v. tr. || dar cor a, colorir, tingir. || Branquear, lavando e expondo ao sol (panos, cera, etc.). || Fazer assomar a cor vermelha às faces, ao rosto; enrubescer. || (Fig.) Tornar agradável ou favorável na aparência; disfarçar; desculpar, justificar: O rei católico, tentando corar estas demonstrações significativas, dizia que se movera a proceder assim por lhe constarem os preparativos dos portugueses. ( R. da Silva. ) || -, v. intr. e pr. tornar-se corado, enrubescer: Ora o rosto lhe cora, ora lhe enfia. ( J. A. de Macedo. ) || Denunciar pelo rubor das faces o pejo, a vergonha ou a cólera: a infanta, que, olhando-o com amorosos olhos,. lhe agradeceu, corando ...a(Af. Lopes Vieira, Amadis, c. 2, p. 12.) || (Flex.) Em Port. este verbo conserva em todas as flexões a 1ª sílaba com o aberto.
F. lat. Colorare.
sentir,perceber,receber impressão,ter,conhecer de perto,ter a consciência de,experimentar,gozar,sofrer;acariciar um sentimento,alimentar um sentimento,nutrir um sentimento,agasalhar um sentimento;revestir-se,ter o seu tanto de,ser fértil em,armar-se,encher-se,fazer provisão,corresponder,vibrar,deixar-se contaminar;sofrer,padecer,provar,suportar,arcar com,experimentar,libar,aguentar,tragar,tolerar,aturar,curtir,arrostar,conhecer por experiência,morrer de,suportar o assalto de,afrontar,desafiar,resistir a;inflamar-se,abrasar-se,animar-se,encandecer,rosar-se,envergonhar-se,sensibilizar-se,impressionar-se,corar,ruborizar-se,envermelhecer,mudar de cor,subir o rubor às faces,afoguear o pejo a face a alguém,transverberar a alguém pelo semblante (a dor),sentir a cara em brasa,ficar cor de pimentão,arder o pejo nas faces,enrubescer-se,tauxiar o rubor as faces de,embargar a voz,empalidecer,perder a cor,comover-se,hesitar,desconcertar-se,ficar agitado,ficar chocado;ofegar,arquejar,arfar,fremir,palpitar,pulsar,tremer,faltar a voz a alguém,enfiar,entreturbar-se;fazer-se pálido,ficar pálido,ficar desconcertado,ficar vermelho,ficar fulo;estremecer,sobressaltar-se;pulsar,vibrar,tumultuar o coração;ficar engasgado,sufocar-se;bater o coração alvoroçado,atrapalhar-se,atarantar-se,perder as estribeiras,desnortear-se,estontear-se,transtornar,enraivecer-se;remorder-se,ralar-se,atormentar-se,afligir-se de;consumir-se,frender = ranger os dentes;turbar-se,conturbar-se;impressionar (excitar);atravessar,quebrar o coração com,varar,trespassar,retransir.
Advérbio
sensívelmente e adj.;sentidamente,emocionadamente,emotivamente,do coração,do peito,do íntimo d’alma,do imo peito,ab imo pectore,com lágrimas de sangue,com amor,com o coração quebrado de,do fundo d’alma,afervoradamente;com os lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante e fremente de.
ser (humilde e adj.);dignar-se,condescender em,não se dedignar = não ter menosprezo por,ter muita condescendência para com todos,ter a gentileza de,abrir dócil o coração a,beijar as mãos (servilismo);açucarar-se = tornar-se meigo,gostar da obscuridade,confessar a própria fraqueza,deitar-se aos pés de alguém,resignar-se;ceder a palma,baixar a cabeça,zumbrir-se,submeter-se,humilhar-se,humildar-se,ir a Canossa,ajoelhar-se,inclinar-se,passar pelas forcas caudinas,prosternar-se,prestar homenagem,preitear;rojar-se,volver-se no pó;estirar-se,desengrimpar-se,desensoberbecer-se,despir a estamenha do orgulho,desenfunar-se,desemproar-se;pôr o rabo entre as pernas;meter-se nas encóspias;castigar o corpo,macerar o corpo;meter-se na concha,rojar-se nas cinzas da penitência e humildade,dar-se,subir a cor ao rosto,corar,pejar-se,rosar-se,envergonhar-se,caírem as faces no chão,curvar-se,curvar a fronte,considerar-se um ente nulo,ir batendo a alheta = retirar-se corrido e envergonhado,ser corrido e adj.;envergonhar-se,humilhar,abater o orgulho,vergar,desentonar,declinar a prosápia a alguém,vexar,confundir,levar à parede,esmagar a soberba;amansar a soberba,abaixar a soberba;quebrar os cornos a alguém,castigar o brio;abater os fumos,abater as fumaças,abater a proa,abater a soberba;achincalhar,rebaixar,amesquinhar,desencristar,desenfatuar,desendeusar,espezinhar,suplantar,meter num chinelo,desemproar,desensoberbecer,mortificar = lhanar,esmagar,desentesar,arrasar,arrombar o ânimo,destopetear,apear,sopear = colocar debaixo dos pés.
Advérbio
humildemente e com o rabo entre as pernas,rendidamente,de olhos baixos.
ser (modesto e adj.);meter-se na cama,encolher-se,retrair-se,encouchar-se,não saber onde meter as mãos,fazer com a mão direita de sorte que a esquerda o não veja,despojar-se da vaidade;gostar de ficar na sombra;amar a obscuridade;negar-se de sábio;aconchar-se,retrair-se,atarantar-se,atrapalhar-se,sentir o rosto em brasa,baixar os olhos,arder o pejo nas faces pudibundas,envergonhar-se,corar;erubescer-se,perturbar-se,rosar-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,cair com as faces no chão;desprezar a popularidade,obrar e não falar.
Advérbio
modestamente e adj.;sem cerimônia,sem toque de trombeta,à capucha,sem mais aquela,particularmente,sem estudadas negaças,à ligeira,sem aparato,sem vaidades de língua.