Sua língua na Internet

 

(sus.pei.to.so)

[ô]

a.

1. O mesmo que suspeito

2. Que suspeita, que tende a suspeitar; APREENSIVO; DESCONFIADO


[Pl.: [ó].]

[F.: suspeit(a) + -oso.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Descrença

Substantivo

descrédito,desconceito,falta de fé (irreligião);dissentimento;versatilidade (mudança de opinião);retratação;dúvida (incerteza);cepticismo,pirronismo,pessimismo,suspeição,suspeita,teiró,difidência,barrunto,desconfiança,conjetura,suspicácia,ciúme,zelo,escrúpulo,acatalepsia,negação,arrepsia,onus probandi,consulta;incredulidade,incredibilidade;letargo da dúvida.

Adjetivo

incrédulo,incréu,descrente,descreúdo (ant.),descrido,desconfiado,ressabiado,desconfiante,céptico,pirrônico,acataléptico,suspeitoso,aruá,difidente,suspicaz,equívoco,duvidoso (incerto);disputável,disputativo;carente,carecedor,imerecedor,indigno de crédito,sofismável,de confirmação;contrariável,discutível;acessível à suspeita,acessível à dúvida;difícil de se acreditar,inacreditável,incrível (impossível);destituído de naturalidade,inconcebível,desnatural,inverossímil,que atinge os limites do fantástico,imaginoso,falível,questionado,questionável,problemático,controvertível,controverso,impugnável (falso);disputável.

Verbo

descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.

Advérbio

incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.

Conjunção

Incredulidade

Substantivo

cepticismo,pirronismo,falta de fé (impiedade);cegueira voluntária,má fé,suspeita,desconfiança,pirronice,suspicácia,espírito desconfiado,descrença;incrédulo,céptico,pirrônico,herege.

Adjetivo

incrédulo,ácreo (ant.),céptico,pirrônico,desabusado,isento de preconceitos,inconvencível,inconvertível,solerte,ladino,perspicaz,inabalável,fechado a todos os argumentos,teimoso;suspeitoso,desconfiado,escrupuloso,de má fé,cego.

Verbo

ser (incrédulo e adj.);abanar a cabeça,recusar a crer;fechar sistematicamente os olhos,fechar sistematicamente os ouvidos;não querer confiar no testemunho dos seus próprios olhos;pôr tudo de quarentena,pôr tudo de molho;fazer ouvidos moucos,ter os ouvidos abetumados,fazer-se de cego,entrar uma coisa por um ouvido e sair pelo outro,cerrar os olhos à luz,não querer ver o sol,ignorar,não levar a sério,não fazer fé,pôr seus embargos,nullis jurare in verba magistri.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

qual!,qual lá!,qual história!,macacos me mordam ou um raio me parta se isso for verdade.

Frase

Confiar,desconfiando.

Conjunção

Taciturnidade

Substantivo

mudez,silêncio,reserva,laconismo,calada,impenetrabilidade,insondabilidade,desconfiança,prudência,retração,discreção,retraimento,macambuzice,introversão,concentração,reconcentração,reticência (ocultação);homem de poucas palavras,bonzo,mocho,misantropo.

Adjetivo

taciturno,silencioso,calado,mudo,sorumbático,macambúzio,mocho;mudo como uma pedra,mudo como um túmulo,mudo como um poste;parcimonioso nas palavras,lacônico,introvertido,ensimesmado,discreto,reservado,retraído,fechado,impenetrável,insondável,concentrado,reconcentrado,desconfiado,suspeitoso,metido consigo,curto de palavras,reticente (oculto);inconversável,desconversável,misantropo,insociável.

Verbo

ser (silencioso e adj.);guardar silêncio,conter a língua,não falar;arrolhar a boca,cerrar a boca,fechar a boca;calar-se,emudecer-se,cair em silêncio,estar na muda;meter uma rolha na boca,meter um cadeado na boca;andar com arcas encouradas,não tugir nem mugir,não deixar escapar uma palavra,ter muitos entressolhos = ser muito reservado,não dar sinal,guardar segredo,ter nó na garganta,ter beiços grudados (fam.),ter a fala gelada na garganta,fazer-se em copas,fechar-se em copas,meter-se nas encolhas,cair em silêncio,macambuziar,ficar que nem uma pedra,recolher-se aos bastidores,remeter-se ao silêncio;não abrir a boca,não abrir o bico;refrear a língua,falar por monossílabos,encerrar-se num mutismo,retrair-se,desconversar,mudar de assunto,não dizer fum nem fum,não dizer chus nem bus,enfiar a viola no saco.

Advérbio

silenciosamente e adj.;sem dizer palavra.

Provérbio

Interjeição

Frase

A palavra é prata;o silêncio,ouro. Guarda-te do homem que não fala e do cão que não ladra.

