Sua língua na Internet

 

(cep.ti.cis.mo)

sm.

1. Fil Atitude de dúvida siste­mática, ou tendência a duvidar; não aceitação de pretensas certezas ou verdades absolutas.

2. P.ext Incredulidade, descrença, falta de confiança ou de convicção:Mostrou cepti­cismo em relação a tudo.

3. Fil Doutrina filosófica segundo a qual é impossível a consciência adquirir certeza sobre a verdade em geral ou sobre algum conhecimento específico.

4. Método ou procedimento filosófico dos adeptos do cepticismo (3), esp. a suspensão do julgamento (como no cepticismo da Antiguidade grega) e a crítica ao conhecimento metafísico, dogmático ou religioso (como no cepticismo moderno).

[F.: (p)tic(o) -ismo. Tb. ceticismo.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Descrença

Substantivo

descrédito,desconceito,falta de fé (irreligião);dissentimento;versatilidade (mudança de opinião);retratação;dúvida (incerteza);cepticismo,pirronismo,pessimismo,suspeição,suspeita,teiró,difidência,barrunto,desconfiança,conjetura,suspicácia,ciúme,zelo,escrúpulo,acatalepsia,negação,arrepsia,onus probandi,consulta;incredulidade,incredibilidade;letargo da dúvida.

Adjetivo

incrédulo,incréu,descrente,descreúdo (ant.),descrido,desconfiado,ressabiado,desconfiante,céptico,pirrônico,acataléptico,suspeitoso,aruá,difidente,suspicaz,equívoco,duvidoso (incerto);disputável,disputativo;carente,carecedor,imerecedor,indigno de crédito,sofismável,de confirmação;contrariável,discutível;acessível à suspeita,acessível à dúvida;difícil de se acreditar,inacreditável,incrível (impossível);destituído de naturalidade,inconcebível,desnatural,inverossímil,que atinge os limites do fantástico,imaginoso,falível,questionado,questionável,problemático,controvertível,controverso,impugnável (falso);disputável.

Verbo

descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.

Advérbio

incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.

Conjunção

Incredulidade

Substantivo

cepticismo,pirronismo,falta de fé (impiedade);cegueira voluntária,má fé,suspeita,desconfiança,pirronice,suspicácia,espírito desconfiado,descrença;incrédulo,céptico,pirrônico,herege.

Adjetivo

incrédulo,ácreo (ant.),céptico,pirrônico,desabusado,isento de preconceitos,inconvencível,inconvertível,solerte,ladino,perspicaz,inabalável,fechado a todos os argumentos,teimoso;suspeitoso,desconfiado,escrupuloso,de má fé,cego.

Verbo

ser (incrédulo e adj.);abanar a cabeça,recusar a crer;fechar sistematicamente os olhos,fechar sistematicamente os ouvidos;não querer confiar no testemunho dos seus próprios olhos;pôr tudo de quarentena,pôr tudo de molho;fazer ouvidos moucos,ter os ouvidos abetumados,fazer-se de cego,entrar uma coisa por um ouvido e sair pelo outro,cerrar os olhos à luz,não querer ver o sol,ignorar,não levar a sério,não fazer fé,pôr seus embargos,nullis jurare in verba magistri.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

qual!,qual lá!,qual história!,macacos me mordam ou um raio me parta se isso for verdade.

Frase

Confiar,desconfiando.

Conjunção