adj. || que tem ou aparenta humildade: Quem hoje propõe ser casto, amanhã ser humilde, ao outro dia ser mortificado, tarde poderá ser mortificado ou humilde ou casto. ( Man. Bernardes. ) || Simples, modesto, singelo, submisso: Ela no peito menor sentiu a dor e humilde orava. ( Gonç. Dias. ) || Obscuro, pobre; medíocre; baixo, mísero: Para que quer saber a minha humilde condição? ( Garrett. ) Cuidais que haveis de inferir, que foi pobre e humilde sob o teto da família? (Lat. Coelho.) || Usa-se como expressão de modéstia e civilidade, quando nos dirigimos a qualquer pessoa: Sou um dos seus humildes admiradores; sou seu humilde criado. || -, s. m. pessoa humilde: Chamou a si os humildes; proteger os humildes.
F. lat. Humilis (por influência de humildade).
sucumbir,abater-se,não poder resistir,sujeitar-se,subordinar-se,atar-se ao jugo;sucumbir às armas de,sucumbir ao ferro de;pôr-se à disposição;dobrar a cerviz,dobrar o joelho;procumbere humi = cair por terra,beijar o pó,chegar ao relho,curvar a fronte,curvar a cabeça,entregar-se,vergar-se,vergar-se ao prestígio da força,dar com a carga em terra,dar parte de fraco,abaixar a cabeça,zumbrir-se,ser dominado;arriar a carga;render as armas,depor as armas,abater as armas,arriar as armas;entregar a espada,dar a palma a alguém,pedir quartel;arriar bandeira,mochila;render-se à discrição,humilhar-se;entregar-se à mercê de,bater em retirada,render-se,submeter-se,vassalar (p. us.),dar-se por cangado;morder o pó,morder a poeira;dar-se a partida,declarar-se vencido,render-se à clemência dos vencedores,capitular diante da imposição,render as armas,arvorar a bandeira branca,hastear a bandeira branca,brandir a bandeira branca,pôr-se à mercê de,entregar-se,capitular,levantar os braços,erguer os braços,cair por terra vencido,apresentar as chaves,rojar a fronte no pó;rojar-se,volver-se no pó;ficar debaixo,genufletir,curvar-se,preitear,prosternar-se,prostrar-se,cair de rojo,ficar sucumbido,afocinhar-se,patear,atrelar-se ao carro dos vencedores,preitegar,cair de joelho,deitar-se aos pés,agachar-se,obedecer;amolecer,resignar-se,conformar-se;ir a Canossa,ajoujar-se aos destinos de,inclinar-se à vontade de,oferecer o colo ao jugo,mostrar o pescoço já inclinado ao jugo,alçar o braço,agitar a bandeira,passar pelas forcas caudinas,cair debaixo das lanças de;ficar à mercê de,estar à mercê de;oferecer a outra face,avaler des couleuvres;sorver lágrimas,engolir lágrimas,engolir injúrias,engolir a pílula,engolir em seco;devorar,engolir uma afronta;agradecer o insulto,passar recibo da ofensa,não responder ao insulto,ter sangue de barata,ter bom estômago,engolir cobras e lagartos,devorar a humilhação,não reagir;curtir,tragar a afronta,bater no peito.
Advérbio
resignadamente e adj.;com a corda no pescoço;genibus flexis,de joelhos.
Provérbio
Interjeição
Frase
Seja tudo pelo amor de Deus!,Não há mais remédio. Amém!,Assim seja!,Fiat voluntas tuas.
obedecer,ser obediente e adj.;obedecer,obtemperar,sujeitar-se,aquiescer,anuir,submeter-se à vontade de;respeitar,cumprir,acatar,prestar obediência,jurar obediência,render obediência;obrigar-se a alguém,obedecer sem replicar,fazer boa cara,submeter-se;desvoluntariar-se ao sabor de seus superiores,baixar a cabeça,servir fielmente,acolitar,curvar-se,humilhar-se,ir ao encontro da vontade de alguém;receber ordens de,cumprir leis,cumprir ordens de;seguir à bandeira de,satisfazer às ordens de,estar à mercê de,obedecer à espora de,deixar-se levar pelo nariz (servilismo);aquiescer às ordens,aquiescer às intenções de;executar as ordens de,apajear;acudir ao apelo,acudir ao leme de;atender às ordens de,obedecer à espora do cavaleiro,cumprir,dar execução,corresponder;ir ao beija-mão;render preito e homenagem,protestar respeito e vassalagem,tributar-se,tornar-se tributário;cingir-se,limitar-se,seguir estritamente,desamotinar,depor as armas.
Advérbio
obedientemente e adj.;à disposição de,às ordens de,sob o controle de,em obediência,em cumprimento.
ser plebeu e adj.;não ter berço,descender de humilde prósapia,catingar,ser fraca roupa,ser de baixa condição,ser um ilustre desconhecido;não ter pai alcaide,estar na obscuridade;viver na obscuridade,gandaiar,andar à gandaia,aburguesar-se,agarotar-se,aplebear-se;acanalhar-se.
ser (humilde e adj.);dignar-se,condescender em,não se dedignar = não ter menosprezo por,ter muita condescendência para com todos,ter a gentileza de,abrir dócil o coração a,beijar as mãos (servilismo);açucarar-se = tornar-se meigo,gostar da obscuridade,confessar a própria fraqueza,deitar-se aos pés de alguém,resignar-se;ceder a palma,baixar a cabeça,zumbrir-se,submeter-se,humilhar-se,humildar-se,ir a Canossa,ajoelhar-se,inclinar-se,passar pelas forcas caudinas,prosternar-se,prestar homenagem,preitear;rojar-se,volver-se no pó;estirar-se,desengrimpar-se,desensoberbecer-se,despir a estamenha do orgulho,desenfunar-se,desemproar-se;pôr o rabo entre as pernas;meter-se nas encóspias;castigar o corpo,macerar o corpo;meter-se na concha,rojar-se nas cinzas da penitência e humildade,dar-se,subir a cor ao rosto,corar,pejar-se,rosar-se,envergonhar-se,caírem as faces no chão,curvar-se,curvar a fronte,considerar-se um ente nulo,ir batendo a alheta = retirar-se corrido e envergonhado,ser corrido e adj.;envergonhar-se,humilhar,abater o orgulho,vergar,desentonar,declinar a prosápia a alguém,vexar,confundir,levar à parede,esmagar a soberba;amansar a soberba,abaixar a soberba;quebrar os cornos a alguém,castigar o brio;abater os fumos,abater as fumaças,abater a proa,abater a soberba;achincalhar,rebaixar,amesquinhar,desencristar,desenfatuar,desendeusar,espezinhar,suplantar,meter num chinelo,desemproar,desensoberbecer,mortificar = lhanar,esmagar,desentesar,arrasar,arrombar o ânimo,destopetear,apear,sopear = colocar debaixo dos pés.
Advérbio
humildemente e com o rabo entre as pernas,rendidamente,de olhos baixos.
ser (modesto e adj.);meter-se na cama,encolher-se,retrair-se,encouchar-se,não saber onde meter as mãos,fazer com a mão direita de sorte que a esquerda o não veja,despojar-se da vaidade;gostar de ficar na sombra;amar a obscuridade;negar-se de sábio;aconchar-se,retrair-se,atarantar-se,atrapalhar-se,sentir o rosto em brasa,baixar os olhos,arder o pejo nas faces pudibundas,envergonhar-se,corar;erubescer-se,perturbar-se,rosar-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,cair com as faces no chão;desprezar a popularidade,obrar e não falar.
Advérbio
modestamente e adj.;sem cerimônia,sem toque de trombeta,à capucha,sem mais aquela,particularmente,sem estudadas negaças,à ligeira,sem aparato,sem vaidades de língua.
ser (servil e adj.);prestar-se a,submeter-se a,rebaixar-se,apequenar-se,apoucar-se,andar de bruços,deixar-se oprimir,receber a senha,vergar-se,dar a garupa,deixar-se levar pelo nariz,estar por tudo,aceitar o cabresto,não ver senão pelos olhos de alguém,ser pau para toda colher,ser pau mandado,andar à corda de alguém,prestar-se a tudo,abaixar-se ignobilmente,rastear-se,rastejar(-se),subalternizar-se,zumbrir-se,fazer rapapés,desmanchar-se em salamaleques,subjugar-se = seguir alguém em todos os caprichos,deitar-se aos pés de alguém,lamber os pés,engraxar as botas de,bajular,puxar o saco,debruçar-se aos pés de alguém,amolgar-se;ir com a corrente,ou acompanhar a corrente,acompanhar a onda;ser arreburrinho de alguém;prevenir as ordens,as intenções de alguém;atoar-se a alguém,assinar de cruz,cortejar,ajoelhar-se;curvar-se,alcachinar-se,mesurar,rojar-se por terra,prostrar-se,cair de joelhos,acocorar-se,rastejar,agachar-se,chapuzar-se,alapardar-se,alavercar-se,colear,submeter-se,beijar a fímbria do manto de alguém,adorar o sol nascente,prostituir-se aos poderosos,apedrejar o sol no ocaso,farejar o toque de retirada,humilhar-se,abandalhar-se,avacalhar-se,aviltar-se,sevandijar-se,subalternizar-se,rebaixar-se,acarneirar-se,desfibrar-se,render-se;prescindir dos seus direitos,das suas prerrogativas.
Advérbio
servilmente e adj.;à força de rapapés,às cegas,a rojo,de rojo,de rastos.
respeitar,prezar,acatar;admirar;reverenciar;tributar,guardar respeito;reverenciar,considerar,prestar homenagem,homenagear;prestar homenagem,render preito,render homenagem;ter em grande consideração,esguardar,estimar (aprovar);prestar honras,dicar = tributar,glorificar,cercar de atenções,receber com pálio,prestigiar;prestar tributo a,inclinar-se diante,curvar-se,não brincar com,mesurar,humilhar-se,inclinar-se,escarolar-se,descobrir-se,venerar,fazer continência,desbarretar-se,descobrir-se;apresentar armas,prostrar-se,prosternar-se,guardar a respectiva distância,sentir a sua pequenez,guardar o devido decoro,contemplar,observar o cerimonial;inspirar,infundir,impor,granjear,ganhar respeito;impor-se ao respeito,desagravar,desenxovalhar.
Advérbio
respeitosamente e adj.;por deferência a,com o maior respeito,por amor de,com elevado apreço,salva sit reverentia,com submissão,com todo o acatamento,pace tanti nominis,em atenção a.
Provérbio
Interjeição
salve!,ave!,esto perpetua! = seja eterno (deixe que seja etero)!,Deus te salve!.
ser (piedoso e adj.);ter fé,receber os sacramentos,guardar a fé,cumprir os preceitos de Deus e da Igreja,viver na lei divina,santificar o nome de Deus;servir a Deus,os preceitos da religião,guardar dia santo;observar;obedecer;respeitar;ser virtuoso;crepitar a fé no coração,converter ao estado de inocência;converter,atrair à fé,reduzir à fé;catequizar;trazer ao grêmio da Igreja,catolizar-se,livrar das penas do inferno,restituir à bem-aventurança,conduzir-se pelo caminho da bem-aventurança.