sua capacidade de apreender, processar e utilizar um sistema praticamente inesgotável de signos que representam os significados das coisas que percebe, e cuja combinação estruturada representa ideias, conceitos, descrições baseados nessas coisas, sejam elas concretas ou abstratas. Esses signos de linguagem, comunicados através do aparelho fonador ou de sua representação gráfica, são as palavras, e suas estruturações lógicas que formam significados são as frases, e o tipo de linguagem que eles constituem é uma língua, ou idioma. A eficácia da língua como sistema de comunicação e armazenamento de informações, em forma de mensagens, exige sintonia entre o emissor e o receptor dessas mensagens, ou seja, os significados dos signos (palavras) e da estrutura lógica em que estão montados para formarem ideias, conceitos etc., devem ser os mesmos para emissor e receptor, ou não haverá comunicação, nem formação ou resgate de conhecimento. O eixo, a referência nesse processo de comunicação é o acervo das palavras com todos os seus significados possíveis e das informações necessárias para determinar os contextos de cada significado e a forma de montar as estruturas lógicas em que eles formarão ideias, mensagens, conhecimento. Esse acervo é o dicionário, conjunto das palavras de uma língua com seus significados e informações necessárias e suficientes para seu uso nos vários contextos em que se aplicam.