Sua língua na Internet

 

(psi.co.lo.gi.a)

Psi.

sf.

1. Ciência que estuda as estruturas mentais e comportamentais dos indivíduos.

2. Conjunto de traços mentais e comportamentais característicos de um indivíduo ou de um grupo: A psicologia dos meninos de rua tem muitos traços comuns.

3. Trato, diplomacia com pessoas que se mostram de difícil trato: Esse professor usa de psicologia para tratar com os alunos.

4. Curso universitário onde se ensinam os diversos métodos da psicologia, bem como ciências afins.

5. Conhecimento empírico das emoções e sentimentos de uma pessoa, que se faz ger. com a inteção de compreender seu comportamento, maneira de ser e pensar etc.

6. Estudo de uma obra de arte ou de um tema por meio de análise psicológica

[F.: Do lat.cient. psychologia; ver psic(o)- e -logia.]


Psicologia analítica
1 Psi. Método psicanalítico concebido por Carl G. Jung, afastando-se do de Freud.


Psicologia biológica
1 Psi. Campo de estudo do comportamento humano intermediário entre o dos fenômenos psíquicos e dos biológicos.


Psicologia clínica
1 Psi. Ramo da psicologia que trata do estudo do comportamento individual ou de grupo, do diagnóstico de distúrbios nesse campo e de técnicas de ajuda e tratamento.


Psicologia cognitiva
1 Psi. Ramo da psicologia que trata do mecanismo de percepção e interpretação mental dos fatos e da realidade e do processo de conhecimento e aprendizado.


Psicologia da educação
1 Psi. Ramo da psicologia que trata de sua aplicação aos processos de aprendizagem; psicopedagogia.


Psicologia diferencial
1 Psi. Ramo da psicologia que estuda comparativamente os aspectos psicológicos de seres ou grupos de seres diferentes ou de tipo diferente.


Psicologia do desenvolvimento
1 Psi. Ramo da psicologia que estuda os aspectos psicológicos inerentes ao desenvolvimento do ser humano e as mudanças e transformações dele decorrentes.


Psicologia estrutural
1 Psi. Método de diagnóstico e de tratamento psicológicos baseado na análise da interação e integração de vários e diversos estados psíquicos e experiências conscientes.


Psicologia experimental
1 Psi. Ramo da psicologia que submete a experimentação científica os fatos por ela observados, para atribuir-lhes medidas e parâmetros e daí extrair leis gerais.


Psicologia holística
1 Psi. Conceito e prática psicológicos baseados na ideia de que a mente humana constitui uma unidade indivisível, e como tal deve ser estudada e tratada.


Psicologia industrial
1 Psi. Ramo da psicologia que se ocupa dos problemas de relação do homem com a indústria, seja nas diferentes posições nas relações de trabalho (a empresa e sua organização, os métodos, as condições de trabalho, os trabalhadores etc.) seja na área do consumo, da relação com o público etc.


Psicologia racional
1 Fil. Área da metafísica que trata do pensamento humano em suas causas e seus princípios.


Psicologia social
1 Psi. Ramo da psicologia voltado para o estudo dos aspectos sociais da mente e do comportamento, dentro dos vários modelos e situações de interação do homem com grupos, e com a sociedade como um todo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Intelecto

Substantivo

inteligência,entendimento,conceito,casco (fig.),intelecção,intelectualidade,espiritualismo,razão,psiquismo,mente,bom-senso,compreensão,espírito,luz que ilumina o espírito,raciocínio,cerebração,a luz da inteligência,faculdade de raciocinar,raciocinação,racionalidade,racionabilidade,capacidade do espírito,o sol do entendimento,capacidade intelectual;faculdades intelectuais,faculdades cogitativas,faculdades inventivas;inventiva,consciência,perceptibilidade,faculdade noscitiva,observação,percepção,olho vivo,agudeza de espírito,conceptibilidade,cognoscência,percebimento,intuição,associação de ideias,instinto,sentido,concepção,ideia,julgamento,discernimento,juízo,tino,tento,talento,gênio,sabedoria,habilidade,;alma,psique,espírito,ânimo,coração,peito,interior,penetralia mentis,divina particula auræ;órgão,sede do pensamento,sede das sensações;sensorium,sensório,sensório comum,miolo,cérebro,cabeça,cachimônia,tinote (pop.),cachimônia,sinagoga,bestunto,cabeçorra (depr.),tonta (pleb.),bola,tola (pleb.),mioleira,testo (pleb.),juízo,cachola,toutiço,caco,carola,casco,crânio,caveira,cerebelo,pericrânio;encéfalo;massa encefálica,cefálica,cerebrina,mentalidade,estado psicológico;cerebralidade;(ciência do espírito): metafísica,ciências psíquicas,psicometria,psicopatia,psicologia,psiquiatria,psicanálise,psicose,ideologia,ideogenia,filosofia mental,moral,do espírito;pneumatologia,frenologia,craniologia,cranioscopia,craniografia,cefalometria;idealidade,idealismo,transcendentalismo,espiritualismo,imaterialidade;animismo,metafísico,psicólogo,psicologista,ideólogo,craniólogo,transcedentalista.

Adjetivo

intelectual,intelectivo,intelectível,mental,racional,subjetivo,moral,metafísico,espiritual,psíquico,psicológico,cerebral,cerebrino,cefálico,encefálico,sensorial,craniano,cranioso,craniolar,anímico,cranista;imaterial;dotado de raciocínio,cognoscitivo.

Verbo

notar,observar,marcar,apreciar,discernir,lobrigar,pousar sua observação em,tomar conhecimento de,inteirar-se,ser sabedor de,ter consciência de,realizar,ruminar (pensar);fantasiar (imaginar);raciocinar,razoar.

Advérbio

in petto,com a mente,no pensamento,no íntimo d'alma,moralmente,em consciência,espiritualmente,teoricamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção