s. m. || vontade súbita que sobrevém sem razão alguma; obstinação em alguma coisa desarrazoada: A urna eleitoral... entregue ao sabor e capricho das paixões. ( Garrett. ) || Inconstância, irregularidade, variabilidade: Nada tem permanência, caprichos da fortuna alteram tudo. || Brio, timbre, pundonor: É um moço de muito capricho. || Extravagância em obras de arte. || Figuras de capricho 1. (Heráld.) as figuras heráldicas de terceira ordem ou interpoladas. || Fazer capricho 1. em alguma coisa, caprichar, considerar, com razão ou sem ela, como ponto de honra. || A capricho 1. (loc. adv.), caprichosamente, com grande esmero. | |
F. ital. Capriccio.
cuidar,ser (cuidadoso e adj.);fazer caso de,gastar todos os seus desvelos,tomar cuidado (ser cauteloso);prestar atenção,caprichar,timbrar,tomar a sério,levar a sério,desvelar-se,aplicar-se,empenhar-se,esmerar-se,apurar-se,requintar-se,não perder o ponto,fazer questão de,incomodar-se,prover,resguardar,prevenir,acautelar,precatar-se,precaver-se,sangrar-se em saúde,ter olhos em si;estar de olhos abertos,vigilante;estar alerta,estar à la mira;ser todo olhos,vigiar = velar,zelar,ter os olhos sobre alguém;ter cuidado,pôr cuidado,tomar cuidado;ter alguma coisa a peito,levar alguma coisa a peito,montar sentinela,cocar,estar à espreita,estar de sentinela,seguir,espreitar,trazer de vista,vigiar,guardar,estar de observatório,estar à coca de,não se deixar surpreender,passar as coisas pela fieira,pôr-se em defesa,olhar,cuidar de;interessar-se por,ocupar-se de,velar,zelar por,zelar de,olhar com os próprios olhos,ter muito a ponto uma coisa,tomar sobre si;manter severa vigilância,arregalar os olhos,observar atentamente;obsidiar,desamodorar-se,ficar acordado,policiar,rondar,sobrerrondar,sobrerroldar,mirar,não dormir,dormir com um olho aberto,estar de pé atrás com alguém,ter olhos de Argos,passar a noite sem dormir,ter o passo seguro,atentar por si,andar sempre alerta,estar à mira,resguardar;não deixar fazer moeda falsa,não deixar pôr pé em ramo verde;trazer a barba sobre o ombro = pôr as barbas de molho,tomar precaução;proteger;pôr-se em guarda,estar em guarda;estar preparado contra as eventualidades,estar de sobreaviso,atalaiar;estar de atalaia,ficar de atalaia;ficar de observação,ficar de sobreaviso;ficar antenado,ficar ligado,ficar atento;pôr as barbas de molho,esquadrinhar,andar de orelha à escuta,vigiar os passos de alguém,ser vigiado,andar a recado.
Advérbio
cuidadosamente e adj.;com (zelo e subst.);à espreita,em observação,de sobrerronda,de sobrerrolda,de atalaia,de alcateia,de vigia,de prevenção,por cautela,de sentinela,à escuta,a fito.
prejulgar,prejudiciar,prejudicar,pressupor = prefigurar,preconceber,dogmatizar,fazer juízo temerário,julgar a trouxe e mouxe,olhar somente um lado da questão;obedecer à rotina,obedecer às injunções do magister dixit;claudicar,revelar manifesta parcialidade,desvirtuar,prevaricar,ver com olhos apaixonados,precipitar-se,propender,inclinar-se,julgar através de pernicioso otimismo,cerrar os ouvidos ao bom-senso;revelar espírito de parcialidade,ajoujar-se a conveniências subalternas,ter o rabo preso,existimare unumquemque moribus suis = julgar os outros por si = ex natura sua ceteros fingere,ter um véu diante dos olhos,julgar mal com parcialidade,errar;avaliar para mais;depreciar;condenar antecipadamente,não querer ver o verso da medalha,tirar conclusões precipitadas,ver por um prisma ilusório as coisas de meio perfil,ver num argueiro um cavaleiro,tomar a nuvem por Juno,olhar com os olhos de;ter manifesta predileção por,revelar manifesta predileção por;pender para,desvaliar.
