adj. || que sente zelos ou ciúmes; ciumento; muito zeloso: Uma afeição ardente, inquieta e ciosa e um orgulho excessivo. ( Hercul. , Monge , II, c. 20, p. 151, 13ª ed.)
F. Cio.
cuidar,ser (cuidadoso e adj.);fazer caso de,gastar todos os seus desvelos,tomar cuidado (ser cauteloso);prestar atenção,caprichar,timbrar,tomar a sério,levar a sério,desvelar-se,aplicar-se,empenhar-se,esmerar-se,apurar-se,requintar-se,não perder o ponto,fazer questão de,incomodar-se,prover,resguardar,prevenir,acautelar,precatar-se,precaver-se,sangrar-se em saúde,ter olhos em si;estar de olhos abertos,vigilante;estar alerta,estar à la mira;ser todo olhos,vigiar = velar,zelar,ter os olhos sobre alguém;ter cuidado,pôr cuidado,tomar cuidado;ter alguma coisa a peito,levar alguma coisa a peito,montar sentinela,cocar,estar à espreita,estar de sentinela,seguir,espreitar,trazer de vista,vigiar,guardar,estar de observatório,estar à coca de,não se deixar surpreender,passar as coisas pela fieira,pôr-se em defesa,olhar,cuidar de;interessar-se por,ocupar-se de,velar,zelar por,zelar de,olhar com os próprios olhos,ter muito a ponto uma coisa,tomar sobre si;manter severa vigilância,arregalar os olhos,observar atentamente;obsidiar,desamodorar-se,ficar acordado,policiar,rondar,sobrerrondar,sobrerroldar,mirar,não dormir,dormir com um olho aberto,estar de pé atrás com alguém,ter olhos de Argos,passar a noite sem dormir,ter o passo seguro,atentar por si,andar sempre alerta,estar à mira,resguardar;não deixar fazer moeda falsa,não deixar pôr pé em ramo verde;trazer a barba sobre o ombro = pôr as barbas de molho,tomar precaução;proteger;pôr-se em guarda,estar em guarda;estar preparado contra as eventualidades,estar de sobreaviso,atalaiar;estar de atalaia,ficar de atalaia;ficar de observação,ficar de sobreaviso;ficar antenado,ficar ligado,ficar atento;pôr as barbas de molho,esquadrinhar,andar de orelha à escuta,vigiar os passos de alguém,ser vigiado,andar a recado.
Advérbio
cuidadosamente e adj.;com (zelo e subst.);à espreita,em observação,de sobrerronda,de sobrerrolda,de atalaia,de alcateia,de vigia,de prevenção,por cautela,de sentinela,à escuta,a fito.
ciumoso,ciumento,zeloso,cioso;louco de ciúmes,mordido de ciúmes,ralado de ciúmes,morto de ciúmes,comido de ciúmes,remordido de ciúmes,roído de ciúmes;enciumado,picado pelo ciúme,enroscado pela serpente> do ciúme,infernado pela ideia do ciúme,desvairado pelo ciúme,suspicaz.
Verbo
ser (ciumento e adj.);zelar,ter (ciúmes e subst.);entregar-se à ciumaria,ciumar,pertencer à raça de Otelo,ter ciúmes de,rivalizar,ciar,picarem os alfinetes a alguém,mostrar ciúmes para com,amargar-se com ciúmes;ficar com dor de cotovelo;ficar enciumado;ficar desconfiado,ficar paranoico (de tanto ciúme);raivar de ciúmes,ralar-se de ciúmes;dar ciúmes a alguém,causar ciúmes a alguém;duvidar;desconfiar,suspeitar;(fazer) ficar com a pulga atrás da orelha (pop.).