v. tr. || causar a asfixia a. || (Fig.) Sufocar, abafar, tolher. || -, v. intr. cair em estado de asfixia. || -, v. pr. causar a asfixia em, si mesmo, suicidar-se por asfixia.
F. Asfixia.
matar,despedir da vida,tirar a vida a alguém,mandar para outra vida,enterrar,rapar,causar a morte a,cortar a teia da vida,quebrar o fio da vida a alguém,banhar as mãos no sangue de,render vidas à morte,exercer os cruéis instintos de ferocidade,espalhar o luto e a dor,selar-se com o sangue da vítima,despachar para o outro mundo,mandar de presente ao inferno,ensanguinhar,eliminar,levar à sepultura,alastrar-se a carnificina,ensanguentar,correr o sangue de,cruentar,assassinar,varrer do cenário da vida,extinguir,exterminar,tosar de morte,tosar até matar,dar cabo de,transformar num açougue,massacrar,embeber a espada no sangue de,chacinar,ceifar,vitimar,levar,imolar,abater,prostrar,pôr termo a,despachar;soar a última hora,soar a derradeira hora;soar a extrema hora,mergulhar em sangue,tingir as mãos de sangue,orfanar;enviuvar,lançar na viuvez;lançar na orfandade,render vidas à morte,espingardear,carabinar,arcabuzar,pôr à espada,pôr à morte,fuzilar,enforcar,guilhotinar,esganar,ataganhar,estrangular,garrotar,jugular,decapitar (executar),asfixiar,afogar,dizimar,povoar de mortos,quintar,trucidar,apunhalar,escalpar;atirar;coser a facadas ou a punhaladas,malferir,navalhar,esfaquear,passar a fio de espada,estripar,enviar para a eternidade,aviar alguém = dar a morte a alguém,tirar a vida a alguém,vibrar o golpe de montante,passar pelas armas,efundir sangue,abrir uma esteira ensanguentada,mergulhar em sangue,desalmar,meter a ferro e fogo,riscar do número dos vivos,vibrar golpe mortal,espostejar,esquartejar,espetar,cortar pela raiz,assinar a sentença de morte de,mandar ad patres;mandar para a eternidade,caçar,pescar,abater;jugar,não dar quartel ao inimigo,levar (a epidemia) famílias inteiras,assolar,devastar,destruir,despovoar,ermar,tornar deserto,enlutar,estar morto;ser morto e adj..;ser (mortífero e adj.),cair exangue,morrer vestido,estirar-se morto = procumbir;sucumbir ao ferro de,morrer de morte violenta;morrer de macaca,morrer a ferro frio;morrer da mão de alguém,acabar os dias na forca,acabar os dias no hospital.
Advérbio
mortiferamente e adj.;a ferro frio,a preço de sangue.
ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.
Advérbio
incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.
Provérbio
Interjeição
Frase
Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.
guardar silêncio;falar baixo,falar entre dentes;falar na cabeça,mexer os beiços,ter nó na garganta;estar embatucado,ficar embatucado;ciciar as palavras,sumir-se a voz,enrouquecer,rouquejar,roufenhar,ficar como uma pedra,não tugir nem mugir;extinguir-se a voz,secar a voz;ficar em silêncio,silenciar,calar-se,emudecer,calar o bico,embuchar,emordaçar,amordaçar,açaimar,arrolhar,sufocar,abafar,afogar,calar a boca a alguém,tapar a boca de alguém,extinguir as palavras nos lábios,não deixar escapar uma palavra,por a alguém um nó na garganta,calar,impor silêncio,tapar a boca,fazer calar,asfixiar,intercortar,deslinguar,ficar na garganta,não dizer chuz nem buz.
Advérbio
afonicamente e adj.;com a respiração suspensa,com o dedo nos lábios,sotto voce;em voz baixa,em voz sumida,em voz quase imperceptível;em tom baixo.
redundantemente e adj.;demais a mais,em excesso,em demasia,além do necessário,além do devido,demasiadamente,de foz em fora,sem conto,sem número,sem medida,de sobejo,de sobra,à saciedade,mar em fora;além do necessário,do devido;atulhadamente,até não mais querer,até à saciedade,até fartar,até a medula,o mais que podia ser,menos as franjas,de sobresselente,de reserva,de sobejo,sobreposse,por demais,até os olhos,até as orelhas,a mais não poder ser,sobremaneira;satis superque = superabundantemente;plus satis = excessivamente.