rejeitar1
v. tr. || (ant.) atirar, arremessar; ferir com rejeito1. || (Fig.) Lançar fora, largar, depor: As armas toma o árabe prudente; mas logo pensa rejeitando a lança "Foi o grunhido que o chacal soltou". ( Gonç. Dias. ) || Não admitir, recusar: Despropositadamente a tacha de duvidosa, a ^renega e rejeita por arriscada e ambígua. ( Garrett. ) || Negar, opor-se a: E ora como alguns mouros tributários, já revéis com o nosso desastre, rejeitavam pagar o tributo... ( Fil. Elís. ) || Lançar de si, expelir: Um dia as vagas hão de os seus rejeitar na praia. ( Gonç. Dias. ) || Desprezar, ter em pouca ou nenhuma conta; não querer para si: Que muito se admirava que, sendo todos os reis de Sumatra amigos dos portugueses, só ele rejeitava sua amizade. ( Fila Elís. ) || Desaprovar, || Vomitar, revessar: O seu estômago rejeitava qualquer alimento. || Repelir; afastar de si: Sob as mãos do jardineiro, torto arbusto lá se ajeita; mas onde existe essa força que um rudo tronco sujeita, se a forca ê balda no tronco, se o tronco a forca rejeitai ( Gonç. Dias. )
F. lat. Rejectare.
rejeitar2
v. tr. || (Bras.) cortar o rejeito a; jarretar.
F. Rejeito1.
descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.
Advérbio
incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.
Provérbio
Interjeição
Frase
Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.
negativamente e adj. não,nem,de modo algum,de nenhum modo,absolutamente,nem por sombra,nem por hipótese,de forma alguma,nanja,nem por pensamento,nem por onde passe (loc. fam.),por nenhuma condição,por preço algum,nada,nem para lá vai,longe disso,nada disso,nenhumamente,nunca,jamais,em tempo algum,antes pelo contrário,em contraposição,nem um sequer,não que eu saiba.
Provérbio
Interjeição
engano!,puro engano!,nem pensar! não apoiado!,qual... ou qual...!,que história!,tocarocha!,tocarocho!.
Frase
Tal não sucede porém. Nunca houve maior engano. Non hœc in fœdera.
desinclinadamente e adj.;a contragosto,com razão ou sem ela,com pesar,de mau grado,invita Minerva,com língua de palmo,de má mente,sobreposse = contra vontade,a arrepelão da vontade,nolens volens (necessidade);à fina força;sob pretexto,a desgosto de,arrastadamente,de má vontade,avessamente,sem espontaneidade,a pesar (com um possessivo),a mal,não;em último caso,em último recurso,em última instância.
abster-se,sobrestar,refrear-se,abnegar-se,subtrair-se,esquivar-se,eludir;transigir,acomodar-se,condescender,imobilizar-se,omitir-se;evitar o trato,refugir,escabrear-se,abrir o pé,aforritar,fugir com o corpo,roubar-se,furtar-se,eximir-se,refugiar-se,homiziar-se,foragir-se,esconder-se,forrar-se,poupar-se,prevenir,poupar,quitar,conservar-se de parte,deixar só;nada ter que ver com,não ter parte,não ter interferência,ser alheio a,arredar-se,fugir a,impedir,atalhar,fugir envergonhado,conservar-se arredio,conservar-se a respeitosa distância,conservar-se fora do caminho,arredar-se do caminho,retrair-se,descartar-se,livrar-se,afastar-se de,fazer víspere = vispar-se,recuar;sumir-se,retirar-se,abalar,estourar,moscar,desarvorar-se (fam.),fazer ablativo de viagem,ir de batida,virar de querena;passar o pé,passar as palhetas;bater a plumagem,azular,desaparecer,escapulir(-se),descampar,raspar-se,pôr-se na pireza (pop.),pirar-se (pop.),evaporar(-se),ir-se rebolindo,pisgar-se,safar-se,mandar-se,bater as asas,despedir os passos de um lugar,escafeder-se (burl.);tingar-se,escapar,ir de fugida;ir(-se) embora,bater em retirada,puxar a carroça,ir em retirada;debandar,dispersar-se,cair fora,dar o fora,dar