Sua língua na Internet

 

(a.fa.si.a)

sf.

1. Perda total ou parcial da fala.

2. Med. Dificuldade total ou parcial de expressão ou compreensão da linguagem falada, escrita ou gestual, ger. provocada por lesão cerebral.

3. Fil. Abstenção de qualquer pronunciamento ou juízo sobre a verdade ou a falsidade de algo, com base na ideia de que o ser humano está limitado em sua percepção cognitiva.

[F.: Do gr. aphasía, as. Hom./Par.: afasia (sf.), afrasia (sf.), afazia (fl. de afazer)]


Afasia amnésica
1 Neur. Dificuldade em encontrar as palavras adequadas para designar objetos e significados.


Afasia atáxica
1 Neur. O mesmo que afasia motora.


Afasia auditiva
1 Neur. Dificuldade em compreender palavras e frases faladas.


Afasia central
1 Neur. Dificuldade ou impossibilidade de fala ou de compreensão espontâneas, acompanhada de distúrbio na leitura, repetição de palavras etc.


Afasia global
1 Neur. Perda total da percepção da linguagem e da capacidade de comunicação.


Afasia motora
1 Neur. Aquela em que, preservada a percepção da linguagem falada ou escrita, está comprometida a capacidade de repetir ou expressar o que se percebe; afasia atáxica.


Afasia semântica
1 Neur. Aquela em que se consegue repetir o que se ouve ou lê, mas sem compreender-lhe o significado.


Afasia sensorial
1 Neur. Percepção da linguagem falada, sem compreensão dos significados.


Afasia visual
1 Neur. Aquela em que não se compreende a linguagem escrita.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Afonia

Substantivo

afasia,afrasia,mudez,mudeza,mutismo,afemia,aglossia,paralalia,mutismo voluntário,silêncio (taciturnidade);rouquidão,rouquice,cerração da fala,rouquido;voz áspera;voz desafinada;falsete,engasgo,alalia,pato mudo.

Adjetivo

áfono,mudo,aglosso = que não tem língua,afônico,álalo,surdo-mudo,calado,inaudível,inarticulado,inaudível,imperceptível (som baixo);taciturno;atalhado,embuchado e v.;mudo como um poste,mudo como uma pedra,como um sepulcro;rouco,rouquenho,roufenho,áspero,seco,cavernoso,cavo,sepulcral.

Verbo

guardar silêncio;falar baixo,falar entre dentes;falar na cabeça,mexer os beiços,ter nó na garganta;estar embatucado,ficar embatucado;ciciar as palavras,sumir-se a voz,enrouquecer,rouquejar,roufenhar,ficar como uma pedra,não tugir nem mugir;extinguir-se a voz,secar a voz;ficar em silêncio,silenciar,calar-se,emudecer,calar o bico,embuchar,emordaçar,amordaçar,açaimar,arrolhar,sufocar,abafar,afogar,calar a boca a alguém,tapar a boca de alguém,extinguir as palavras nos lábios,não deixar escapar uma palavra,por a alguém um nó na garganta,calar,impor silêncio,tapar a boca,fazer calar,asfixiar,intercortar,deslinguar,ficar na garganta,não dizer chuz nem buz.

Advérbio

afonicamente e adj.;com a respiração suspensa,com o dedo nos lábios,sotto voce;em voz baixa,em voz sumida,em voz quase imperceptível;em tom baixo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Vox faucibus hæsit.

Conjunção