v. tr. || fazer perder o crédito ou reputação a: Desacreditar alguém. || Fazer desmerecer; depreciar: Desacreditar uma mercadoria. || Não acreditar. || Difamar: Foi ele quem o desacreditou. || -, v. pr. perder o crédito: Conformando-se... com o gosto dos espíritos apoucados, mas desacreditando-se com os homens de bom senso. ( Mário Barreto , Cartas Persas , 129, p. 271, ed. 1923.)
F. Des... +acreditar.
descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.
Advérbio
incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.
Provérbio
Interjeição
Frase
Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.
calotear,inadimplir,não pagar;falir,quebrar,não poder satisfazer seus compromissos;suspender pagamentos,cessar pagamentos;chamar credores,requerer concordata,declarar-se em estado de quebra,fazer ponto;ir à glória,ir ao chão,ir à terra,ir de ventas ao chão (fig. pop.);arruinar-se,subverter-se;ficar insolvente;não ter com que pagar,naufragar seu crédito,alcançar-se,sonegar,fazer-se à malta,repudiar a dívida,protestar,desonrar,desacreditar,calotear,lograr,fintar,encalamoucar,caurinar,pregar um cão a,dar calotes,pregar calotes,dar prejuízo a,ficar alcançado e adj.;fazer das suas;pagar sob protesto,fechar a bolsa,repudiar as dívidas,falir fraudulentamente (roubar);contracambiar,ficar no desembolso;.
ser inglório e adj.;cair no desagrado,no desfavor;perder o valimento;ter uma triste reputação,adquirir uma triste reputação;desgraçar-se,expor-se,ter a desgraça de,incorrer,ficar implicado;incorrer no desagrado,incorrer na excomunhão;envolver-se,enrascar-se,comprometer-se,incorrer nota de,ser indigno,encher-se de mazelas;dar triste cópia de si,ficar relegado a um plano inferior,perder a casta,ficar na penumbra,estar na obscuridade,viver na obscuridade;cair do seu pedestal,reconhecer a sua desgraça;fazer uma triste figura,fazer cenas,praticar escândalos,soçobrar no negro abismo da infâmia,sofrer um desaire,perder-se na opinião de alguém,decair da estima pública,ir num plano inclinado,ter sua crônica escandalosa,caminhar para a desonra,impopularizar-se,despopularizar-se,pecar contra a honra;abdicar da própria dignidade,deslustrar um passado,degradar(-se),deteriorar(-se),degenerar(-se),depravar(-se),rebaixar(-se),depreciar(-se),desapreciar,desvidrar-se,aviltar-se,atolar-se;perder o conceito,perder o crédito,perder a reputação;despersonalizar-se,dar-se por desonrado e infamado,desconcertar-se na vida,salpicar-se de lama,descer a infâmias,estar mal visto,desmerecer(-se),desprezar-se,rebaixar-se,subalternizar-se,fazer falada,dar que falar,fazer falar de si,cometer baixezas,incorrer na excomunhão,saltar a honra e o brio de alguém pela janela,deixar murchar os louros,ser uma ruína do que foi;desprezar-se,desvergonhar-se,causar vergonha e subst.;achincalhar,desgraçar,desvirtuar,desonrar,amesquinhar levar a desonra a,lançar a desonra sobre;manchar,enxovalhar,sevandijar,tisnar,macular,embaciar,cobrir de opróbrios,ignominiar,cobrir de luto eterno,desengrandecer,infamar = funestar,desdourar,comprometer,cobrir de vergonha,pôr alguém a calva à mostra = desmascarar,deixar de cama,deixar corrido de vergonha,desairar,mazelar,enodoar,sujar,emporcalhar,abastardar,perverter,profanar,enegrecer,obscurecer,desluzir,deslustrar = dedecorar = marejar,deprimir,espezinhar,avacalhar,aviltar,avilanar,corromper,conculcar,pejorar,denigrir;menosprezar,desendeusar,aviltar = viltar,vilipendiar,apeçonhentar,empeçonhar,arrefecer,abandalhar,envilecer,avilonar,deslavar,poluir,conspurcar,ultrajar;degradar da milícia do clericato (punir);enlamear;desprestigiar,desautorar,desautorizar,desmoralizar,pôr-tacha,desclassificar,desconceituar,pôr alguém de rasto,deitar um borrão,(fig.),irrogar,imputar,abater a fama a alguém;desabonar,desacreditar,acoimar,abocanhar a reputação a alguém,apregoar como digno de desprezo;impor tacha,impor defeito,impor labéu;ferretear,estigmatizar,fazer subir a cor ao rosto de alguém,condenar alguém às gemônias,despenhar em desvarios,arrastar alguém às gemônias,fazer-lhe os últimos ultrajes = expor à irrisão pública,acanalhar,humilhar,desafamar,desrespeitar;salpicar,difamar;acusar de ação infame,prostituir = contaminar,obscurecer,eclipsar,desenobrecer;salpicar de lama,salpresar de lama.
Advérbio
desgraçadamente e adj.
Provérbio
Do Capitólio à rocha Tarpeia não há senão um passo.
