s. f. || cuidado, prevenção prudencial: Cautela e caldo de galinha não fazem mal a doentes. || Ter cautela 1. com alguém, prevenir-se contra ele; cuidar dele. || (Ant.) Astúcia fraudulenta; engano; ardil. || Sinal ou senha que se dá pelo depósito de valores: Cautela de penhores; título provisório Cautela do seguro. || (Port.) Recibo, título que indica que o portador fica interessado em um bilhete da loteria; subdivisão dos bilhetes de loteria: Cautelas da Misericórdia. Cautelas de Espanha. || A cautela 1. ou por cautela, (loc. adv.) por prevenção; prudentemente.
F. lat. Cautela.
cuidar,ser (cuidadoso e adj.);fazer caso de,gastar todos os seus desvelos,tomar cuidado (ser cauteloso);prestar atenção,caprichar,timbrar,tomar a sério,levar a sério,desvelar-se,aplicar-se,empenhar-se,esmerar-se,apurar-se,requintar-se,não perder o ponto,fazer questão de,incomodar-se,prover,resguardar,prevenir,acautelar,precatar-se,precaver-se,sangrar-se em saúde,ter olhos em si;estar de olhos abertos,vigilante;estar alerta,estar à la mira;ser todo olhos,vigiar = velar,zelar,ter os olhos sobre alguém;ter cuidado,pôr cuidado,tomar cuidado;ter alguma coisa a peito,levar alguma coisa a peito,montar sentinela,cocar,estar à espreita,estar de sentinela,seguir,espreitar,trazer de vista,vigiar,guardar,estar de observatório,estar à coca de,não se deixar surpreender,passar as coisas pela fieira,pôr-se em defesa,olhar,cuidar de;interessar-se por,ocupar-se de,velar,zelar por,zelar de,olhar com os próprios olhos,ter muito a ponto uma coisa,tomar sobre si;manter severa vigilância,arregalar os olhos,observar atentamente;obsidiar,desamodorar-se,ficar acordado,policiar,rondar,sobrerrondar,sobrerroldar,mirar,não dormir,dormir com um olho aberto,estar de pé atrás com alguém,ter olhos de Argos,passar a noite sem dormir,ter o passo seguro,atentar por si,andar sempre alerta,estar à mira,resguardar;não deixar fazer moeda falsa,não deixar pôr pé em ramo verde;trazer a barba sobre o ombro = pôr as barbas de molho,tomar precaução;proteger;pôr-se em guarda,estar em guarda;estar preparado contra as eventualidades,estar de sobreaviso,atalaiar;estar de atalaia,ficar de atalaia;ficar de observação,ficar de sobreaviso;ficar antenado,ficar ligado,ficar atento;pôr as barbas de molho,esquadrinhar,andar de orelha à escuta,vigiar os passos de alguém,ser vigiado,andar a recado.
Advérbio
cuidadosamente e adj.;com (zelo e subst.);à espreita,em observação,de sobrerronda,de sobrerrolda,de atalaia,de alcateia,de vigia,de prevenção,por cautela,de sentinela,à escuta,a fito.
seguramente e adj.;em bom recato,a bom recato,em seguro,sobre seguro,com esperança;livre de risco,livre de perigo;são e salvo,a seu salvo,a salvo,a salvamento,à cautela,para que não haja risco;sob o broquel,sob o manto protetor de,sob as asas protetoras de,sob o dossel,à sombra de,a coberto de,fora das malhas de,em terreno seguro,sob a couraça de,em terreno firme,em boas mãos,em terra firme.
respeitar,prezar,acatar;admirar;reverenciar;tributar,guardar respeito;reverenciar,considerar,prestar homenagem,homenagear;prestar homenagem,render preito,render homenagem;ter em grande consideração,esguardar,estimar (aprovar);prestar honras,dicar = tributar,glorificar,cercar de atenções,receber com pálio,prestigiar;prestar tributo a,inclinar-se diante,curvar-se,não brincar com,mesurar,humilhar-se,inclinar-se,escarolar-se,descobrir-se,venerar,fazer continência,desbarretar-se,descobrir-se;apresentar armas,prostrar-se,prosternar-se,guardar a respectiva distância,sentir a sua pequenez,guardar o devido decoro,contemplar,observar o cerimonial;inspirar,infundir,impor,granjear,ganhar respeito;impor-se ao respeito,desagravar,desenxovalhar.
Advérbio
respeitosamente e adj.;por deferência a,com o maior respeito,por amor de,com elevado apreço,salva sit reverentia,com submissão,com todo o acatamento,pace tanti nominis,em atenção a.
Provérbio
Interjeição
salve!,ave!,esto perpetua! = seja eterno (deixe que seja etero)!,Deus te salve!.
ser cauteloso e adj.;tomar cuidado,prestar atenção,medir as consequências,ficar vigilante;ficar de sobreaviso,trazer a barba sobre o ombro,pôr as barbas de molho,levar as precauções ao extremo,encomendar de antemão;fazer tudo com segurança,pensar duas vezes,medir a extensão do salto,olhar por si,examinar o reverso da medalha,olhar para o dia de amanhã,não pôr o pé em ramo verde,ter conta em si,cortar o casaco conforme o pano,quitar questões,armar-se de prudência,reparar;tomar tento,ter cautela;reservar,usar de cautela,andar com o prumo na mão,jogar seguro,proceder ajuizadamente,tomar o pulso;apalpar o terreno,sondar o terreno;acautelar-se,cavidar-se (ant.),atalaiar-se,caucionar-se,ponderar,refletir,sangrar-se em saúde,precaver-se,precatar-se,recatar-se,precaucionar-se,precautelar-se,premunir-se,acastelar-se,preparar-se,preservar-se,prevenir-se,segurar-se,armar-se,apetrechar-se,refrear a língua,comedir as palavras,retrair-se,abster-se de,não se comprometer,aguardar a marcha dos acontecimentos,sofrear,assentar (a cabeça),reavisar-se,amadurar-se,apropositar-se,tomar propósito,resguardar-se,recatar-se,perceber-se,aperceber-se,prover,prevenir,remediar,suprir,comedir-se;considerar,pesar os prós e os contras,tornar-se prudente e adj.;maturar-se.
Advérbio
cautelosamente e adj.;à cautela,de previsto,atentadamente,a furta-passo,com pés de lã,pisando em ovos.
Provérbio
Interjeição
cuidado!.
Frase
Timeo Danaos;Antes que cases, vê o que fazes;O seguro morreu de velho.