s. m. || cautela, prudência para evitar algum dano: Uma cela de abadessa escrupulosa não tem maiores recatos. ( Castilho. ) || Modéstia, pudor, pejo, honestidade: As faces puras e que não tinham corado de outro pejo senão do da virtude e do recato. ( Garrett. ) || Segredo, mistério; resguardo; recolhimento: Criada no recato da semiclausura de um recolhimento. ( R. da Silva. ) || secreto e oculto, recanto, esconderijo.
F. lat. Recautus.
esconder(-se),ficar de emboscada,ficar de tocaia;pôr-se de salto,pôr-se de alcateia;emboscar-se,tocaiar,atocaiar,armar cilada;disfarçar-se,rebuçar-se,embuçar-se,metamorfosear-se,transformar-se;homiziar-se,foragir,enfurnar-se,enlapar-se.
ir direto à questão,deixar de divagações,dizer precisamente o necessário,não se perder em digressões,ir aos fatos,dizer com simplicidade e sem ênfase (laconismo),restringir-se ao principal,não enfeitar.
ser cauteloso e adj.;tomar cuidado,prestar atenção,medir as consequências,ficar vigilante;ficar de sobreaviso,trazer a barba sobre o ombro,pôr as barbas de molho,levar as precauções ao extremo,encomendar de antemão;fazer tudo com segurança,pensar duas vezes,medir a extensão do salto,olhar por si,examinar o reverso da medalha,olhar para o dia de amanhã,não pôr o pé em ramo verde,ter conta em si,cortar o casaco conforme o pano,quitar questões,armar-se de prudência,reparar;tomar tento,ter cautela;reservar,usar de cautela,andar com o prumo na mão,jogar seguro,proceder ajuizadamente,tomar o pulso;apalpar o terreno,sondar o terreno;acautelar-se,cavidar-se (ant.),atalaiar-se,caucionar-se,ponderar,refletir,sangrar-se em saúde,precaver-se,precatar-se,recatar-se,precaucionar-se,precautelar-se,premunir-se,acastelar-se,preparar-se,preservar-se,prevenir-se,segurar-se,armar-se,apetrechar-se,refrear a língua,comedir as palavras,retrair-se,abster-se de,não se comprometer,aguardar a marcha dos acontecimentos,sofrear,assentar (a cabeça),reavisar-se,amadurar-se,apropositar-se,tomar propósito,resguardar-se,recatar-se,perceber-se,aperceber-se,prover,prevenir,remediar,suprir,comedir-se;considerar,pesar os prós e os contras,tornar-se prudente e adj.;maturar-se.
Advérbio
cautelosamente e adj.;à cautela,de previsto,atentadamente,a furta-passo,com pés de lã,pisando em ovos.
Provérbio
Interjeição
cuidado!.
Frase
Timeo Danaos;Antes que cases, vê o que fazes;O seguro morreu de velho.
ser (humilde e adj.);dignar-se,condescender em,não se dedignar = não ter menosprezo por,ter muita condescendência para com todos,ter a gentileza de,abrir dócil o coração a,beijar as mãos (servilismo);açucarar-se = tornar-se meigo,gostar da obscuridade,confessar a própria fraqueza,deitar-se aos pés de alguém,resignar-se;ceder a palma,baixar a cabeça,zumbrir-se,submeter-se,humilhar-se,humildar-se,ir a Canossa,ajoelhar-se,inclinar-se,passar pelas forcas caudinas,prosternar-se,prestar homenagem,preitear;rojar-se,volver-se no pó;estirar-se,desengrimpar-se,desensoberbecer-se,despir a estamenha do orgulho,desenfunar-se,desemproar-se;pôr o rabo entre as pernas;meter-se nas encóspias;castigar o corpo,macerar o corpo;meter-se na concha,rojar-se nas cinzas da penitência e humildade,dar-se,subir a cor ao rosto,corar,pejar-se,rosar-se,envergonhar-se,caírem as faces no chão,curvar-se,curvar a fronte,considerar-se um ente nulo,ir batendo a alheta = retirar-se corrido e envergonhado,ser corrido e adj.;envergonhar-se,humilhar,abater o orgulho,vergar,desentonar,declinar a prosápia a alguém,vexar,confundir,levar à parede,esmagar a soberba;amansar a soberba,abaixar a soberba;quebrar os cornos a alguém,castigar o brio;abater os fumos,abater as fumaças,abater a proa,abater a soberba;achincalhar,rebaixar,amesquinhar,desencristar,desenfatuar,desendeusar,espezinhar,suplantar,meter num chinelo,desemproar,desensoberbecer,mortificar = lhanar,esmagar,desentesar,arrasar,arrombar o ânimo,destopetear,apear,sopear = colocar debaixo dos pés.
Advérbio
humildemente e com o rabo entre as pernas,rendidamente,de olhos baixos.
ser honrado,ser digno,ser idôneo,ser reto,ser correto,ser a essência da (honradez e subst.);ter boas referências,ter caráter,seguir os princípios morais,ser a encarnação viva e perfeita da honra,ser homem de (consciência e subst.);proceder ou agir com honradez,proceder ou agir com integridade,proceder ou agir com lisura,proceder ou agir com decência,proceder ou agir com consciência,proceder ou agir dentro da razão;mostrar-se ilibado,andar direito,estimar-se,respeitar-se,prezar-se,ter dignidade;ter um nome a zelar,ter uma tradição a zelar;portar-se com honestidade,honestar-se,não ter nada em que se lhe pegue,ter bons sentimentos;fazer capricho em,fazer timbre de;caprichar-se,timbrar em ser justo;ser sempre seu timbre,ter sempre sua divisa de honra;proceder nobre e cavalheirescamente,só conhecer a superfície plana, sem altos nem baixos;cumprir o seu dever;amar a virtude;cumprir os seus compromissos com fidelidade,mostrar-se ilibado = tirar a sua a limpo,vitam impendere vero = dedicar a vida à verdade,cultuar a verdade;ser homem de consciência,ter consciência,ser de alto coração,portar-se honradamente,ter poder em si;manter uma grande seriedade de princípios,manter um espírito implacável de justiça;cumprir sua palavra,não faltar à fé jurada,manter o decoro de sua posição,afirmar princípios e contrariar interesses;pagar por honra da firma.
Advérbio
honradamente e adj.;bona fide,de boa fé,com a consciência limpa,sem deslize,com honra,a serviço das mais lindas e fortes inspirações,com dignidade.