Sua língua na Internet

 
adj. || que não tem malícia; que é falto de malícia: Bem que as expressões trocadas fossem tão desmaliciosas e honestas que podiam ser ouvidas por toda a gente, excetuados os familiares do santo ofício. ( Camilo , Judeu , I, c. 2, p. 18, ed. 1866.) F. Des... +malicioso.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Veracidade

Substantivo

sinceridade,veridicidade,autenticidade,fa(c)tualidade,confiança,franqueza,lisura,verdade,fidedignidade,candura,candidez,lhaneza,lhanura (des.),honestidade;fidelidade,pureza,boa fé,bona fide,amor à verdade,culto da verdade,simplicidade (ausência de artifícios);a verdade por princípio,a verdade por base,a verdade por fim;a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade;o resplendor da verdade,o rochedo da verdade,a luz da verdade;verdade inconcussa;verdade verdadíssima (fam.),exatidão.

Adjetivo

verdadeiro,autêntico,certo,exato,cristalino,desmalicioso,desartificioso,inequívoco,incontestável,deveras,veraz,vero,verídico,lídimo,factual,real,de antes quebrar que torcer,veríssimo,honesto,às direitas,escrupuloso,leal,dedicado,probo;sério,seriíssimo,lhano,sincero,lavado,cândido,alvar,puro,de ouro,franco de lei,reto,límpido,pio,fidedigno,não disfarçado (real);expansivo,amigo,consciencioso,de boa fé,imáculo,imaculado,intemerato,ingênuo (sem artifício);insuspeito,incorruptível,cujos lábios não mentem,de boa fonte,de autoridade,de boa mão,de consciência,de conta,de peso e medida,de honra,de luz e de candura,de peso,de preço,de marca G,que preza e cultua a verdade.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);estar na consciência de;falar a verdade,dizer a verdade,cultuar a verdade,prezar a verdade;mostrar nas suas verdadeiras cores,pintar nas suas verdadeiras cores;dar-lhe nas maturrangas,mostrar o lado vulnerável,fazer fé,reivindicar os direitos da verdade,dizer sempre a verdade,desconhecer o requinte da hipocrisia,não ter papas na língua,lançar fora o manto da hipocrisia,destecer um enredo,abrir os olhos a alguém;elucidar,desmistificar,desmascarar,desvendar,desmentir;falar alto,falar rasgado;falar pela porta dianteira,dizer alto e bom som,ser incapaz de mentir,odiar a mentira,deixar-se de reservas e reticências,falar português velho e relho,ser homem de veras,desmascarar-se,amar a sinceridade;ter o coração na boca,ter o coração no rosto;ser coração lavado,não mentirem os lábios,desenganar,desiludir,estar no coração,traduzir a verdade,pôr os pontos nos is,não enganar;não v..

Advérbio

verdadeiramente e adj.;realmente e adj.;com a verdade, pela verdade e dentro da verdade;em linguagem sóbria;fiel à verdade;fiel como o gnômon ao sol,fiel como a agulha ao polo;na verdade,com candura,sem refolho,sem malícia ou artifício,planamente,sem requinte de hipocrisia,bona fide,do íntimo d’alma,de coração,ex-corde,entranhadamente,de todo o coração,com todas as veras do coração,desfingidamente,do peito,às veras,ab imo pectore,de ponto em branco,desassombradamente,rasgadamente,sem rebuço,sem lisonja,sem dobrez,de corpo e alma,sinceramente,sem temor de desmentido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Amicus Plato,sed magis amica veritas. Veritas quamvis dura,tamen veritas est. Dura veritas sed veritas. Valha a verdade. A verdade primeiro que tudo. Id vero verius = nada há mais verdadeiro.

Conjunção

Ingênuo

Substantivo

ingenuidade,simplicidade,simpleza,boa-fé,credulidade;candura;papalvo,ingênuo,lorpa,imbecil,boçal,tolo;bobo,gobe-mouche,simples,inocente,apanha-moscas,títere,mané-gostoso,autômato,jagodes,simplório,otário,crendeiro (caixa de gargalhadas);Ciclope,instrumento dócil,matuto,caipira,boneco,boneco de engonço,vítima,paciente,otário,pacóvio,pateta,babaca,arigó,recruta,espoleta,gente do Evangelho.

Adjetivo

ingênuo,crédulo;inexperto,enganadiço,bonachão,boboca,desmalicioso,inexperiente,envergonhado,simples,papalvo;errado;pábulo,simplório,tolaz,incapaz de reação e resistência,sem ação,sem vontade,inerte e impassível,entregue ao manejo de,entregue à exploração de,fácil de entusiasmo.

Verbo

ser enganado e adj.;enviscar-se,enlear-se nos laços de,enredar-se nos laços de,cair no laço,ficar entalado,ficar com cara de asno,ilaquear (n.),ficar mamado em,tomar a nuvem por Juno,ser vítima de,engolir gato por lebre,morder a isca,cair em logração,não ser senhor do seu nariz,ser conduzido pelo nariz,não ver senão pelos olhos de alguém (servilismo);cair na rede,cair na corriola,cair no anzol,cair na cilada,cair na goela do lobo,cair no logro,cair na ratoeira;cair na simplicidade de,cair no conto do vigário,cair no embrulho,cair na armadilha,cair na esparrela;cair como um patinho,ser apanhado na malha urdida por;comer gato por lebre,comprar gato por lebre;ser passado para trás,ser embrulhado,enfiar a cabeça na boca do leão,deixar-se apanhar às mãos,ter o ouvido fácil a;pagar o patau,pagar o pato,pagar os paus;deixar-se embrulhar,ficar pelo pescoço,ficar a apitar,ser comido por uma perna,viver de caretas,deixar-se embalar pelo canto da sereia,ser crédulo (credulidade);deixar-se enganar;ficar enganado;estalar a castanha na boca de alguém.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Qui vult decipi,decipiatur = quem quer ser enganado,que o seja.

Conjunção