Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "teori". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? teoria

(te:o.ri.a)

sf.

1. Conjunto de ideias sistematizadas que dão base a uma filosofia, uma ciência, uma visão a respeito de aspectos da realidade etc. (teoria econômica) [+ acerca de, de, sobre : "Realizava em toda a sua plenitude as teorias do portuense acerca dos tolos." ( Camilo Castelo Branco , Mistérios de Lisboa.) : "Lembra-vos ainda a minha teoria das edições humanas?" ( Machado de Assis , Memórias póstumas de Brás Cubas.) : "Teoria sobre a formação das massas de água...." ( Latino Freire , Hidrogenia) Antôn.: prática ]

2. O conhecimento dessas ideias: Esse crítico possui a correta teoria da pintura.

3. Conhecimento puramente especulativo, independente de qualquer aplicação.

4. Doutrina ou opinião baseadas nessas ideias.

5. Relação entre um fato geral e os fatos particulares que dependem dele (teoria do movimento).

6. Conjectura, hipótese, suposição: Isto são apenas teorias, não se sabe ao certo.

7. Noções gerais, generalidades.

8. Pop. Utopia, ilusão, fantasia.

9. Astron. Conjunto dos elementos que servem para calcular os movimentos de um planeta.

10. Hist. Na Grécia antiga, embaixada enviada por um Estado para assistir aos jogos esportivos, consultar os oráculos etc.

11. P.ext. Conjunto, série.

[F.: Do lat. theoria,ae, deriv. do gr. theoría, as.]


Teoria da ciência
1 Fil. Epistemologia.


Teoria da comunicação
1 Comun. Teoria versa sobre os fundamentos científicos da comunicação, e que abrange, num caráter interdisciplinar, áreas diversas de conhecimento (semiologia, teoria da informação, linguistica etc.).


Teoria da informação
1 Comun. Teoria baseada na análise matemática dos elementos envolvidos em transmissão de sinais no processo de comunicação.


Teoria da literatura
1 Liter. Conjunto de conceitos estruturados e sistematizados sobre a obra literária, com vista a sua análise e compreensão de sua natureza como arte.


Teoria da relatividade
1 Fís. Teoria muito geral, que incorpora várias teorias que têm em comum o conceito de que a compreensão dos fenômenos se faz relativamente a um referencial.


Teoria da relatividade especial/restrita
1 Fís. Teoria de Albert Einstein, segundo a qual as leis físicas são iguais para todos os referenciais inerciais, sendo a velocidade da luz no vácuo constante para distintos observadores que se deslocam a velocidades constantes. [A teoria é resumida numa famosa fórmula, segunda a qual a energia cinética (e) de uma partícula é igual a sua massa (m)multiplicada pelo quadrado de sua velocidade (c), ou seja, e = mc2.]


Teoria das ideias
1 Fil. Ideia básica do platonismo, de que deve-se buscar o conhecimento de entidades eternas e imutáveis, dos quais todos os conhecimentos terrenos seriam pálidos reflexos.


Teoria do big bang
1 Cosm. Teoria segunda a qual toda a matéria do universo surgiu da explosão de um aglomerado de densidade e temperatura altíssimas, e que desencadeou a expansão do universo.


Teoria do caos
1 Fís. Conjunto e cada um de conceitos matemáticos e programas de computador que analisam fenômenos de natureza caótica, ou aleatória, buscando-lhes uma estrutura que permita sua previsibilidade.


Teoria do conhecimento
1 Fil. Estudo da natureza, da origem e do alcance do conhecimento humano, centrado na relação entre o sujeito e o objeto do processo cognitivo.


Teoria dos conjuntos
1 Mat. Aquela que estuda as propriedades dos conjuntos de elementos e as relações entre os elementos de um conjunto e entre conjuntos.


Teoria dos jogos
1 Mat. Teoria que estabelece relações matemáticas entre situações de decisão e de conflitos com seus resultados possíveis, esp. quando agentes diferentes nessas situações têm objetivos diferentes.


Teoria holística
1 Psi. Teoria que estabelece que cada parte de um todo e a influência do todo em cada parte dele formam uma unidade (cérebro e inteligência, a sociedade e os cidadãos etc.), devendo mundo ser compreendido nessa visão de totalidade.


Teoria quântica/dos quanta
1 Fís. Teoria segundo a qual toda emissão e toda absorção de energia eletromagnética dos corpos se dá em pequenos ' pacotes de energia' (quantum no singular, quanta no plural) discretos (descontínuos) e não em forma de ondas contínuas e uniformes.