sm.
1. Bras. Esp. Espaço retangular guardado pelo goleiro, limitado por uma baliza horizontal e duas verticais, às quais se prende uma rede, e no qual a bola deve entrar para que seja marcado um ponto, em jogos como futebol, handebol, polo etc.: O goleiro defendia valentemente o seu gol.
2. P.ext. Esse ponto marcado: O jogador chutou e fez o gol.
[Pl.: gols (mais us.), goles e gois]
[F.: Do ing. goal.]
Chutar a/em gol1 Esp. Chutar com intenção de marcar um gol.
Fazer (um) gol contra1 Bras. Fig. Ver Marcar um gol contra.
Fechar o gol1 Fut. Ter o goleiro excelente atuação, fazendo defesas difíceis.
Gol contra1 Fut. Bras. Gol feito contra a própria meta. [Em Portugal, autogolo.]2 Fig. Resultado nocivo e não esperado de uma ação realizada com intenção de obter vantagem ou de auxiliar.
Gol de honra1 Fut. Bras. O único gol de uma equipe derrotada.
Gol de ouro1 Fut. Segundo certos regulamentos de desempate, o primeiro gol durante prorrogação de jogo empatado no tempo normal, que decide a partida a favor da equipe que o marcou.
Gol de placa1 Fut. Gol memorável; aquele que, por sua beleza, perfeição de realização, pela habilidade ou genialidade demonstrada pelo jogador, é considerado digno de uma placa comemorativa. (Ger. us. em relação a um gol em que o jogador dribla sucessivamente vários adversários antes de concluir.).
Gol olímpico1 Fut. Gol marcado em cobrança de escanteio, a bola entrando diretamente, sem que outros jogadores nela toquem.
Marcar (um) gol contra1 Bras. Fig. Prejudicar a si ou a outros, ao agir com intenção de beneficiar-se ou de colaborar com eles.