Advérbio
iliberalmente e teocraticamente;ex-parte,sistematicamente,por sistema,segundo uma ideia preestabelecida.
Provérbio
Interjeição
Frase
A vontade e o arbítrio se arvoram em reguladores de. Corvos a corvos não tiram os olhos. De corsário a corsário não se perdem senão os barris. Lobo não come lobo = canis caninam non est.
fazer-se de tolo;não ter pés nem cabeça;descambar-se,sair-se com um enorme disparate;disparatar;dizer disparates,fazer disparates,desenfronhar disparates;tontear,despropositar,trestampar,tresvariar,descambar com enorme disparate;dizer asneiras,dizer desconchavos;galimatizar,deitar cobras e lagartos pela boca,falar a torto e a direito,dar patadas,falar à toa,falar de oitiva,estar com a lua;aferrolhar o bom senso,amortalhar o bom senso,afrontar o bom senso;algemar a lógica,dar o ser a bagatelas e nonadas,peguilhar,disparatar,destemperar,destarelar,preposterar,desconcertar,desconchavar-se,descomedir-se,asnear,bobear,louquejar,necear,sandejar;cercear a inteligência,ser absurdo;ir contra o bom senso,ofender o bom senso;encadear o raciocínio,matar a lógica,escrever o hic jacet do bom senso;não ter pés nem cabeça,ser de cabo de esquadra,bancar o tolo.
Advérbio
absurdamente e adj.;a pospelo,contra toda a razão,sem tom nem som,sem jeito nem maneira,sem pé nem cabeça = nec caput nec pedes.
imaginar,fantasiar,visionar visualizar,arquitetar,bolar (pop),ter imaginativa fecunda,pintar na imaginação,antolhar,antojar,conceber,formar no espírito,idear,idealizar,sonhar,figurar,entressonhar,dar a seres imaginários nome e habitação,fabular,poetizar,romanizar,romancear,ser engenhoso,ser fértil,criar,produzir,gerar,cunhar,quimerizar,inventar,fabricar,improvisar,criar qualquer coisa nova,engenhar,engendrar,construir castelos de dourada quimera,dar largas à imaginação;parafusar,dar tratos à bola,excogitar,conjeturar,presumir,supor,revolver no pensamento,referver a cabeça em projetos,vagar,vaguejar,vaguear,cogitar,fazer profundas cogitações,ter boas ideias,dar rédeas à imaginação;soltar a imaginação,dessoltar a imaginação;entregar-se ao devaneio,mergulhar-se no devaneio;estar nos espaços imaginários,viajar nos espaços imaginários;embalar ilusões;voar nas asas da fantasia,adejar nas asas da fantasia;encher a alma de ilusões,povoar a alma de ilusões,embeber-se em vagas reflexões,invocar espírito,figurar-se,representar-se,imaginar-se,flutuar no espírito,nascer do cérebro,desenhar-se,sugerir;maquinar,devanear,ver em espírito,encabeçar-se,encasquetar-se,cismar,borboletear,afagar a imaginação,pintar na imaginação,planear na fantasia,prefigurar,roubar-se à vida material.
Advérbio
imaginadamente e adj.;em imaginação,na fantasia,in mente,no pensamento,mentalmente,no íntimo da alma.
querer,desejar,ter vontade,tencionar,almejar,objetivar,julgar conveniente,resolver-se,decidir,escolher,optar,determinar-se a (resolver-se);estabelecer (escolher);ter vontade própria,oferecer-se voluntariamente;fazer o que lhe aprouver,ser senhor de seu nariz (liberdade);agir sob a sua própria inspiração;perseverar,insistir,resisitir. fazer como julgar conveniente,agir como julgar conveniente,obrar como julgar conveniente;assumir a responsabilidade,fazer sob sua autoridade,deixar ao critério de.
