Sua língua na Internet

 

(fer.ro.vi.a)

sf.

1. Fer. Sistema formado por trilhos metálicos, que inclui outras instalações fixas e equipamentos ferroviários etc. por onde circulam trens; ESTRADA DE FERRO; VIA FÉRREA

2. Empresa responsável por este sistema

[F.: Do it. ferrovia.]





O desenvolvimento das ferrovias como meio de transporte terrestre para longas distâncias teve na invenção da locomotiva a vapor seu fator decisivo. A ideia de um transporte sobre rodas em trilhos, ou seja numa trilha fixa e desimpedida, permitindo com isso maior velocidade e segurança, dependia de uma força de tração adequada, cujos primeiros protótipos apareceram em 1681 na China, e em 1789 na França. Em 1804 na Inglaterra, uma locomotiva sobre trilhos tracionou uma carga de 10t e 70 passageiros distribuídos em 5 vagões, a 8km/h. As sucessivas versões de locomotiva a vapor de George Stephenson, entre 1814 e 1830 (quando foi inaugurada a ferrovia Manchester-Liverpool, com uma composição trafegando a 32 km/h), estabeleceram o modelo do qual evoluiu o transporte ferroviário. A grande capacidade de transporte de material e gente a grandes distâncias fez a ferrovia crescer em importância e em sistemas instalados. O aperfeiçoamento das máquinas motrizes (diesel, eletricidade etc.) e da infraestrutura (trilhos, controles, sinalização etc.) levou às ferrovias de altíssima velocidade do século XX, como o trem-bala japonês e o TGV francês, que atinge 360km/h. No Brasil, apesar de um início promissor, por iniciativa do barão de Mauá, o desenvolvimento da rede ferroviária ficou muito aquém do que se poderia esperar num país de dimensões continentais: 30.223km, dos quais metade em apenas três estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) e para transporte de carga. Praticamente não existe transporte ferroviário de passageiros a médias e longas distâncias, ficando restrito às linhas suburbanas e de metrô.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Passadouro

Substantivo

forma,maneira,método,meio,modo,jeito,som,guisa,processo,sistema,norma,rumo,praxe,hábito,modus operandi,linha de conduta;via,viação,guia (ant.),trânsito,caminho,trilho,vereda,passagem,corte,desfiladeiro;servidão,arcobotante,trilha,senda,atalho,carreiro,carreirão,atravessadouro,estrada,autoestrada,rodovia,atalho,rota,trajeto,trajetória,órbita,pista,listão,lista,lustrão,esteira,carril,ândito,avenida,rua,ruela,travessa,beco,viela,dromo (ant.),alameda,aleia,bulevar;degraus,escada,escadaria,escadório;escada rolante,elevador,ascensor;rampa,corredor,galeria,ponte,viaduto,elevado,pontão,ponte levadiça,minhoteira,prancha,coxia,ponte de barcas,ponte pênsil,ponte volante,pinguela,alpondras,pondras,poldras,passadeiras,desfiladeiro,vau,barca,túnel,canudo,ramal;porta,portão,canal,estreito,passadiço,passagem,artéria,caleja,quelha,talinheira,congosta,calhe,azinhaga,rodeiro,carreiro,estrada real,estrada coimbrã,rodovia,autopista,alfazar,estrada de rodagem,estrada de ferro,via férrea,ferrovia,berma,caminho batido,caminho trilhado,travessio,carreiro de formigas,passeio,calçada,trâmite,trottoir,variante,desvio = semideiro,atalho,picada,caminho vicinal;caminho de cabras,de pé posto;carreteira,patinheiro,releixo,canal;rua.

Adjetivo

multívio,vicinal.

Verbo

Advérbio

como? de que maneira? por que modo? quão assim,desta maneira,segundo esta moda,de um ou outro modo;via,in transitu;de passagem,em trânsito,a caminho de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção