s. m. || o mesmo que esquecimento ou olvido: Síncopes, oblívios, quietações chorosas do luar magoado. ( Guerra Junqueiro , Os Simples , p. 110.)
F. lat. Oblivium.
{novo}
Explore seu vocabulário com o Aulete
Esquecimento
Substantivo
deslembrança,desmemória,olvido,oblívio,lapso,obliteração;descaso,insensibilidade,indiferença pelas coisas do passado;mortório;memória fraca,memória claudicante,memória infeliz,memória traiçoeira,memória de galo,memória ingrata,memória falível,memória apagada;fracasso da memória,obliteração da memória,abstração da memória,alheamento da memória,lapso da memória;o rio do esquecimento,Letes,amnésia,o desmemoriado de Colegno,cabeça de coco.
esquecer,olvidar,ser (esquecido e adj.);deslembrar,cair no esquecimento,mergulhar no esquecimento;ter (memória fraca e subst.);perder da memória,passar de memória,entrar por um ouvido e sair por outro,não saber já,estar remoto de,escrever na areia,não saber a quantas anda,cair da memória,estar morto na memória de,estar em mortório na memória,pôr no rol do esquecimento;deitar no esquecimento,pôr no esquecimento;desmemoriar;votar ao esquecimento,dar ao esquecimento;varrer da mente,lançar um véu sobre,escurecer,passar uma coisa por alto,deitar uma coisa para trás das costas,estar na ponta da língua,delir da memória;escapar da memória,fugir da memória,desaparecer da memória,apagar-se da memória,dissipar-se da memória,escorregar da memória,morrer da memória de alguém,deixar à sepultura o passado,apagar-se nas brumas da memória,diluir-se no sonho e no esquecimento,escapar;consignar ao esquecimento,consignar ao túmulo dos Capuletos,pôr no limbo,não cogitar mais de,desaprender,riscar,desaparecer no esquecimento,ficar no tinteiro,cair no olvido,ficar na penumbra,fazer esquecer,obliterar,amnesiar.