Conjunção

Ruindade

Substantivo

pravidade,maleficência,ofensa,impiedade,maldade,vilania,canalhice,torpeza,malquerer,nocividade e adj.;virulência,crueldade,irreparabilidade,malignidade,aversão,ódio,rancor,iniquidade,malefício,vingatividade,perversidade,raio,ciclone,furacão,terremoto,vandalismo,destruição;exício,perdição,ruína,morte,cratera,precipício;mancenilha,veneno;rábia,hidrofobia,carcoma,má estrela,mau-caratismo,estrela fatídica,ventos adversos,insídia,amari aliquid,sinistro,mau olhado,jetatura,quebranto,mau tratamento,vexame,tormento,repugnância,avania,molestamento,abuso,opressão,perseguição,ultraje,assalto,violência,seta,mau uso;estenderete,injúria (dano);defeito,vício,abominação (sofrimento);diátese,verminose,pestilência (doença);culpa;depravação;prejuízo,malfeitoria;lama,lodo,vasa,lameirão,o pestilento lameirão de,fezes,flagício,fel,amargor,rigidez,gomeleira,túnica de Néssus,caixa de Pandora,quantidade de coisas ruins: sudário,monturo;as asperezas da vida.

Adjetivo

malévolo,cruel,perverso,ofensivo,nocivo,viroso,agravoso,venenoso,inoficioso,lamentável,nocente,prejudicial,molesto,molestoso,ruim,péssimo,mau,pravo,ruinoso,infesto,funesto = exicial,calamitoso,sinistro,fatal,amaldiçoado,maldito,injurioso,desastroso,deletério,malfeitor,malfazejo,maléfico;íncubo,facinoroso,maligno,malignante,negregado,abominável = vitando,nefasto,reverso,danoso,daninho,danífico,pernicioso;feio,inimigo,maldoso,desvantajoso,devastador,destruidor;infeliz,oneroso,gravoso,ofensor,fastidioso,intolerável,obnóxio,tabífico,desastroso,desastrado,tendencioso,corruptor;virulento,irremissível,irrespirável,venenoso;serpentífero,serpentígero,serpentígeno estiômeno = corrosivo = anabrótico,mortal;insanável,inauspicioso;horrível,hórrido,horripilante,horrendo,horroroso,horrífico,tempestuoso,terrível,pavoroso,apavorante,tétrico,terrível,terrificante,medonho,acintoso,cruel,trágico,atroz,atro,tenebroso,inominável,pecaminoso,insano,criminoso,vergonhoso,repugnante,vexatório,lesivo,desproveitoso,vil,baixo,de carregação,ignóbil,monstruoso,miserável,mísero,nefando,desprezível,soez,abjeto,miserando,tirânico,infame,nefário,indigno de se nomear,mesquinho;chocante,suspeitoso,comprometedor,deteriorado;podre,corrupto = tábido,defeituoso;empecível,empeço,malengendrado,deplorável,lacrimável,imperdoável,lamentável;feio;inclassificável,condenável,passível de censura,desbragado,condenável,inqualificável,indigno,punível,castigável,inconfessável,repreensível;odioso,detestável,abominável,de marca anzol,infando,execrável,ominoso,ultrajante,ultrajoso,sombrio,perigoso,aziago,odiado = inviso,insidioso,ruim como o diabo,que não tem nome,inominável,infernal,mefistofélico,luciférico,demoníaco,diabólico (malévolo);inconveniente;indiscutível,inaproveitável,pesado,incômodo,molesto,chinfrim,reles,soez,pífio (inútil);incompetente;irremediável;fatídico,trágico,sórdido,bruto,imundo,repelente;malignante,pejorativo,safado,incômodo,incomodante,incomodativo.

Verbo

ser (nocivo e adj.);causar dano,infligir dano;danificar,maleficiar,mortificar,prejudicar,lesar,estiolar,combalir,ferir,turbar,golpear,escalavrar,escarapelar,estragar,arruinar,transviar,roer (deteriorar);envenenar até a última fibra,magoar;fazer mal a,infamar,ultrajar,deformar a pureza de suas linhas,desarvorar;agravar,perder,causar dissabor,devastar,assolar,oprimir,onerar,carregar,perseguir,preterir,calcar aos pés,atropelar,pisar,maltratar,torturar,vexar,clamar vingança,manchar as páginas da História,fechar a porta do céu,bradar aos céus,sobrecarregar,vitimar,esmagar,machucar,apestar,empestar,torturar,seviciar,molestar;danar,abusar,ofender,espezinhar,amesquinhar,declinar,abater,rebaixar,peguinhar,corromper a seiva,pôr nódoa,macular;dar que fazer,esbofetear,espancar;violentar,esfaquear,apunhalar,dar mau agouro,trazer desgraça,desgraçar,acutilar,ultrajar,marfar = vulnerar,atagantar,agadanhar;esgadanhar;agatanhar,esgatanhar,escorchar,esgardunhar,arranhar,destruir;roubar;assetear,flechar,faretrar;retalhar,atassalhar,azagaiar,golpear de morte,atentar contra,entoxicar,envenenar,empeçonhar,fazer guerra a,infernar,infestar,apoquentar,esmoucar,irrogar,gangrenar,perverter,viciar,malignar,corromper,abalar,concutir,perpetrar,revoltar,repugnar,provocar conflitos,causar engulhos,dar frutos envenenados,gerar conflitos,causar asco,assanhar desgraças,manchar.

