v. tr. || examinar, investigar, atendendo às provas e razões pró e contra: A causa fora discutida no coração e no cérebro antes de sentenciada. ( R. da Silva. ) || Defender ou impugnar (um assunto controvertido); questionar. || Discutir uma pessoa, criticar os seus atos, opiniões, modo de vida, etc. || (Jur.) Excutir. || -, v. intr. tomar parte em discussão: Mas as facções não argumentam nem discutem. ( Garrett. ) || Fazer questão; questionar.
F. lat. Discutere.
pensar,pensamentear,entender,refletir,cogitar,cucar,sobrepensar,excogitar,idealizar,imaginar,deliberar,dar no miolo,reflexionar,ponderar,pesar,pôr o caso em si;aduzir,dispensar considerações;puxar da cachimônia,especular,contemplar,meditar,cismar,recolher-se,reconcentrar-se,absorver-se,mergulhar-se,engolfar-se,remastigar,sonhar,ruminar,remascar,matutar,parafusar na ideia,trazer no miolo a veneta de,roer em alguma ideia,remoer,cuidar e recuidar;aplicar,orientar a atenção;digerir,ter concepção viva,discutir,martelar sobre,pesar,pensar maduramente,atentar,sobrepensar,apreciar,fantasiar (imaginar);criar na mente,tomar em consideração,tomar o peso a,sopesar,medir,avaliar,tomar conselho;comungar com,sobrestar,atender a,olhar,reparar;reunir ideias,concatenar ideias;revolver na mente,remorder,dormir sobre,verrumar;passear,circunvagar o pensamento por;consultar o travesseiro,recolher-se para pensar;dar tratos à bola,dar tratos à imaginação;atormentar-se,fatigar o cérebro,pôr o cérebro em atividade,conceber a ideia;alimentar um pensamento, uma ideia,nutrir um pensamento, uma ideia,acariciar um pensamento, uma ideia,amimar um pensamento, uma ideia,afagar um pensamento, uma ideia;possuir-se de uma ideia,compenetrar-se,perder-se em algum pensamento,ocorrer a alguém,meter-se na cabeça de alguém,vir à cachimônia;dar na veneta,dar na carola a alguém;ter sempre em mente;ter sempre na mente,dar no pensamento de;vir à memória,vir ao pensamento;relampaguear no cérebro;assaltar o espírito,povoar o espírito;apresentar-se na cabeça,sugerir-se na cabeça,entrar na cabeça;passar na cabeça,esvoaçar no cérebro;impressionar,calar no espírito;monopolizar o pensamento,absorver o pensamento,cativar o pensamento,empolgar o pensamento,preocupar o pensamento;entrar nas cogitações,passar pelo bestunto de.
racionalmente,raciocinativamente e adj.;porque,pois,logo,daí,donde,visto que,pelo que,em vista do que,portanto,eare = por isso,consequentemente,à vista disso,por esse motivo,assim sendo,em consequência,forçosamente,indisputavelmente,por maioria de razão,com mais forte motivo,a fortiori,por conseguinte;conseguintemente,finalmente,por ende (ant.),ora pois,em conclusão,em última análise,por conclusão,ergo,por despedida,por último remate,por cabo,enfim,por fim;afinal,por fim de contas;de arte que,de tal arte que,de modo que,de feição que,de maneira que,tanto quanto,de qualidade que,destarte,assim,conformemente,logicamente,por força,considerando que,em consideração,atendendo às circunstâncias de,entretanto,visto.
descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.
Advérbio
incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.
Provérbio
Interjeição
Frase
Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.
Conjunção
Inimigo
Substantivo
inimigo encarniçado,inimigo declarado,inimigo mortal,inimigo jurado,inimigo manifesto,inimigo acérrimo,inimigo fidagal,inimigo gratuito;adversário,adverso,capitalis inimicus = inimigo capital,êmulo,emulador,competidor,concorrente,contendedor ou contendor,oponente,rival,antagonista,opositor;chibalé,desafeto,perseguidor,apedrejador,inimigo comum,amigo falso = amigo de Peniche,aquele meu amigo (burl.),cabeça de turco,bode expiatório;oficial do mesmo ofício. Cão e gato;gato e rato;Tom e Jerry,Popeye e Brutus.