Adj. || que gosta de vingar-se; que tem gênio ou disposição para se vingar; que tem propensão para exercer atos de vingança, que não perde ocasião de vingar-se: E um homem vingativo. Temo me diga... que até aos mortos quero fazer vingativos. ( Vieira. )
F. lat. Vindicativus.
odiar (mortalmente),detestar,arrenegar,ter azar a alguém,abominar,esquivar-se de,revoltar-se contra,mostrar-se descortês;ter aversão a;antipatizar com = desengraçar com,aborrecer de morte,ser (odiento e adj.);guardar lembrança das ofensas,ter ódio figadal,nutrir veemente desejo de vingança,exsudar ódio;ter rancor,ter fel no coração;guardar ódio até a morte,ter alguém atravessado na garganta;ter gana a alguém,ter osga a/em alguém;ganhar a alguém entranhado ódio,sentir mal de alguém,conceber aversão,beber o sangue a alguém,falar ab irato = num momento de raiva = num impulso de cólera;malquerer,ter entojo a alguém,desquerer,desamar,desenamorar-se,desestimar,desadorar,jurar pela pele de alguém,levar o seu ódio ao ponto de não poder ver alguém,querer engolir alguém,ter birra com alguém,irar-se,fuzilarem os olhos de alguém,espumar de raiva;excitar ódio,atear ódio,acender ódio,semear ódio;semear dissensões (malevolência).
ser (irascível e adj.);ter gênio irascível,ter repentes,ter ímpetos de mau gênio;ser irritável,ser irritadiço,ser explosivo;irritar-se com facilidade;ter pavio (muito) curto;ter o sangue fogoso,ter o sangue quente;ter cabelinho na venta,cabelo na venta,não ser para graça,ter ventas,ser áspero de gênio;irritar-se,ser de humor acre;ser de nariz arrebitado,ter seus dias,ter o diabo no corpo,ser propenso a repentes de cólera;ser azedo,mexer em casa de marimbondos,cutucar/ catucar a onça com vara curta;.
vingar,despicar,tomar despique,ser (vingativo e adj.);ter cabelos no coração,ser um monstro de rancor,desforçar-se,tomar satisfação de uma injúria;ter o coração na sola do pé.,tirar desforra de;tirar vingança de,acoimar morte (ant.),exercer atos de vingança,punir,repelir uma afronta,desafrontar-se,desenxovalhar-se;desenlamear,desagravar-se;desforrar-se;ajustar (as) contas,fazer ajuste de contas (com alguém).,saldar contas com;liquidar contas com,ajustar contas com,despicar-se das ofensas,desinjuriar,lavar uma injúria no sangue de;tomar desforço,desfazer agravo;quebrar o ímpeto,quebrar os ímpetos,reenvidar,revidar,revingar,retaliar,fartar a sede de vingança,desentaipar,tirar a sua a limpo,satisfazer um agravo,estar pago de ofensa recebida,fazer o catatau a alguém,satisfazer-se de alguém;fazer a cama a alguém,comprazer-se com a vingança;nutrir desejos de vingança,acariciar desejos de vingança,exercer vindita contra,jurar pela pele a alguém;ter uma ofensa na garganta,fuzilarem os olhos de alguém prometendo vingança,apanhar a luva;erguer a luva,levantar a luva;exsudar vingança;conjugar o verbo vingar em todos os seus tempos;fazer justiça com as próprias mãos,sujar as mãos de sangue.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Manet cicatrix;a cicatriz fica,Manet alta mente repostum;permanece profundamente gravado no coração;permanece profundamente arraigado no coração;Espera-lhe pela pancada, pela volta;Quem bate esquece, quem apanha nunca esquece;Dente por dente, olho por olho,Bateu, levou (pop.).