(am.pli.fi.ca. dor)
a.
1. Que amplifica (caixa amplificadora)
sm.
2. Eletrôn. Aparelho que amplifica, para a saída, um sinal de entrada
3. Eletrôn. Aparelho eletrônico que reproduz, amplificando, sinais de áudio ou de vídeo
4. Aquele ou aquilo que amplifica, aumenta
[F.: Do lat. amplificator, oris.]
Amplificador classe A1 Eletrôn. Amplificador linear (a válvula, transistor ou circuito integrado) em que a corrente de coletor de um transistor específico circule num ciclo completo (ângulo de 360o).
Amplificador classe AB1 Eletrôn. Amplificador linear (a válvula, transistor ou circuito integrado) em que a corrente de coletor de um transistor específico circule num ciclo maior que a metade e menor que o completo (ângulo maior que 180° e menor que 360o).
Amplificador classe B1 Eletrôn. Amplificador linear (a válvula, transistor ou circuito integrado) em que a corrente de coletor de um transistor específico circule num ciclo de tempo igual à metade do completo (ângulo de 180°).
Amplificador classe C1 Eletrôn. Amplificador linear (a válvula, transistor ou circuito integrado) em que a corrente de coletor de um transistor específico circule num ciclo de tempo menor que a metade do completo (ângulo menor que 180o).
Amplificador de áudio1 Eletrôn. Amplificador de sinais de audiofrequência.
Amplificador de crominância1 Eletrôn. Circuito que, no aparelho de televisão em cores, amplifica o sinal das cores da imagem.
Amplificador de potência1 Eletrôn. Aquele que aumenta consideravelmente a potência de saída de um sistema, numa impedância relativamente baixa.
Amplificador de vídeo1 Eletrôn. Amplificador de faixa larga que amplifica sinais de videofrequência, como os pulsos de um radar e sinais em televisão.
Amplificador dinamelétrico1
Amplificador dinamelétrico1 Eletrôn. Aquele em que a tensão da saída é diretamente proporcional à da entrada.
Amplificador inversor1 Eletrôn. Aquele no qual o sinal de saída está defasado de 180° em relação ao de entrada.
Amplificador linear1 Eletrôn. Aquele no qual o sinal de saída é diretamente proporcional ao de entrada correspondente.