s. f. || (gal. dispensável) desforra, despique. || (Esporte) Jogo, partida ou prova que um atleta ou grupo de atletas torna a disputar depois de uma derrota e com a aquiescência do vencedor ou vencedores.
F. fr. Revanche.
retaliado e v.;retaliador e v.;castigado com a pena de Talião;recíproco,mútuo.
Verbo
retaliar,recachar,revidar,desafrontar,reenvidar,refilar,remenicar,retorquir,replicar,retrucar,retribuir,corresponder;responder à letra,responder ao pé da letra;reenviar,recambiar,devolver o epíteto de;pagar na mesma moeda,dar o troco,representear (burl.),dar quid pro quo,exire vim viribus = repelir violência com violência,reagir à altura da ofensa,talionar,esmurrarem-se ou esmurraçarem-se,trocar tiros,reconvir;rebater a violência,rebater os agravos,devolver intato,quebrar o ímpeto,acudir à espora;ficar um por outro,estar quite,quitar;caninem pellem rodere = dente por dente.
Advérbio
em represália,en revanche.
Provérbio
Interjeição
Frase
Quem com ferro fere, com ferro será ferido;Mutato nomine de te fabula narratur;Par pari refero;Tu quoque;Suo sibi gladio hunc jugulo;Ódio com ódio se paga;Tu és aço e eu ferro que te maço;Faze-me a barba e far-te-ei o cabelo;Quem abrolhos semeia, espinhos colhe. Espera-lhe a pancada;Onde se dão, aí se levam;Para velhaco, velhaco e meio.
vingar,despicar,tomar despique,ser (vingativo e adj.);ter cabelos no coração,ser um monstro de rancor,desforçar-se,tomar satisfação de uma injúria;ter o coração na sola do pé.,tirar desforra de;tirar vingança de,acoimar morte (ant.),exercer atos de vingança,punir,repelir uma afronta,desafrontar-se,desenxovalhar-se;desenlamear,desagravar-se;desforrar-se;ajustar (as) contas,fazer ajuste de contas (com alguém).,saldar contas com;liquidar contas com,ajustar contas com,despicar-se das ofensas,desinjuriar,lavar uma injúria no sangue de;tomar desforço,desfazer agravo;quebrar o ímpeto,quebrar os ímpetos,reenvidar,revidar,revingar,retaliar,fartar a sede de vingança,desentaipar,tirar a sua a limpo,satisfazer um agravo,estar pago de ofensa recebida,fazer o catatau a alguém,satisfazer-se de alguém;fazer a cama a alguém,comprazer-se com a vingança;nutrir desejos de vingança,acariciar desejos de vingança,exercer vindita contra,jurar pela pele a alguém;ter uma ofensa na garganta,fuzilarem os olhos de alguém prometendo vingança,apanhar a luva;erguer a luva,levantar a luva;exsudar vingança;conjugar o verbo vingar em todos os seus tempos;fazer justiça com as próprias mãos,sujar as mãos de sangue.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Manet cicatrix;a cicatriz fica,Manet alta mente repostum;permanece profundamente gravado no coração;permanece profundamente arraigado no coração;Espera-lhe pela pancada, pela volta;Quem bate esquece, quem apanha nunca esquece;Dente por dente, olho por olho,Bateu, levou (pop.).