Sua língua na Internet

 

(bo.la)

sf.

1. Qualquer corpo esférico ou quase esférico, ou a que se dá ou que toma essa forma: uma bola de borracha: uma bola de neve

2. Circunferência, círculo: Desenhou várias bolas no chão.: vestido de bolas (estampadas no tecido)

3. Artefato esférico ou oval, ger. de borracha e oco, us. em vários esportes: bola de pingue-pongue: bola de futebol.

4. Artefato esférico sólido us. em diferentes jogos (boliche, bilhar, gude etc.)

5. Bras. Esp. Jogada com bola (3, 4): Que boa bola!

6. Bras. Fut. O jogo de futebol: Saiu para jogar bola.

7. Espécie de saco inflável de borracha que se enche de ar gás; bola de encher; BEXIGA

8. Bolha de água que se forma soprando por um tubo, cuja extremidade se molhou em água de sabão e a conserva: bola de sabão

9. Pop. Pessoa cômica: Seu irmão é uma bola contando piadas.

10. Pop. Dito ou coisa engraçada: Foi uma bola a resposta dela.

11. Pop. Faculdades mentais; JUÍZO: Ele não é muito bom da bola.

12. Pop. Cabeça

13. Pop. Pessoa gorda: Estou uma bola nesta foto.

14. Bras. Gír. Comprimido de calmante ou narcótico.

15. Bras. Porção de carne envenenada us. para matar cães.

16. N.E. S. Bala, rebuçado.

17. RS O mesmo que boliche.


[F.: Do lat. bulla. Hom./Par.: bola (sf.), bola (fl. de bolar). Ideia de bola: esfer(i/o)-, -bol, -sfera.]


Abaixar a bola
1 Pop. Fazer diminuir as pretensões, o orgulho, a vaidade etc. de alguém pondo seus motivos em dúvida; atenuar expectativas positivas em relação a alguém, projeto etc.


Amaciar/amortecer a bola
1 Fut. Interromper a trajetória da bola de forma suave, preparando-a assim para a jogada seguinte.


Bater bola
1 Esp. Fazer jogadas sem ser em jogo, ou em jogo informal.


Bater uma bola
1 Fut. Bras. Jogar futebol, ger. não em competição oficial.


Boa bola
1 Bras. Piada engraçada, oportuna.
2 Esp. Em jogo com bola, bola bem jogada, boa jogada.


Bola branca
1 Em forma de votação em que bolas representam votos de sim e de não para aprovação de uma proposta, a bola que representa voto favorável. [Cf.: Bola preta.]


Bola da vez
1 No jogo da sinuca, a bola que, no estágio corrente do jogo, deve ser encaçapada.
2 P.ext. Fig. Pessoa que é, numa série de eventos, o alvo atual de uma medida ou protagonista de uma situação, ger. negativa.
3 Fig. Pessoa ou coisa que está em evidência.


Bola de cristal
1 Esfera de vidro us. para, supostamente, nela se enxergar o futuro.
2 P.ext. Fig. Suposta capacidade de antever o futuro, por dons de profecia ou por intuição.


Bola de encher
1 Espécie de saco inflável de borracha ou plástico finos e coloridos, que se enche de ar, gás etc., como brinquedo ou decoração; balão; bexiga.


Bola de fogo primordial
1 Cosm. O primeiro estágio do universo, pela teoria do big bang, inicialmente quente e cheio de fortes radiações de energia, e que depois esfriou, expandindo-se.


Bola de gude
1 Esfera pequena de vidro us. no jogo de gude.


Bola na mão
1 Fut Toque acidental, não intencional, da mão de um jogador na bola, não constituindo infração. [P.op. a mão na bola.]


Bola preta
1 Em forma de votação em que bolas representam votos de sim e de não para aprovação de uma proposta, a bola que representa voto desfavorável. [Cf.: Bola branca.]


Bola quadrada
1 Esp. Em jogo com bola, bola mal jogada, mal lançada, que companheiro de time tem dificuldade em alcançar ou dominar.


Bom da bola
1 Bras. Que tino, discernimento, lucidez.


Bom de bola
1 Esp. Bras. Que é exímio jogador (de jogo com bola).


Certo da bola
1 Bras. Ver Bom da bola.


Comer a bola
1 Esp. Bras. Jogar muito bem (um jogo com bola). [Cf.: Comer bola.]


Comer/levar bola
1 Gír. Aceitar suborno. [Cf.: Comer a bola.]


Como bola sem manicla
1 RS Sem rumo ou direção; a esmo, às tontas.


