s. m. || sistema metafísico, em que se nega a existência da matéria e só se admite a forma. || Apego obstinado a formalidades, a etiquetas; conjunto dessas etiquetas: Uma só das minhas gargalhadas destruíu todo o formalismo cerimonioso que me parecia ridículo entre parentes. ( Coelho Neto , Água de Juventa , p. 133, ed. 1921.)
F. Formal.
estar na moda,estar fashion,es tar na beta,estar no gosto do dia,estar em voga,estar nos trinques;reinar,prevalecer,estar de ponto em branco,andar no requinte da moda,andar nas pontinhas,trajar com apuro,finfar;seguir a moda,acompanhar a moda,aceitar a moda;conformar-se com a moda;ir com a corrente;vestir-se com esmero,vestir-se com primor,vestir-se com elegância;pôr-se à moda,pôr-se à última moda;desfilar,espenicar-se,enfeitar-se,exibir bons vestuários,adornar-se,fazer um figurão,servir de modelo,galhardear trajes vistosos,andar no trinquete;deitar moda,criar moda,pôr em moda,dar a moda,encasquilhar-se,puxar-se,esmerar-se,janotar,luxar,embonecar-se,aperaltar-se,fragatear,tafular,enfeitar-se,pimponar,pimponear,chibar,chibantear,casquilhar,peraltear,andar no requinte da moda,andar como um taful,galear,adonisar-se,aperalvilhar-se,arrebitar-se.
Advérbio
elegantemente e adj.;no rigor da moda,na última moda,à moda,en grande tenue (ornamento);a caráter,por amor à moda,comme il faut,à guisa.
afetar-se,alambicar-se,ser o nec plus ultra de,contrafazer-se,ter modos enigmáticos,requintar-se;apurar-se,esmerar-se até o ridículo;romantizar-se,lamber,dar-se ares,ir ao extremo de;aparentar nos modos,aparentar nas falas;espevitar-se,amaneirar-se,fazer por dar na vista,inculcar-se;fazer-se velho,fazer-se bonito,assumir atitudes,gaifonar = trejeitar,fazer papel,alardear;usar de afetação,delamber-se,contorcer-se,retorcer-se,flautar = falar com afetação,espevitar as palavras,menear,requebrar,derrengar,dandinar,bambolear-se,gingar,saracotear,recachar,abusar dos meneios do corpo,emplastar,masculinizar-se,europeizar-se,espanholizar-se,afidalgar-se.