Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "infl". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? inflação

(in.fla.ção)

sf.

1. Ação ou efeito de inflar(-se); INCHAÇÃO; INTUMESCÊNCIA

2. Fig. Presunção, soberba, vaidade.

3. Econ. Aumento generalizado e contínuo dos preços, causando uma grande desvalorização do dinheiro e acentuada queda no poder aquisitivo da população. [ Antôn.: deflação. ]

4. Fig. Extensão ou aumento de algo considerado excessivo: Há uma inflação de times no campeonato nacional.


[Pl.: -ções.]

[F.: Do lat. inflatio,onis.]


Inflação de custos
1 Econ. Inflação originada ou alimentada por aumento nos custos de produção de bens ou serviços.


Inflação de demanda
1 Econ. Inflação originada ou alimentada por aumento na demanda de bens ou serviços.


Inflação inercial
1 Econ. Inflação originada ou alimentada por inflação passada e consequente indexação de preços, que são assim corrigidos como compensação da inflação, gerando aumento de custos que a realimenta.





Muitas são as teorias que tentam explicar a inflação, percebida como o aumento sistemático de preços em determinado momento em determinada conjuntura econômica. Seja como for, a primeira consequência da inflação é a desvalorização do dinheiro (e a corrida por gastá-lo rapidamente) e, com isso, a baixa do nível de vida. A solução de compensar essa baixa com a chamada correção monetária, tentada pelo Brasil durante décadas, realimentou uma corrida entre salários e preços, levando a inflação, em 1985, a mais de 80% ao mês. Austera política de controle, a partir de meados da década de 1990, reduziu a expectativa inflacionária a menos de 10% anuais em 2004. A maior inflação conhecida na história foi na Alemanha, em c. 1922, atingindo o inacreditável patamar de 1 trilhão por cento.