v. tr. || dar, atribuir (às coisas) proporções maiores do que devem ter ou na realidade têm: Exagerar a medida, o cálculo, o castigo; exagerar a vitória, a derrota, a desgraça. || Falar (de alguma coisa) com excesso, louvando ou deprimindo: Exagerar uma beleza, uma ação, um defeito. || Ostentar, aparentar (em mal ou bem) mais do que realmente é: Exagerar o desgosto, a dor, a amizade, o carinho. || (Bel. artes) Acentuar, pronunciar em demasia: Exagerar um contorno, uma atitude, um colorido, etc. || -, v. intr. e pr. ser exagerado nos gestos, nos modos, na maneira de dizer, de cantar, de fazer, etc.: Seria um bom ator se não se exagerasse tanto.
F. lat. Exaggerare.
falsamente % adj,à la Tartufe,vero procul = com falsidade,por subrepção,a título de,com a cor de,sob a capa de,atrás da capa da hipocrisia,ao envés,de envés;com velhacaria,à socancra,pela sonsa,com dissimulação;só na aparência.
redundantemente e adj.;demais a mais,em excesso,em demasia,além do necessário,além do devido,demasiadamente,de foz em fora,sem conto,sem número,sem medida,de sobejo,de sobra,à saciedade,mar em fora;além do necessário,do devido;atulhadamente,até não mais querer,até à saciedade,até fartar,até a medula,o mais que podia ser,menos as franjas,de sobresselente,de reserva,de sobejo,sobreposse,por demais,até os olhos,até as orelhas,a mais não poder ser,sobremaneira;satis superque = superabundantemente;plus satis = excessivamente.
adular,bajular,babujar,chaleirar,dar ventos a alguém,incensar,pegar no bico da chaleira,puxar o saco de alguém (pleb.),engrossar,dar incenso,cantar loas a alguém,zumbaiar,fazer zumbaias a alguém,não esquecer um único item da cortesania,turibular,festejar por lisonja e servilismo,buscar a escama atrás da orelha de alguém,dar manteiga a alguém,solicitar os corações dos grandes,louvaminhar,prazentear,apajear alguém,sorrabar = andar atrás de;turificar,turiferar,turibular,queimar incenso a,enredar alguém com lisonja,bajoujar,rasgar seda (gír.),fazer antecâmara,cercar de atenções e amabilidades,cortejar,fazer a corte,arrastar a asa,zumbaiar o corpo,dizer galanteios,lamber os pés a alguém,meter das gordas a alguém (loc. elip.) = enredar alguém com lisonjas,mesurar,desfazer-se em zumbais;prestar-se a vilanias para conseguir alguma coisa,dar mel pelos beiços,agradar,fazer rapapés,cativar a benevolência dos potentados,adorar o sol nascente,fazer a boca doce a alguém,lisonjear os ouvidos de alguém,louvar,elogiar,amimar,rebaixar-se;enlabiar,dourar a pílula,apalacianar-se,insinuar-se nas boas graças de,granjear,procurar atrair,exagerar;ser (adulado e adj.);aceitar as oblações,escutar o canto da sereia,deixar-se inebriar nos turbilhões de incenso,capitular,ceder,cair no laço,deixar cair o queijo da boca.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Transverbera-lhe pelo semblante a ânsia de se prostituir aos poderosos.