s. f. || sentimento nobre que nos impele a igualar ou a exceder os outros em virtudes ou merecimentos: Não se pode negar que foi santa e muito em honra do Santo a emulação que vimos entre as cabeças de dois povos tão ilustres. ( Fr. L. de Sousa , Vida do Arceb ., II, 6, c. 22, p. 204, ed. 1818.) As ordens religiosas por emulação não nos deixam. (R. da Silva.) || Estimulo; rivalidade.
F. lat. Emulatio.
adversamente e adj.;contra,versus,em conflito com,em atitude hostil,em embate com,com repugnância,de arrepio,a contrapelo;contra a corrente,contra o vento,contra maré,com ventos contrários,água arriba,água acima;a despeito,de mau grado,apesar de,não obstante,em que pese a,mesmo que,sem embargo de,quando mesmo,com pesar seu,em desafio a,onde o sapato aperta,em linha de batalha,a ferro e fogo,frente a frente,peito a peito;em guerra aberta,em guerra acesa;belicosamente,de baioneta calada,em som de guerra,de lança em riste,de viseira erguida,à mão armada,hostilmente,em atitude hostil,quand même,per contra,ainda que;mesmo até.
ser (invejoso e adj.);morrer de inveja,invejar,revelar o sentimento da inveja,olhar com cobiça,cobiçar,apetecer,morder-se de despeito;ter olho grande,ter olho gordo em (pop.);ser despeitado;ter inveja,olhar com os olhos de inveja,ver com os olhos de inveja;deixar enroscar-se pela serpente da inveja,picar a inveja alguém,raivar de inveja;roer-se de inveja,morder-se de inveja,comer-se de inveja,arder de inveja;sentir-se empolgado pela inveja,causar inveja,despeitar,tirar o sono a alguém,ser o morgado das invejas.