(por.tu.guês)
sm.
1. Pessoa nascida ou que vive em Portugal (Europa); LUSITANO; LUSO; PORTUGA
2. Gloss. Língua falada esp. no Brasil, em Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe.
a.
3. De Portugal; típico desse país ou de seu povo.
4. Do ou ref. ao português (2).
[Pl.: -gueses.]
[F.: Do lat. medv. portucalensis, e. Hom./Par.: portuguesa(s) (fem. do sm[pl].), portuguesa(s) (fl. de portuguesar); portugueses (pl. do sm.), portugueses (fl. de portuguesar).]
Falar em bom português1 Expressar-se claramente e adequadamente em língua portuguesa.2 Ver Falar (em) português claro.
Falar (em) português claro1 Falar, em português, sem subterfúrgios, referindo às coisas como elas são.
Português arcaico1 Ling. A língua portuguesa como falada e estruturada entre os sécs. XIII e XVI.
Português moderno1 Ling. A língua portuguesa como falada e estruturada a partir do séc. XVI (quando da publicação de Os Lusíadas).
A língua portuguesa tem sua origem na ' importação' do latim vulgar para a península Ibérica, na esteira da conquista romana, no século II a.C. Em Lusitânia instalou-se um centro de latinização da região. A conquista árabe (século VIII) enfraqueceu o latim, que se deturpou e assumiu formas locais: o castelhano, de Castela, o catalão, da Catalunha, e o ' romanço lusitânico', falado no litoral oeste, do Minho ao Tejo). Essa região foi separada em 1095 da monarquia de León e entregue a Henrique de Borgonha, como Condado Portucalense (nome oriundo da cidade de Portucale) e expandiu-se para o sul, até o Algarve, levando consigo sua língua, em reação ao árabe, evoluía como uma mistura do galego e do ' portucalês', ou português, e tornou-se, no fim do século XIV, a língua nacional. Expandiu-se com as conquistas coloniais portuguesa,s sendo hoje língua falada em todos os continentes (c. 225.000.000 de falantes em Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Macau, Goa).