Adj. || que tem unto ou gordura; oleoso, gorduroso: Depressa a untuosa sopetarra. que hei de atirar a três gargantas de canzarrão. ( Garrett. ) || Relativo a iguarias em que predominam molhos, gorduras, carnes, etc. || Que produz uma impressão tátil análoga à que determinam os corpos gordurosos: O talco é um mineral untuoso ao tato. || (Fig.) Macio, aveludado; brando, cheio de unção; mélico, melífluo: A sua fala é untuosa. Começou a Interrogá-lo, com a voz untuosa, cheia de amor. ( Aloísio Azevedo , Casa de Pensão , c. 5. p. 90.) || V. inseto-untuoso.
F. lat. Unctuosus.
ser (servil e adj.);prestar-se a,submeter-se a,rebaixar-se,apequenar-se,apoucar-se,andar de bruços,deixar-se oprimir,receber a senha,vergar-se,dar a garupa,deixar-se levar pelo nariz,estar por tudo,aceitar o cabresto,não ver senão pelos olhos de alguém,ser pau para toda colher,ser pau mandado,andar à corda de alguém,prestar-se a tudo,abaixar-se ignobilmente,rastear-se,rastejar(-se),subalternizar-se,zumbrir-se,fazer rapapés,desmanchar-se em salamaleques,subjugar-se = seguir alguém em todos os caprichos,deitar-se aos pés de alguém,lamber os pés,engraxar as botas de,bajular,puxar o saco,debruçar-se aos pés de alguém,amolgar-se;ir com a corrente,ou acompanhar a corrente,acompanhar a onda;ser arreburrinho de alguém;prevenir as ordens,as intenções de alguém;atoar-se a alguém,assinar de cruz,cortejar,ajoelhar-se;curvar-se,alcachinar-se,mesurar,rojar-se por terra,prostrar-se,cair de joelhos,acocorar-se,rastejar,agachar-se,chapuzar-se,alapardar-se,alavercar-se,colear,submeter-se,beijar a fímbria do manto de alguém,adorar o sol nascente,prostituir-se aos poderosos,apedrejar o sol no ocaso,farejar o toque de retirada,humilhar-se,abandalhar-se,avacalhar-se,aviltar-se,sevandijar-se,subalternizar-se,rebaixar-se,acarneirar-se,desfibrar-se,render-se;prescindir dos seus direitos,das suas prerrogativas.
Advérbio
servilmente e adj.;à força de rapapés,às cegas,a rojo,de rojo,de rastos.
adular,bajular,babujar,chaleirar,dar ventos a alguém,incensar,pegar no bico da chaleira,puxar o saco de alguém (pleb.),engrossar,dar incenso,cantar loas a alguém,zumbaiar,fazer zumbaias a alguém,não esquecer um único item da cortesania,turibular,festejar por lisonja e servilismo,buscar a escama atrás da orelha de alguém,dar manteiga a alguém,solicitar os corações dos grandes,louvaminhar,prazentear,apajear alguém,sorrabar = andar atrás de;turificar,turiferar,turibular,queimar incenso a,enredar alguém com lisonja,bajoujar,rasgar seda (gír.),fazer antecâmara,cercar de atenções e amabilidades,cortejar,fazer a corte,arrastar a asa,zumbaiar o corpo,dizer galanteios,lamber os pés a alguém,meter das gordas a alguém (loc. elip.) = enredar alguém com lisonjas,mesurar,desfazer-se em zumbais;prestar-se a vilanias para conseguir alguma coisa,dar mel pelos beiços,agradar,fazer rapapés,cativar a benevolência dos potentados,adorar o sol nascente,fazer a boca doce a alguém,lisonjear os ouvidos de alguém,louvar,elogiar,amimar,rebaixar-se;enlabiar,dourar a pílula,apalacianar-se,insinuar-se nas boas graças de,granjear,procurar atrair,exagerar;ser (adulado e adj.);aceitar as oblações,escutar o canto da sereia,deixar-se inebriar nos turbilhões de incenso,capitular,ceder,cair no laço,deixar cair o queijo da boca.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Transverbera-lhe pelo semblante a ânsia de se prostituir aos poderosos.