Sua língua na Internet

 

(cor.ti.na)

sf.

1. Peça de pano ou de outro material que se pendura para cobrir algo ou um recinto (portegendo da luz, do olhar etc., ou como separação, divisória etc.); CORTINADO; REPOSTEIRO

2. Qualquer coisa que impeça a passagem da luz, obstruindo: obturador de cortina: cortina de fumaça

3. Teat. Qualquer material us. para ocultar a boca de cena

4. Termo que indica, em roteiros ou textos teatrais, o momento em que deve cair a cortina (3)

5. Cin. Telv. Efeito visual que bloqueia e libera a imagem, para passar de um plano a outro

6. Fig. Fileira, série, carreira (cortina de árvores)

7. Cons. Parte da muralha entre duas torres de uma fortificação

8. Cons. Murada que serve de arrimo a ambos os lados de uma ponte

[F.: Do lat. tard. cortina.]


Atrás da cortina
1 Bras. De maneira escusa; por baixo do pano.


Cortina alemã
1 Teat. Antq. Ver Cortina de manobra.


Cortina à polichinelo
1 Teat. Cortina teatral inteiriça com um tubo preso a sua borda inferior, que se abre ao ser içado o tubo, com isso enrolando a cortina.


Cortina de bambu
1 Pol. Antq. Fig. As fronteiras políticas e culturais entre a China e o resto do mundo, em analogia com o termo ' cortina de ferro' aplicado à antiga União Soviética e aos países comunistas da Europa oriental.


Cortina de boca
1 Teat. Tela ou cortina que separa o público do palco, ocultando-o.


Cortina de ferro
1 Teat. Placas de amianto à frente da cortina de boca para isolar o a plateia do palco em caso incêndio; cortina de segurança.
2 Pol. Antq. Fig. A fronteira política e cultural que havia entre os países do Ocidente e a ex-União Soviética e os países comunistas da Europa oriental.
3 Pol. Antq. P.ext. Denominação da área geográfica ocupada pela ex-União Soviética e os países comunistas da Europa oriental.


Cortina de fumaça
1 Mil. Nuvem artificial formada intencionalmente pela fumaça das chaminés de navios de guerra, ou por produtos químicos usados com este fim, para ocultar a posição ou o movimento de tropas, navios, grupos em confronto etc., em situações de combate.
2 P. ext. Fig. Qualquer medida para ocultar, iludir ou despistar.


Cortina de manobra
1 Teat. Cortina leve us. para ocultar troca de cenário em área não usada do palco enquanto a cena continua.


Cortina de segurança
1 Teat. Ver Cortina de ferro (1).


Cortina grega
1 Teat. Cortina de teatro em duas seções, uma transpassando ligeiramente a outra no centro, que se abrem ou fecham afastando-se ou aproximando-se.


Cortina italiana
1 Teat. Cortina de teatro em duas seções franzidas que é aberta levantando-se verticalmente e puxando-se lateralmente ao mesmo tempo.


Cortina lenta
1 Teat. Abertura ou fechamento em ritmo lento da cortina de boca.


Cortina rápida
1 Teat. Abertura ou fechamento súbito da cortina de boca.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Sombra

Substantivo

toldo (cobertura),guarda-chuva,guarda-sol,sombreiro,sombrinha,barraca,cortina,árvore,abajur,guarda-vista,bandeira de candeeiro,cortinado,nuvem,névoa,nevoeiro;insufilme;óculos de sol;pala,parassol;sombra fresca,protetora;umbria.

Adjetivo

sombrio,sombroso,umbroso,umbrático,umbrífero,umbrátil,enevoado,nevoento,nevoado,brumoso,brumal,nebuloso,anuviado,nuvioso,nubloso,nubiloso,nublado,umbrícola,copado,frondoso,turvo,túrbido.

Verbo

sombrear,sombrejar,lançar sombra,cerrar cortina,cortinar,enuvear,encobrir,assombrear,assombrar,projetar sombra;estender-se,cair a sombra,colgar a sombra;anuviar,nevoar,toldar,turvar,turbar,turvejar,enublar,obscurecer,enevoar,velar,embruscar,ensombrar,escurecer,nevoentar,empanar,embaciar,acidentar de fortes sombras.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Esconderijo

Substantivo

socairo,entrefolho,esconderelo,esconso,escondedouro,escondedor,encoberta,segredo,latíbulo,reconditório,homízio,retrete,aposento secreto,recesso,coi ou coio,recâmara,recanto,ladroeira,valhacouto,cova,furna,loca,algar,caverna,fojo,cadoz,subterrâneo,socavão,covil,cama,gruta,socava,antro,toca,leoneira,rechego,lapa,desvão,madrigueira ou madrilheira,cafua,cafurna,receptáculo,buraco,cripta,biboca,quilombo,mocambo,moita,caminho desconhecido,guarida,refúgio,retiro;poterna,escaninho,recato;abrigo,guarita,tapagem,tapume,tapigo,sebe,cobertura,antolhos,biombo,alcova,véu flâmeo (ant.),sobrevirtude,anteface,cortina,mosquiteiro,rodapé,mosqueiro,arquelha (ant.),guarda-porta,guarda-vento,para-fogo,gelosia,reposteiro = somilher (casa real),veneziana,capote,embuço,manto,máscara,carantonha,caraça,carântulas,careta,viseira,disfarce,fantasia,dominó,pala,alçapão (fonte de perigo).

Adjetivo

grutesco.

Verbo

esconder(-se),ficar de emboscada,ficar de tocaia;pôr-se de salto,pôr-se de alcateia;emboscar-se,tocaiar,atocaiar,armar cilada;disfarçar-se,rebuçar-se,embuçar-se,metamorfosear-se,transformar-se;homiziar-se,foragir,enfurnar-se,enlapar-se.

Advérbio

à espreita.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção