adj. || cheio de Imaginação; que revela facilidade em imaginar: Noção ao mesmo tempo guerreira e filosófica, imaginosa e positiva. ( Lat. Coelho. ) || Fértil em imagens retóricas ou poéticas: Estilo imaginoso. || Fantástico, imaginário; inverossímil, fabuloso; ideal: As lendas multiplicam-se e as crônicas enriquecem-se de episódios imaginosos e de narrativas sobrenaturais. ( Idem. )
F. Imaginar.
descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.
Advérbio
incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.
Provérbio
Interjeição
Frase
Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.
ser (inteligente e adj.);abundar em talento,compreender;não ser nada lerdaço,captar uma ideia,apreender uma ideia,ter olhos de águia,ter agraz no olho;pescar,avistar,apanhar,perceber no ar;fisgar,penetrar,descortinar,discernir (lobrigar);prever;ter os olhos abertos,ser águia,ter bom olho,discriminar;ser hábil;ter vistas de lince,ter olhos de Argos;ver longe,enxergar longe,não ter o entendimento boto,não ser coxo nem manco,penetrar o ânimo de alguém,ser dotado de inteligência privilegiada,ter um alto QI,dispor de recurso,observar as conveniências;revelar juízo claro e seguro,guardar o decoro,ganhar juízo,tornar-se sério,ser homem de reflexão,discretear,refletir,regular,andar direito,governar,ter juízo,não errar,comedir-se,contar as próprias palavras (prudência);ser homem de miolo,madurar,merecer ser pesado a ouro,voar = ter concepções sublimes,pesar as palavras,proceder com discrição,atremar.
Advérbio
inteligentemente e adj.;maduramente,de sisório,de siso = sensatamente,com ponderação,com peso e medida.
imaginar,fantasiar,visionar visualizar,arquitetar,bolar (pop),ter imaginativa fecunda,pintar na imaginação,antolhar,antojar,conceber,formar no espírito,idear,idealizar,sonhar,figurar,entressonhar,dar a seres imaginários nome e habitação,fabular,poetizar,romanizar,romancear,ser engenhoso,ser fértil,criar,produzir,gerar,cunhar,quimerizar,inventar,fabricar,improvisar,criar qualquer coisa nova,engenhar,engendrar,construir castelos de dourada quimera,dar largas à imaginação;parafusar,dar tratos à bola,excogitar,conjeturar,presumir,supor,revolver no pensamento,referver a cabeça em projetos,vagar,vaguejar,vaguear,cogitar,fazer profundas cogitações,ter boas ideias,dar rédeas à imaginação;soltar a imaginação,dessoltar a imaginação;entregar-se ao devaneio,mergulhar-se no devaneio;estar nos espaços imaginários,viajar nos espaços imaginários;embalar ilusões;voar nas asas da fantasia,adejar nas asas da fantasia;encher a alma de ilusões,povoar a alma de ilusões,embeber-se em vagas reflexões,invocar espírito,figurar-se,representar-se,imaginar-se,flutuar no espírito,nascer do cérebro,desenhar-se,sugerir;maquinar,devanear,ver em espírito,encabeçar-se,encasquetar-se,cismar,borboletear,afagar a imaginação,pintar na imaginação,planear na fantasia,prefigurar,roubar-se à vida material.
Advérbio
imaginadamente e adj.;em imaginação,na fantasia,in mente,no pensamento,mentalmente,no íntimo da alma.
ser caprichoso;ter sua lua,ter seus dias de lua;meter-se na cabeça de alguém,dar na cabeça a alguém,dar na cabeça de alguém,engasgar-se com mosquito e engolir leão,ter fantasias,dar o ser a bagatelas,dar na telha a alguém,dar na telha de alguém,dar na veneta,esturdiar,estroinar,esdruxulizar-se,singularizar-se,encaprichar-se.
Advérbio
caprichosamente e adj.;sem razão nem rima,sem mais nem menos,sem mais aquela,por dá cá aquela palha.