Advérbio
voluntariamente e adj.;à vontade,à rédea solta,à larga,sem aperto nem coação,a bem,livremente,desafogadamente,de vontade,por vontade,à discrição,a seu bel-prazer,à livre escolha,al piacere,sem cerimônia,por querer,a seu querer,por seu querer,ad libitum,ad arbitrium,ad nutum,à sua satisfação,a seu sabor,como entender,como lhe aprouver,ao seu talante,por sua própria vontade e gosto;a motu proprio,de motu proprio,por motu proprio;de seu próprio movimento,proprio motu,suo motu,ex mero motu,por sua alta recreação,a seu prazer,à sua escolha;sponte sua,de sua própria autoridade,propositadamente;deliberadamente;intencionalmente,por livre e refletida escolha;a seu modo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Stet pro ratione voluntas;Sic volo sic jubeo;Quero, posso e mando;Apraz-me.
abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.
Advérbio
tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).
desejar,ter grande desejo = prurir,açorar-se,querer,pedir,esperar;ter vontade de,anelar,ambicionar,importar-se com,ansiar por,fazer caso de,gostar de,agarrar-se a,aferrar-se a,conceber predileção por,inclinar sua preferência para,preferir;apreciar,dar apreço a,dar o cavaco por,irem-se os olhos em alguma coisa,ter decidido gosto para,mirar,contemplar voluptuosamente,ver alguém com bons olhos,ter olho à,estar resolvido a,pôr a sua mira em,cobiçar,almejar,apetecer,pretender,rebentar por alguma coisa,dar a picholeta por,ter pretensões a,arder por,pelar-se muito por,suspirar por,raivar por,babar-se por,matar-se por,ter verdadeiro fanatismo por,estar morto por,ser fanático por,gamar por,fissurar,finar-se por,arder em desejos de,esgorjar = berrar por,estar a morrer por,ferver em desejos,antojar,antolhar,estar-se lambendo para alguma coisa,estar com cócegas de,pruir,prurir,invejar,pensar em,pôr a sua felicidade em,saborear-se com,ter todo empenho em,interessar-se por,namorar,paquerar,azarar,ficar com,cortejar;ser bom garfo,ter bom apetite,rebentar de fome,lazarar,padecer fome e sede;estar faminto,estar sequioso;apetecer,aguar;criar água na boca,criar saliva na boca;aguçar o dente,solicitar,implorar,pedir,candidatar-se,entrar em concorrência com alguém para,concorrer;inspirar desejo,gerar desejo,suscitar desejo,excitar,acender,provocar,trazer vontade,açorar,fazer sede,estimular o apetite,tentar,ser de botar água na boca,apetitar,esfaimar,provar,desafiar,dar fome a alguém de alguma coisa,fazer negaça = convidar,sorrir a alguém,atrair,agradar;ser desejado = fazer falta,ser o ideal de.
Advérbio
desejosamente e adj.;com olhos longos,com estômago vazio.
Provérbio
Interjeição
esto perpetua!,oxalá!,praza aos céus,praza a Deus!,que Deus seja servido,Deus o permita!,assim seja!,amém!,Deus o queira,prouvera Deus,quem dera!.
Frase
Trinta cães a um osso;Quem muito abarca, pouco aperta.
ser caprichoso;ter sua lua,ter seus dias de lua;meter-se na cabeça de alguém,dar na cabeça a alguém,dar na cabeça de alguém,engasgar-se com mosquito e engolir leão,ter fantasias,dar o ser a bagatelas,dar na telha a alguém,dar na telha de alguém,dar na veneta,esturdiar,estroinar,esdruxulizar-se,singularizar-se,encaprichar-se.
Advérbio
caprichosamente e adj.;sem razão nem rima,sem mais nem menos,sem mais aquela,por dá cá aquela palha.