Interjeição
que vergonha!,pró pudor!,ó tempora,ó mores!,sic transit gloria mundi.
ser (insolente e adj.);presumir,pôr os pontos muito altos,arrogar-se,atrever-se,arrojar-se,sair-se,adiantar-se;fazer de príncipe,afetar ares de príncipe;fazer de princesa,afetar ares de princesa,engrimponar-se,topetar-se,sobrancear,imposturar,ter cara para,tomar a mão a quem lhe dá o pé,trazer o rei na barriga;meter-se a taralhão ou tralhão,tomar confiança;fazer-se fino,fazer-se forte,chegar a,afrontar,insultar,tripudiar,espezinhar,desmerecer,desprezar,desdenhar,desacreditar,humilhar,menosprezar,pejorar,sevandijar,vilipendiar,fazer baixar os olhos,sobreolhar,olhar com sobranceria;olhar por cima dos ombros,dedignar-se,assoberbar,dar sota e ás a alguém,tratar com insolência,recachar-se,respingar = levantar a grimpa,grimpar,não respeitar ninguém,entesar,responder com atrevimento,fanfarrear;tratar com soberba,arrebitar-se;vir com sete pedras na mão;responder com sete pedras na mão,falar de papo ou com ares de importância,mostrar modos imperiosos,falar com rompantes,entonar-se,desaforar-se,fazer do sambenito gala,fazer carrancas,vir com as mãos à cara,engalispar-se,ensoberbecer-se,subir de pensamento,empinar-se,erguer a crista,despejar-se,desavergonhar-se,desfaçar-se,ter o despejo de,deslavar-se,impar de petulância,fazer sobranceria a alguém,pôr-se às maiores com alguém,descocar-se,descarar-se,desbriar-se,arrogar-se,arvorar-se,apropriar-se,tomar a liberdade de,alçar o colo,calcar aos pés,apisoar;atrever-se,prevalecer-se de.
Advérbio
insolentemente e adj.;regateiramente,com fumaças de gente,de mão na ilharga,ex-cathedra,doutoralmente.
Provérbio
Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.
ser (maldizente e adj.);ser tão maldizente que nem a si poupa,não ter senão língua,ser catana,ser uma língua afiada,detrair,detrair da honra alheia,demolir reputação,dizer mal de,desgabar,deslouvar;ser capaz de pôr alguém na cadeia e jogar a chave fora (pop.),vilipendiar,viltar,aviltar,ultrajar,vilificar,infamar,denegrir,baratear,dedecorar,assombrar,zegoniar,enlamear,enegrecer,enodoar,enlodar,conspurcar,marear,enxovalhar,sujar;emboldriar (pop.),menoscabar,malsinar,beliscar a honra alheia,fradejar;forjar as mais revoltantes mentiras,tecer as mais revoltantes mentiras,abater,amesquinhar,ananicar,ferretear,estigmatizar;almagrar alguém por ladrão,almagrar alguém por mentiroso;prejudicar,caluniar,assisar,desacreditar,derrear,levantar falso testemunho,fantasiar calúnia,levar para a lama;malferir,desfazer,abocanhar,malfazer a reputação;catanear,assacar tudo contra;poluir,macular,desdourar,desluzir,deslustrar;levantar calúnias,ladrar calúnias;assestar as armas da calúnia contra,cravar os dentes envenenados;pôr por terra,pôr por postas;aluir o crédito,aluir a reputação;imputar,morder na pele de,cortar a casaca,arrastar pela rua da amargura,vituperar,atassalhar,difamar,aguarentar,ofender a reputação de,desferir os mais rudes golpes contra a honra de,pôr a boca a,desmanchar-se em,desfazer-se em,fazer alguém em pedaços,denegrecer,pasquinar;pôr alguém à ou pela rasa;morder,criticar com azedume,assacar aleives,assetear;dizer horrores de,dizer raios e coriscos de;não poupar ninguém;impor infâmias,impor falso testemunho;dar pábulo à maledicência invejosa,tesourar,tosar,dizer de alguém o que Mafoma não disse do toucinho;dizer cobras e lagartos,dizer sapos e saramantigas de alguém;tocar rabeca,desconceituar,arrastar alguém pela lama,atar alguém ao pelourinho da maledicência;pôr alguém raso,pôr alguém mais raso que a lama;atirar a alguém um punhado de lama apanhada das sarjetas (desrespeito);anatematizar;jogar a reputação de alguém na lama;mergulhar a pena em fel,mergulhar a pena na lama;curtir a pele a alguém,afiar a língua para,dizer mal da vida alheia,insimular,falar em desabono de alguém,fazer má ausência de,murmurar,cuspir na honra de,atirar alguém às bocas da calúnia,pôr a resina no arco,pôr alguém de rastos,ser (caluniado e adj.);ser morgado da maledicência,dar resina a alguém,ser assaltado pela maledicência invejosa;andar na berlinda,ficar na berlinda,ficar na rua da amargura;servir de pábulo à maledicência,ser o prato do dia.
Advérbio
Provérbio
Pela boca morre o peixe;Com a mão em teu seio, não dirás do fado alheio.