Advérbio

em prejuízo,em detrimento de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Medo

Substantivo

pânico,pavor,terror,temor,receio;covardia,paúra,apavoramento. acovardamento;desprimor,apreensão,cagaço,timidez,curteza,desconfiança,solicitude,ansiedade,hesitação (irresolução);pusilanimidade,fobia,pirofobia,claustrofobia,nosofobia,quimofobia,agorafobia,astrofobia,topofobia,nictofobia,suspeita,escrúpulo,mal-estar,nervosidade,nervosismo,nervoso,intranquilidade,desassossego,tremor,tremeliques,estremeção,palpitação,maleita,arrepios,suores frios,calafrio,horripilação,tiritar de queixos (frio);bater de dentes,frendor,sobressalto,alvoroto,alvoroço,inquietação,freima,desmaio,espanto,espavento,consternação,susto,assombramento,horror,intimidação,atemorizamento,terrorismo,reinado do pavor,alarma,gritaria (indicação de perigo);ecfonema;(objeto de medo): fantasma,trasgo,aparição,assombração,avantesma,abantesma,sombra,espectro,espantalho,enxalmo,paspalho,visão fantasmagórica,visonha,duende (demônio);alma,espírito,manes,alma penada,alma do outro mundo,macabra,pesadelo,íncubo,dandão,espectro de pesadelo,bicho de sete cabeças,manticora,mula sem cabeça,Gorgonas,monstro,caipora,bicharoco (fam.),bruxa,saci-pererê,papagente,papão,papa-meninos,tutu,zumbi,cara patibular,coca,lobisomem,conde andeiro,pavorosa,topófago;ogro,vampiro,lobisomem,morto-vivo.

Adjetivo

tímido,fraco,imbele,medroso,pávido,temeroso,timorato,pusilânime,covarde,meticuloso,solícito,receoso,nervoso,suspeitoso,prevenido,acanhado,levantadiço,convulso,trépido = trepidante = tremuloso,trêmulo,espantadiço,apreensivo,inquieto,arisco = tarasco,desconfiado,difidente,intranquilo,ressabiado,assustado,assustadiço,branco como um lençol,pálido como a morte;retransido,transido,perdido,entorpecido de medo;horrorizado,contérrito,frio de espanto,petrificado e v.;apavorado,aterrorizado,estarrecido,aterrado,imóvel,tremelicoso,sobressaltado,tremebundo,arrebatado pelo terror,espavorido,alarmante,assustoso,assustador,inquietador,intranquilizador,desassossegador,formidável,formidoloso,formidando,tremendo,horrendo,torvo,sinistro,macabro,hediondo,lúgubre,sanhoso,sanhudo,lôbrego,arrepiante,temível,temerário,perigoso;terrível,larval,soturno,inominável,inqualificável,indescritível,horrífero,horrífico,hórrido,horríssono,horripilante,horroroso,pavoroso,dantesco,medonho,tétrico,temeroso,terríssono,mortífero,negro,atro,trevoso,patibular,tetro,tenebroso,metuendo (poét.),apavorante,negregoso,subversivo,suspeito,terrificante,ameaçador.

Verbo

temer,ter medo e subst.;recear,inquietar-se,açorar-se,respeitar,desconfiar (descrer);não se animar a,não se atrever,quebrar-se o coração a alguém;perturbar-se,pelar-se de medo,ter amor à pele,ficar perplexo diante do perigo,gelar,congelar-se de medo,tremelicar,tremelear,chumbar os pés ao chão,desmaiar,assustar-se;não saber lutar,não ser homem de peleja,não ter a virtude do valor,atrigar-se,perturbar-se,pelar-se de medo,gelar o sangue nas veias,arrepiarem-se os cabelos,ficar petrificado,cair o coração aos pés,ter a fala gelada na garganta,badalejar,empalidecer,mudar de cor,ficar sem uma pinga de sangue,enfiar de susto,porem-se os cabelos em pé,tremer como varas verdes,trepidar,acovardar-se;desfalecer,provocar apreensões;meter medo;pôr em alarma,alvorotar,alvoroçar,sobressaltar,sobressaltear,espaventar,assarapantar,assustar,torvar de susto,de medo,aterrar,aterrorizar,consternar,açorar,atemorizar,intimidar = apoucar,terrificar,estarrecer,apavorar,amedrontar,fazer tremer a barba a alguém,dirigir ameaças,fazer tremer os queixos a alguém,assombrar,espavorir,espavorecer,espavorizar,despavorir,abater o ânimo,causar terror,fazer barba medrosa,petrificar,arrepiar,horrorizar,horripilar,ameaçar;tirar,quebrantar o ânimo;abater,desanimar,quebrar o coração de medo.

Advérbio

in terrorem,timidamente,amedrontadamente,com o credo na boca,em sobressalto,com a voz presa que exprime o pavor supremo.

Provérbio

Interjeição

ânimo!,coragem!,sus!,eia!.

Frase

Conjunção