Sua língua na Internet

 

(es.te.ri.li.da.de)

sf.

1. Biol. Gen. Qualidade ou condição de estéril, de quem ou do que é incapaz de reproduzir(-se), gerar fruto; INFERTILIDADE [Refere-se tb. à incapacidade (de uma mulher) de cenceber ou (de um homem) de fecundar. Antôn.: fecundidade, fertilidade. ]

2. Fig. Incapacidade criativa [ Antôn.: produtividade, criatividade. ]

3. Fig. Ausência de ação, de iniciativa: "(...) o balanço das realizações educativas é um atestado tremendo da esterilidade dos estadistas revolucionários!" (Cecília Meireles, Obra em prosa))

4. Exiguidade, escassez de algo [ Antôn.: fertilidade, fecundidade. ]

[F.: Do lat. sterilitas, atis.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Improdutividade

Substantivo

aridez,ingratidão,infertilidade,improficuidade,frialdade,esterilidade,acisia,atocia,maninhez,agenesia,aforia,infecundidade,impotência;inaproveitabilidade,inutilidade;secura,aridez;desolação,esterilização,desertificação,maltusianismo;charneca,arnado,exido,maninha,feital,járdia,enxara,arenata,arneiro,arnedo,landes,arnoso,arnado,sapezal,gândara,sarandi,sáfara,terra cansada,baldio,carrascal,machorra,pragal,rapadouro,camarção,maninhado,cardal,silvado,silvedo,caatinga,chavascal,chavasqueiro,chaparral,machial,charabasca,charabasco,terréu,carrasqueiral,charnecal,salgados,areal,deserto,Saara,urzal.

Adjetivo

improdutivo,ingrato,estéril,infértil,infecundo,sáfaro,machorra,maninho,inoperativo,desafrutado,rabisseco,improfícuo,infrutuoso,infrutífero,magro,pobre,morto,mesquinho,improlífero,incultivável,escalvado,encalvecido,nudo,desnudo,árido;exausto,cansado,arenoso,arenário,areeiro,areento,baldio,abandonado,inaproveitável,desfavorecido,agreste,desértico,inóspito,selvagem,selvagíneo,selvático,inabitável,inútil;ermo,desolado,que só abrolha espinhos,fragueiro,mealheiro,pouco rendoso,carrasquento,carrasquenho.

Verbo

ser (improdutivo & adj.);terrear,mostrar-se sem vegetação,apresentarem os campos a cor da terra;não conhecer a sombra,não conhecer a verdura;não dar frutos;machiar,esterilizar-se,degenerar,abrolhar espinhos,escalvar,esterilecer,desertificar,infertilizar,empobrecer,exaurir,amaninhar,ficar em mortório;sair mais caro a mecha do que o sebo;abortar,malparir.

Advérbio

improdutivamente,esterilmente,infertilmente,infecundamente,improficuamente,infrutiferamente,inaproveitavelmente,inospitamente.;sine prole.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Secura

Substantivo

sequidão,ressicação,aridez,deserto,esterilidade,seca,estiagem,estio,exsicação,dessecação,dessecamento,drainagem ou drenagem,deflegmação;desaguadouro,esgoto,sequeiro,anidrose,seca,secação,secante,empasma,sicativo,bartedouro,tupé,enxugo,xerografia,estendal,estendedouro,estendaria,sequeiro,coradouro,encerado,oleado,poncho.

Adjetivo

desprovido de água,seco,não regadio,enxuto,estanque,anidro,anídrico,árido,desértico,inóspito,sequeiro,sequinhoso (desus.),estéril,donde desertou a verdura,ressequido,esmarrido,murcho,sequioso,resseco,ressecado,à prova d’água,desprovido de umidade,secativo,secante,enxugador;xerófito,umidífobo.

Verbo

secar,estar (seco e adj.);não conhecer a verdura,terem as terras sede,desertificar,aridificar,achicar,esventar,enxugar,ustular,detergir,despejar,moxamar,desaguar,estancar,esgotar,desempoçar;exsicar,mirrar,ressequir,ressicar,ressecar,deflegmar,dessecar,tirar a umidade a;apressar,acelerar a evaporação;corar;enxercar,crestar,enxambrar,soalhar;desalagar,desencharcar,desensopar,drenar,dessangrar,sanjar,engunhar;estiar,deixar de chover,limpar o tempo,escampar,aclarar o céu,desinvernar,deixar de ser úmido,evaporar-se,deixar de correr,não manter o regime fluvial,não ser perene.