Dar bola a/para
1 Bras. Gír. Dar confiança a (alguém), aceitar galanteio de (alguém): Após alguns galanteios, resolveu dar-lhe bola.
2 Dar atenção a (alguém): Tentou chamar sua atenção, mas ele não lhe deu bola.
3 Subornar.


Dar uma bola
1 SP Gír. Fumar maconha.


De/com a bola cheia
1 Com muito prestígio, em momento favorável.


Engolir a bola
1 Esp. Bras. Ver Comer a bola.
2 P.ext. Fig. Ter excelente desempenho em algo, destacar-se.


Ensebar a bola
1 Dourar a pílula.


Estar pela bola sete
1 Bras. Pop. Estar na iminência de algo, ger, negativo.


Levar bola
1 Bras. Gír. Ver Comer bola.


Não dar bola a/para (algo)
1 Gír. Não se importar com, não se abalar com, ficar indiferente a (algo).


Pisar na bola
1 Bras. Cometer uma rata, dar um fora; pôr algo a perder.


Ruim da bola
1 Bras. Fam. Amalucado, desajuizado, (mentalmente) desequilibrado.


Sofrer da bola
1 Bras. Ser ou estar amalucado, mentalmente desequilibrado.


Ter bola de cristal
1 Fig. Ser capaz de prever o futuro.


Tocar a bola
1 Esp. Fut. Ficar trocando passes para ganhar tempo, ou aguardando surgir momento adequado para uma jogada mais ousada e decisiva.


Trocar as bolas
1 Confundir uma coisa com outra.


Virado da bola
1 Bras. Fam. Ver Ruim da bola.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Intelecto

Substantivo

inteligência,entendimento,conceito,casco (fig.),intelecção,intelectualidade,espiritualismo,razão,psiquismo,mente,bom-senso,compreensão,espírito,luz que ilumina o espírito,raciocínio,cerebração,a luz da inteligência,faculdade de raciocinar,raciocinação,racionalidade,racionabilidade,capacidade do espírito,o sol do entendimento,capacidade intelectual;faculdades intelectuais,faculdades cogitativas,faculdades inventivas;inventiva,consciência,perceptibilidade,faculdade noscitiva,observação,percepção,olho vivo,agudeza de espírito,conceptibilidade,cognoscência,percebimento,intuição,associação de ideias,instinto,sentido,concepção,ideia,julgamento,discernimento,juízo,tino,tento,talento,gênio,sabedoria,habilidade,;alma,psique,espírito,ânimo,coração,peito,interior,penetralia mentis,divina particula auræ;órgão,sede do pensamento,sede das sensações;sensorium,sensório,sensório comum,miolo,cérebro,cabeça,cachimônia,tinote (pop.),cachimônia,sinagoga,bestunto,cabeçorra (depr.),tonta (pleb.),bola,tola (pleb.),mioleira,testo (pleb.),juízo,cachola,toutiço,caco,carola,casco,crânio,caveira,cerebelo,pericrânio;encéfalo;massa encefálica,cefálica,cerebrina,mentalidade,estado psicológico;cerebralidade;(ciência do espírito): metafísica,ciências psíquicas,psicometria,psicopatia,psicologia,psiquiatria,psicanálise,psicose,ideologia,ideogenia,filosofia mental,moral,do espírito;pneumatologia,frenologia,craniologia,cranioscopia,craniografia,cefalometria;idealidade,idealismo,transcendentalismo,espiritualismo,imaterialidade;animismo,metafísico,psicólogo,psicologista,ideólogo,craniólogo,transcedentalista.

Adjetivo

intelectual,intelectivo,intelectível,mental,racional,subjetivo,moral,metafísico,espiritual,psíquico,psicológico,cerebral,cerebrino,cefálico,encefálico,sensorial,craniano,cranioso,craniolar,anímico,cranista;imaterial;dotado de raciocínio,cognoscitivo.

Verbo

notar,observar,marcar,apreciar,discernir,lobrigar,pousar sua observação em,tomar conhecimento de,inteirar-se,ser sabedor de,ter consciência de,realizar,ruminar (pensar);fantasiar (imaginar);raciocinar,razoar.

Advérbio

in petto,com a mente,no pensamento,no íntimo d'alma,moralmente,em consciência,espiritualmente,teoricamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inutilidade

Substantivo

imprestabilidade,impraticabilidade,desnecessidade,desuso,desvalia,desvalor,improdutividade,infrutuosidade,improdutibilidade,superfluidade,indiscutibilidade,ineficácia,incapacidade,ineficiência,inaptidão (insuficiência);inabilidade;improficuidade,esterilidade;desserviço,luxo,trabalho perdido,trabalho em vão,trabalho de Sísifo,teia de Penélope,objeto de luxo,tautologia (repetição);superfetação,excrescência (redundância);vanitas vanitatum,vaidade,fumo,,inanidade,nada,nulidade,zero à esquerda,invalidade,insignificância,caganifância,nugacidade,nuga,frivolidade,trivialidade (sem importância);caput mortuum,rebotalho,letra morta,agulha sem fundo,sino sem badalo,confortos de enforcado,árvores sem seiva,searas sem sol,ferramenta cega,carga ao mar,homem ao mar;retalhos,socavado,trapo,trapada,trapagem,entulho,babugem,refugo,torna-viagem,farrapo,marroxo,cisco,ciscalhada,ciscagem,retraço,lixo,fezes (sujidade);rabaçaria,,poeira,restolho,urtiga,bagaço = buruso,caliça;caqueirada,cangalho,cacaréus,cacos,cacaria,cascabulho,sobejos,sobras,restos,badulaque,monturo,limbo,rudeza,frugere consumere natus,parasita,bola,cangalho,papa-jantares,falido,zeimão,estafermo,emplastro,lástima,mostrengo,pespêgo,trapalheco,seresma,borra-botas,caixa-d’óculos;paspalho,paspalhão,zé cuecas,alfamista,funca;preguiçoso.

Adjetivo

inútil,podrido,improfícuo,clusório,ineficaz,ineficiente,frívolo,fútil,nugatório,inaproveitável,nulo = vão,supervacâneo,baldo,baldado,infrutuoso,infrutífero,improdutivo,desvalioso,inoperante;inadequado (insuficiente);inócuo,anódino,inepto,indiscutível,impotente;frustrâneo,baldio,sem-préstimo imprestável,;iinservível,nclassificável;frustrado (insucesso);supérfluo,ocioso,demasiado,írrito,desnecessário,intruso,excrescente,incomportável,escusado,incompetente;dispensável,lançado às urtigas,jogado fora;abortivo,abortado (não amadurecido);axorado,que não tem preço;que não vale um caracol,que não vale uma palha;caro por qualquer preço,de pouco préstimo,apoucado,vazio,oco,chocho,inane,estéril;fora de combate,hors de combat,fóssil,obsoleto;que não presta para nada,deitado ao almargem,que não se sabe para que veio ao mundo,funca,que não vale a tinta e o papel,de que ninguém descobriu ainda o fim exato,indesejável,infértil,mealheiro,pífio,reles,soez,ordinário,chinfrim,lançadiço,batido.

Verbo

ser (inútil e adj.);ser uma lástima,ter maus dedos para organista,não servir de nada,não prestar para nada,dar bom burro ao dízimo,ser pesado a alguém,desvaler,não chegar à craveira,não valer dois caracóis,não valer um cornado,representar uma inutilidade,não ter atilho nem vincilho,não ter ponta por onde se lhe pegue;ser objeto de luxo,não valer dois réis de cominhos,ter o efeito de cataplasma na cabeça de defunto,levantar tempestade num copo d’água = excitare fluctus in simpulo,falhar;não servir para Deus nem para o diabo,malhar em ferro frio,resolver-se em pó;levar café para S. Paulo,levar água para o oceano;arrombar uma porta aberta (redundância);enxugar gelo,correr atrás do impossível,trabalhar em vão,rolar a pedra de Sísifo,pôr trancas à porta depois de roubado (tarde demais);malhar em ferro frio = verbare lapidem,reforçar a luz do Sol com a de uma lamparina,tapar o Sol com peneira,tomar o céu com a mão,dar Deus nozes a quem não tem dentes,atirar pérolas aos porcos (desperdício);pregar aos ventos,pregar aos peixes;pregar no deserto = canere surdis auribus;falar a um surdo,falar a um poste,falar a uma parede;espirrar para o céu,semear em terreno sáfaro = comittere semen sitienti solo;ficar no papel,desservir,perder-se,tornar (inútil e adj.);inutilizar,desaproveitar,invalidar,axorar = arruinar = desbaratar,anular,quebrar,desmanchar,tornar em fumo,gastar,malograr,desmantelar,desarvorar,desatremar,desmastrear,desconsertar,desencordoar,estropiar (maltratar);infertilizar,aparar as asas,cortar o voo,mandar para o limbo,frustrar,baldar,chapejar no charco,desperdiçar o tempo.

Advérbio

inutilmente e adj.;em vão,debalde,em pura perda,perdidamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção