s. f. || (vulg.) lisonjas enganosas, falsos carinhos. || Contrabando de comestíveis para os subtrair aos direitos de consumo. || Candongueiro. || (Bras.) Amor, benzinho, a pessoa querida.
F. talvez bundo ca (pequeno) +ndong(benzinho).
sob falsas aparências,detrás da capa de,sob o rótulo de,por artes de berliques e berloques,por modo de osga,com dissimulação,à sorrelfa,pela calada.
Provérbio
Interjeição
Frase
O recado que trazem é de amigo.;Mas debaixo o veneno vem encoberto (Camões).,Isto traz água pelo bico.,Mete-lhe o dedo na boca.,Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.,Aqui há coisa encoberta.,Aqui há dente de coelho.,Quis vult decipi decipiatur = quem quer ser enganado, que o seja.
adular,bajular,babujar,chaleirar,dar ventos a alguém,incensar,pegar no bico da chaleira,puxar o saco de alguém (pleb.),engrossar,dar incenso,cantar loas a alguém,zumbaiar,fazer zumbaias a alguém,não esquecer um único item da cortesania,turibular,festejar por lisonja e servilismo,buscar a escama atrás da orelha de alguém,dar manteiga a alguém,solicitar os corações dos grandes,louvaminhar,prazentear,apajear alguém,sorrabar = andar atrás de;turificar,turiferar,turibular,queimar incenso a,enredar alguém com lisonja,bajoujar,rasgar seda (gír.),fazer antecâmara,cercar de atenções e amabilidades,cortejar,fazer a corte,arrastar a asa,zumbaiar o corpo,dizer galanteios,lamber os pés a alguém,meter das gordas a alguém (loc. elip.) = enredar alguém com lisonjas,mesurar,desfazer-se em zumbais;prestar-se a vilanias para conseguir alguma coisa,dar mel pelos beiços,agradar,fazer rapapés,cativar a benevolência dos potentados,adorar o sol nascente,fazer a boca doce a alguém,lisonjear os ouvidos de alguém,louvar,elogiar,amimar,rebaixar-se;enlabiar,dourar a pílula,apalacianar-se,insinuar-se nas boas graças de,granjear,procurar atrair,exagerar;ser (adulado e adj.);aceitar as oblações,escutar o canto da sereia,deixar-se inebriar nos turbilhões de incenso,capitular,ceder,cair no laço,deixar cair o queijo da boca.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Transverbera-lhe pelo semblante a ânsia de se prostituir aos poderosos.