o pira,dar no pé,bater asas,dar às asas,dar(-se) aos calcanhares,arrancar-se,desunhar-se,pôr-se ao fresco,ir de abalada,passar sebo nas canelas,pôr sebo nas canelas,virar as costas,fazer à vela,fazer de vela,ir em debandada,mostrar as costas ao inimigo,escapar pela malha,desertar,lançar-se a monte,meter a cara no mundo,meter o pé no mundo,lançar-se com o inimigo,departir-se,desbandar,escamalhoar-se,escamugir-se,desabelhar,escorcemelar-se,escucir-se,dar às de vila-diogo,tomar as de vila-diogo,dar às trancas,safar-se,esgueirar-se,pildar (pleb.),largar-se,largar terra para favas,ir-se embora,ir-se puxando,levantar o voo,dar às pernas,ausentar-se,escamar-se (pop.),fazer-se à malta,pôr-se a andar,evadir-se,rodar sobre os calcanhares;dar à canela,dar às pernas,dar às gâmbias,sair furtivamente,despedir-se em latim,despedir-se à francesa,sair à francesa,sesmar,levantar acampamento,separar-se,descampar,escapar;ir-se embora;abandonar;rejeitar;mostrar as ferraduras,mostrar bonito par de calcanhares,fazer volta-cara.
Advérbio
fugitivamente e adj.;com receio de que,em fuga;de ou em rota batida.
Provérbio
Interjeição
fuga!,salve-se quem puder!,arreda!,pernas,para que te quero?!,o diabo leve os que vêm atrás!.
desgostar,não gostar de,desquerer,não se importar com;ter aversão,conceber aversão,alimentar aversão,votar aversão,nutrir aversão;relutar;rejeitar,repelir;preterir,recusar,refugar,repudiar,enjeitar,desprezar;sentir repugnância,sentir fastio;não ter ralé para,não haver paladar para,não poder tolerar,não suportar,embirrar com,antipatizar com,acolher com repugnância,desenamorar-se de,odiar,abominar,detestar,malquerer,arrevessar do coração,execrar,aborrecer-se de,desacolher;voltar a cara,voltar a face,voltar as costas;torcer o nariz,torcer a cara;não ter estômago para,estar farto de;rebotar-se = enfastiar-se,desengraçar com,indignar-se com,franzir o sobrolho,olhar de esguelha,fazer caretas,caretear;causar desgostos,provocar desgostos;afugentar,escorraçar,não fazer bom estômago a alguém,não fazer bom cabelo (desagradar);aborrecer,fazer mau estômago,demorar-se no estômago,fazer vir o estômago à boca,feder,enojar,agoniar = causar náuseas,embrulhar o estômago;causar tédio,causar nojo,inspirar pouca simpatia,chocar,causar repulsão,causar engulhos,repulsar,repugnar,entediar,enjoar,nausear,ansiar,enojar,engulhar.
ser (inimigo e adj.);ter inimizade,ter malquerença,malquerer,rivalizar,ser como o cão com o gato,serem como cão e gato,serem como gato e rato,estar de candeias às avessas com alguém,andar nas pontinhas com alguém,não ir nada com alguém,ter alguém pela proa,estar às más com alguém;estar a ferro e fogo contra,estar de fogo e sangue contra;ter quizília a alguém,não estar compadre de,descompadrar-se,estar separado de alguém por motivos de ordem pessoal,não querer negócio com,não se ligarem duas pessoas,não fazerem boa farinha,desabrir-se com alguém,romper as hostilidades,hostilizar,incompatibilizar-se,desavir-se,aborrecer-se com,desentender-se com,desabrir-se,cortar as relações,romper com alguém,malquistar-se,malsinar,inimizar,alienar o ânimo,retirar a confiança a alguém,interromper as relações com,romper (relações com);decair da graça de alguém,perder a graça de alguém;arrefecer a amizade,atravessar-se,provocar,inimistar,pôr-se mal com alguém,descoser a amizade,desestimar,desafeiçoar,desapegar(-se),indispor(-se),antipatizar,desamigar,desamistar;rejeitar;antagonista,inimigo,adversário,desafeto,rival.
Advérbio
hostilmente e adj.;em atitude provocadora,em atitude agressiva.