Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "energi". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? energia

(e.ner.gi.a)

sf.

1. Fís. Capacidade, potencial (que tem um sistema, um corpo, uma substância) de realizar um trabalho

2. Fig. Vigor físico, disposição para agir, fazer algo: Acordou cheio de energia.

3. Fig. Força moral; segurança, firmeza: Enfrentava os problemas com energia..

4. Firmeza, rigor: A polícia precisou agir com energia.

5. Fil. Na filosofia aristotélica, a ação (física ou metafísica) que transfoma uma potencialidade numa atividade

6. Fornecimento de eletricidade, de luz: A empresa cortou a energia por falta de pagamento.

7. Vigor, arrojo e propriedade da concepção e da execução de uma criação artística: O discóbulo é uma escultura cheia de energia.

[F.: Do gr. enérgeia, pelo lat. tad. energia e pelo fr. énergie. Ideia de 'energia', usar pref. dinam(o) - e suf. -dinamia, -dinâmica, -dinâmico e -dínamo]


Energia atômica
1 Fís.nu. Ver Energia nuclear.


Energia calorífica
1 Fís. Ver Energia térmica.


Energia cinética
1 Fís. A energia de um corpo em movimento, definivel como aquela consumida no trabalho necessário para levar o corpo ao estado de repouso.


Energia de ionização
1 Quím. Aquela necessária para separar um elétron de um atómo, de um íon ou de uma molécula.


Energia de ligação
1 Quím. A energia necessária para separar os elétrons unidos de uma ligação covalente, sem outros efeitos.


Energia de permuta
1 Fís. A que se relaciona com a troca de partículas de um sistema; energia de troca. [E=mc2.]


Energia de repouso
1 Fís. Aquela de uma particula em repouso num certo referencial, e que é igual ao produto da massa em repouso pelo quadrado da velocidade da luz


Energia interna
1 Fís. A fração da energia total de um sistema que é determinada apenas por seu estado (é a soma das energias cinética e potencial dos componentes do sistema). Pode-se medir apenas sua variação (e não seu valor absoluto) que é a diferença, num sistema fechado, entre o calor recebido e o calor cedido entre seu estado final e seu estado inicial, tomados como referência.


Energia magnetizante
1 Eng. Elet. Estágio intermediário de energia em equipamento que transforma energia elétrica em outra forma de energia, na forma de energia armazenada em campo magnético.


Energia nuclear
1 Fís.nu. A energia que mantém o equilíbrio interno entre o núcleo e os elétrons de um átomo, e que pode ser libertada numa reação nuclear para ser aproveitada para inúmeros fins (transformação em energia elétrica, bombas nucleares etc.)


Energia potencial
1 Fís. Energia de um corpo, ou de um sistema físico, que só depende da posição do corpo ou da configuração do sistema.


Energia radiante
1 Fís. Energia que se transmite por meio de ondas eletromagnéticas.


Energia térmica
1 Fís. A que acompanha troca de energias e se manifesta na forma de variação térmica.


Energia vital
1 Energia ou força (suposta real, ou imaginada figuradamente) própria aos seres vivos (esp. aos animais e, mais ainda, aos seres humanos), associada exclusivamente aos fenômenos da vida e diferente dos tipos de energia do mundo inanimado. (A ideia de uma energia vital é característica do vitalismo.)





Energia é a capacidade, ou potencialidade, de se processar mudança de estado físico. Portanto, energia é a base de tudo que acontece, desde os sofisticados fenômenos biológicos que caracterizam a vida até os sofisticados fenômenos tecnológicos da computação, da cibernética, ou a simples utilização da luz elétrica. Classicamente, são consideradas 4 fontes fundamentais de energia como origem de todas as outras: duas forças (forte e fraca) no interior do átomo, que geram a energia atômica e as reações químicas; a força de gravitação, que rege a mecânica cósmica, as marés etc; e a força eletromagnética, por sua vez geradora da eletricidade em todas as suas formas. Associa-se toda noção de progresso à possibilidade de se dispor de energia farta e barata. Com o encarecimento e previsível esgotamento das fontes de energia fóssil (petróleo, carvão), com o quase total aproveitamento da energia hidrelétrica, com os problemas e limitações do uso de energia nuclear, pesquisam-se fontes alternativas de energia, como a dos movimentos das marés, do vento (eólica), do calor do Sol (solar), do hidrogênio etc.