Sua língua na Internet

 

(ge..ti.ca)

sf.

1. Biol. Ramo da biologia que estuda a hereditariedade e os genes

[F.: Fem. substv. de genético, para traduzir o ingl. genetics, us. pela primeira vez pelo geneticista e biólogo ingl. William Bateson (1861-1926).]


Genética ecológica
1 Biol. Parte da genética (e da ecologia) que trata das relações entre as características genéticas e as ecológicas de populações ou espécies de um sistema.





A genética estuda como se transmitem de geração em geração os caracteres dos seres vivos: sua forma, estrutura, fisiologia, comportamento etc. Charles Darwin já reconhecera a transmissão hereditária desses caracteres, mas foi Gregor Mandel, em 1866, quem estabeleceu as primeiras leis que a regulam. Basicamente, o processo genético é regulado pelos genes (de onde o nome), elementos formados por um ácido chamado desoxirribonucleico (ADN, ou, em inglês, DNA), e que carregam em si todas as informações genéticas do indivíduo, ou seja, seu tipo, sexo, a cor dos cabelos, dos olhos, etc. Os genes ficam no cromossomo, cada um dos 23 pares de elementos no núcleo da célula cuja combinação determina as características do indivíduo. Na fecundação de um novo ser, metade dos cromossomos do pai se une à metade dos cromossomos da mãe gerando nova combinação, que forma um novo indivíduo, mas que traz consigo a contribuição dos genes materno e paterno. A engenharia genética tem pesquisado e conseguido formas de induzir a transmissão de características genéticas de modo a ' criar' indivíduos (plantas ou animais) com características pré-determinadas.