v. ir. || exprimir com a emissão da voz; proferir, articular: Quem pronuncia o nome de Humboldt profere logo involuntariamente Cosmos. (Lat. Coelho.) || Articular (as palavras de um idioma) mais ou menos em harmonia com a prosódia: Ele pronuncia bem o inglês. || Proferir, recitar: Pronunciar um discurso. || (Mús.) Cantar, acentuar musicalmente: Pronunciou a frase da cavatina com muita pureza. || Decretar, publicar, declarar com autoridade: Pronunciar um julgamento, uma sentença. Neste momento hás pronunciado sobre tua cabeça criminosa condenação eterna. ( Garrett. ) || Marcar bem, tornar muito sensível, bem visível. bem claro e saliente; fazer destacar; dar relevo ou realce a: Este pintor pronunciou demasiadamente os músculos do braço. || (Jur.) Pronunciar um indivíduo, dar contra ele o despacho de pronúncia. || -, v. pr. revolucionar-se, insurgir-se, fazer um pronunciamento: As províncias do Norte pronunciaram-se contra o governo. Não acredito sem discussão que a genuína Maria da Fonte se pronunciasse no Minho contra os ímpios, obedecendo a sugestões da candidíssima Maria da Galileia. ( Camilo , Maria da Fonte , p. 52, ed. 1885.) || Emitir a sua opinião, fazer público seu sentir e pensar: Direi pouco sobre um objeto que deveis ter longamente meditado e sobre o qual já vos pronunciastes uma vez. ( Montalverne. )
F. lat. Pronuntiare.
afirmativamente e adj.;de cadeira,de poleiro,ex cathedra,do alto de seus coturnos;com conhecimento da matéria,com conhecimento de causa;realmente,redondamente,positivamente,com peremptória afirmação,sem receio de contradita,sem temor de contestação,sem a menor dúvida,com desassombro,com arreganho,doutoralmente,à boca cheia,como verdade inconcussa,a todos os respeitos,fora de toda dúvida,sem rebuço,sem dobrez,seriamente,deveras,sob juramento,de pés juntos,conscienciosamente;em boa consciência,em sã consciência;sim,na verdade,perfeitamente,de toda a consciência,com a mão na consciência.
Provérbio
Interjeição
pela alma que Deus me deu!,sob minha palavra de honra!,à fé de quem sou!,por minha honra!,à fé de cavaleiro,por Deus!,lá isso é!,pudera!,pela minha garganta!.
Frase
Tomo a liberdade de dizer;Aposto a minha cabeça;Garanto-lhe que;Afianço-lhe que;Ouso dizer-lhe que;Peço permissão para afirmar que;Juro que;Rejuro que;Trejuro que;Deus me é testemunha;Digam o que disserem;Pode crer;Vai por mim.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.
demandar,pleitear,litigar;armar uma demanda,mover uma demanda;reconvir;intentar uma ação,propor uma ação;vir a juízo com alguém,estar em juízo com alguém,demandar em juízo = justiçar,ser parte a alguém em juízo,acionar,ajuizar uma demanda,ter a sua demanda ajuizada,chamar à autoria,pleitar,pleitear,contender;aparecer em juizó,propor em juízo;citar,significar,intimar,interpelar,notificar,embargar,arrestar,pronunciar,indiciar,processar;instaurar,intentar um processo;proceder contra,meter em processo,assistir num processo,ser (processado e adj.);cair nas mãos da justiça,cair debaixo do ano do nascimento de N. S. Jesus Cristo,cair nas malhas do processo.