Advérbio

secamente e adj.;a pé enxuto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inutilidade

Substantivo

imprestabilidade,impraticabilidade,desnecessidade,desuso,desvalia,desvalor,improdutividade,infrutuosidade,improdutibilidade,superfluidade,indiscutibilidade,ineficácia,incapacidade,ineficiência,inaptidão (insuficiência);inabilidade;improficuidade,esterilidade;desserviço,luxo,trabalho perdido,trabalho em vão,trabalho de Sísifo,teia de Penélope,objeto de luxo,tautologia (repetição);superfetação,excrescência (redundância);vanitas vanitatum,vaidade,fumo,,inanidade,nada,nulidade,zero à esquerda,invalidade,insignificância,caganifância,nugacidade,nuga,frivolidade,trivialidade (sem importância);caput mortuum,rebotalho,letra morta,agulha sem fundo,sino sem badalo,confortos de enforcado,árvores sem seiva,searas sem sol,ferramenta cega,carga ao mar,homem ao mar;retalhos,socavado,trapo,trapada,trapagem,entulho,babugem,refugo,torna-viagem,farrapo,marroxo,cisco,ciscalhada,ciscagem,retraço,lixo,fezes (sujidade);rabaçaria,,poeira,restolho,urtiga,bagaço = buruso,caliça;caqueirada,cangalho,cacaréus,cacos,cacaria,cascabulho,sobejos,sobras,restos,badulaque,monturo,limbo,rudeza,frugere consumere natus,parasita,bola,cangalho,papa-jantares,falido,zeimão,estafermo,emplastro,lástima,mostrengo,pespêgo,trapalheco,seresma,borra-botas,caixa-d’óculos;paspalho,paspalhão,zé cuecas,alfamista,funca;preguiçoso.

Adjetivo

inútil,podrido,improfícuo,clusório,ineficaz,ineficiente,frívolo,fútil,nugatório,inaproveitável,nulo = vão,supervacâneo,baldo,baldado,infrutuoso,infrutífero,improdutivo,desvalioso,inoperante;inadequado (insuficiente);inócuo,anódino,inepto,indiscutível,impotente;frustrâneo,baldio,sem-préstimo imprestável,;iinservível,nclassificável;frustrado (insucesso);supérfluo,ocioso,demasiado,írrito,desnecessário,intruso,excrescente,incomportável,escusado,incompetente;dispensável,lançado às urtigas,jogado fora;abortivo,abortado (não amadurecido);axorado,que não tem preço;que não vale um caracol,que não vale uma palha;caro por qualquer preço,de pouco préstimo,apoucado,vazio,oco,chocho,inane,estéril;fora de combate,hors de combat,fóssil,obsoleto;que não presta para nada,deitado ao almargem,que não se sabe para que veio ao mundo,funca,que não vale a tinta e o papel,de que ninguém descobriu ainda o fim exato,indesejável,infértil,mealheiro,pífio,reles,soez,ordinário,chinfrim,lançadiço,batido.

Verbo

ser (inútil e adj.);ser uma lástima,ter maus dedos para organista,não servir de nada,não prestar para nada,dar bom burro ao dízimo,ser pesado a alguém,desvaler,não chegar à craveira,não valer dois caracóis,não valer um cornado,representar uma inutilidade,não ter atilho nem vincilho,não ter ponta por onde se lhe pegue;ser objeto de luxo,não valer dois réis de cominhos,ter o efeito de cataplasma na cabeça de defunto,levantar tempestade num copo d’água = excitare fluctus in simpulo,falhar;não servir para Deus nem para o diabo,malhar em ferro frio,resolver-se em pó;levar café para S. Paulo,levar água para o oceano;arrombar uma porta aberta (redundância);enxugar gelo,correr atrás do impossível,trabalhar em vão,rolar a pedra de Sísifo,pôr trancas à porta depois de roubado (tarde demais);malhar em ferro frio = verbare lapidem,reforçar a luz do Sol com a de uma lamparina,tapar o Sol com peneira,tomar o céu com a mão,dar Deus nozes a quem não tem dentes,atirar pérolas aos porcos (desperdício);pregar aos ventos,pregar aos peixes;pregar no deserto = canere surdis auribus;falar a um surdo,falar a um poste,falar a uma parede;espirrar para o céu,semear em terreno sáfaro = comittere semen sitienti solo;ficar no papel,desservir,perder-se,tornar (inútil e adj.);inutilizar,desaproveitar,invalidar,axorar = arruinar = desbaratar,anular,quebrar,desmanchar,tornar em fumo,gastar,malograr,desmantelar,desarvorar,desatremar,desmastrear,desconsertar,desencordoar,estropiar (maltratar);infertilizar,aparar as asas,cortar o voo,mandar para o limbo,frustrar,baldar,chapejar no charco,desperdiçar o tempo.

Advérbio

inutilmente e adj.;em vão,debalde,em pura perda,perdidamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção