Sua língua na Internet

 

(va.zi.o)

a.

1. Que não contém nada ou quase nada (sala vazia; copo vazio)

2. Desguarnecido de móveis ou mobília

3. Diz-se de casa, habitação etc. desocupada, desprovida de moradores ou habitantes; DESABITADO; DESPOVOADO

4. Que não está cheio ou cuja capacidade de ocupação não foi totalmente aproveitada: Apesar de o filme ser excelente, o cinema estava vazio

5. Privado de elementos nutritivos (em sentido próprio ou figurado) (estômago vazio; coração vazio)

6. Que tem falta ou privação de alguma coisa: Tinha um coração vazio de afetos

7. Fig. Sem fundamento ou substância: Seu discurso vazio não empolgou

8. Fig. Que não é significativo; que não merece importância nem consideração: Críticas vazias não devem ser levadas a sério

9. Fig. Que não tem qualidades de espírito ou inteligência (mente vazia)

10. Fig. Que não produz efeito, que é inútil: Aquela era uma luta inglória, vazia

11. Jur. Diz-se da ação de denúncia em que o proprietário de um imóvel locado solicita sua desocupação sem apresentação de qualquer motivo

sm.

12. O espaço vazio; LACUNA; VÃO

13. Espaço sem ar, o vácuo

14. Ausência de interesses, preocupações, trabalhos: "...No vazio da sua vida semisselvagem, a queimada é o grande espetáculo do ano..." (Monteiro Lobato, Urupês))

15. Sentimento indefinível e profundo de saudade angustiosa: Agora deparava-se com o vazio imenso de uma separação indesejada

16. Fig. Sentimento de insatisfação física ou emocional; INSACIABILIDADE: Acordei sentindo um vazio no estômago: Sentiu um enorme vazio no peito

17. Lus. Carneiro novo já castrado

18. Lus. Gado que não produz leite ou o produz em pouquíssima quantidade

[F.: Do lat. vacivus,a,um. Ant. ger.: vazio. Hom./Par.: vazio (fl. de vaziar).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Deficiência

Substantivo

escassez,desprovimento,exiguidade,parcimônia,míngua,privação,inópia,carência,insuficiência;falha,lacuna,omissão,falta,silêncio,defeito,buraco,estacionamento;imperfeição;precariedade,senão,imaturidade,vacuidade,inanidade;defeito,deficit,desfalque,omissão,supressão,caret,intervalo;sinalefa,elisão,inacabamento;vácuo,solução de continuidade;oco,vazio,croca,falha.

Adjetivo

deficiente,incompleto,interminado,inacabado,mútilo (poét.),mutilado,lascado,manco,imperfeito,precário;semipleno,incompletado;defectivo,defeituoso;deficitário,restrito,falho,magro,lacunar,lacunoso,superficial,perfunctório,em falta,em atraso,desprovido de,pobre de,despido de,falto de,diminuto,esboçado,cru;vazio,inane,decepado,truncado,negligenciado,postergado,desprovido,desfalcado,desfalcado & v.;em andamento,em construção,em preparo,em agraço,por encher.

Verbo

estar incompleto,não atingir a meta;demear,carecer,mancar,faltar,escassear;negligenciar;omitir,suprimir,cancelar,desfalcar,desprover,rarear,truncar,esquecer,preterir,passar em claro,abstrair-se de,esvaziar,vazar o conteúdo,esgotar,exaurir,ficar em meio,ficar por concluir,faltar pouco,despejar,pôr de parte,prescindir-se de,dispensar,refugar,desprezar,eliminar,expulsar,desalistar,segregar;passar por cima,pretermitir,sotopor,postergar,deitar fora,largar de mão,pular,glosar,cortar,tesourar,excetuar;passar em silêncio,passar em claro;deixar no tinteiro;capinar,esgaraminhar,mondar,comer.

Advérbio

incompletamente,deficientemente,interminadamente,inacabadamente,imperfeitamente,imerfeitamente & adj.;por partes,a retalho,às migalhas,por prestação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ausência

Substantivo

inexistência,vaga,falta,afastamento,não comparecimento,absenteísmo,absentismo,inassiduidade;vazio,vácuo,vacuum,vacuidade,vacatura,tabula rasa,hiato (intervalo),separação,saudades,ermo,deserto,,interrupção,ninguém,ninguém sobre a terra,pessoa alguma,nem uma viv’alma,nenhum mortal,nem uma só pessoa,falta de quorum,nem um sequer.

Adjetivo

ausente,faltoso,impontual,perdido,omisso,que não se encontra em parte alguma,inexistente,retraído,esquivo,vasqueiro,afastado,sumido;vazio,vacante,vago,impreenchido,desocupado,desabitado,despovoado,inabitado,deserto,inóspito,ermo,inabitável,infrequentado,desfrequentado,solitário.

Verbo

ausentar-se,estar (ausente e adj.);estar faltando à,faltar,afastar-se,retirar-se,ir-se embora,abandonar,deixar,partir,conservar-se afastado,olhar de palanque,brilhar pela ausência,primar pela ausência,vender-se caro;não responder à chamada,à revista;não comparecer;vagar,vacar;desabitar,despovoar,ermar,esvaziar.

Advérbio

menos,minus,sem,em parte alguma,em qualquer outra parte,nem aqui nem lá,na falta de,pelas costas,por detrás,fora,à revelia,in absentia.

Provérbio

Interjeição

Frase

Quem não aparece, esquece;Ausências causam esquecimento;Longe dos olhos, longe do coração.

Conjunção

Lateralidade

Substantivo

lado,deslado,parte,flanco,esguelhão,vazio,costa,ilhal,ilharga,costado,arca do navio,bombordo,estibordo,ala esquerda,ala direita,asas,perfil,fonte,têmpora,região temporal,parietais;costela,costaneira (ant.),lombo,rim,ísquio,costão,quadril,anca,cadeiras,hipocôndrio,silhão;contrafosso,oitão,empena,sotavento,barlavento,banda,borda,bordada;(pontos do horizonte): leste,sul,norte,oeste;direita,esquerda.

Adjetivo

lateral,travesso,latâneo (ant.),marginal,de revés,colateral,ilhargueiro,parietal,flanqueador,de flanco,costeiro,paralelo,posteroinferior,de muitos lados,trilateral,oriental,ocidental,norte,sul.

Verbo

ladear,estar de banda,flanquear,marchar ao lado,escoltar,marchar paralelamente;andar de lado,andar de esguelha;costear,perlongar,margear,marginar,ir ao longo de,fraldejar,contornar,prolongar,ir ao longo de.

Advérbio

lateralmente e adj.;à banda,ao lado de,ao par,junto de,ombro a ombro,perto de,a sota-vento,a barlavento,de lado,de ilharga,sobre o flanco,paralelamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insubstancialidade

Substantivo

nada,niilidade,invalidade,futilidade,zero,absolutamente nada,coisa nenhuma,nada sobre a terra,nem uma partícula;imaterialidade,bagatela,nonada,ninguém,fumo,inanidade,fantasmagoria,miragem,visão,fantasma,espectro,fogo-fátuo;ilusão de óptica,quimera,utopia,sombra,sonho,devaneio,faz de conta,produto da imaginação;bolha d’água,material com que se fabricam os sonhos,mito,fábula;idealismo.

Adjetivo

insubstancial,insubsistente,visionário,ideal,etéreo,concebido apenas pelo pensamento,espiritual,imaterial;imponderável,impalpável,intangível,oco,inane,subjetivo,incorpóreo,espiritual,nominal,nulo,inútil,vazio,fantasmagórico.

Verbo

dissipar-se,esvaecer-se,desvanecer-se,desfazer-se,diluir-se,sumir-se,evaporar-se,dissolver-se,não deixar vestígio,apagar-se rapidamente como se apaga o fumo da locomotiva,desaparecer;aniquilar,exinanir,fantasmagorizar-se.

Advérbio

insubstancialmente,insubstancialmente & adj.;in nomine.

Provérbio

Interjeição

Frase

Vox et prœterea nihil.

Conjunção

Concavidade

Substantivo

depressão,afundamento,curvatura,recuo,retraimento,entresseio,vácuo,cavidade,baixada,bolsão,cavado,reentrância,massa,seio,ângulo reentrante;cova,covinha,fossa,chanfro,chanfradura,encavo,côncavo,nicho,recorte,recorte dentado,entalho,intaglio,talisca (fenda),goivado,goivadura,cova = escavação,buraco,búrica,desatêrro,mina,mineira,alvado,mossa,lacuna,tórax = arca do peito,sulco,escaravalho,caveto,alma do padeiro,cova do ladrão,croca,pelve,pélvis;copo,xícara,chávena,bacia,cálice,escudela,cratera,poncheira,alvéolo,(receptáculo),funil,infundíbulo;vale,convales,valeiro,valejo,bacia,clareira,caverna,subterrâneo,bocaina,cava,socava,enseada,anco,angra,baía,furna,gruta,lapa,caverna,antro,hipogeu,recôncavo,beco sem saída,cul de sac,solapa,nicho,arco,golfo,glifo,barroca,barranco.

Adjetivo

côncavo,deprimido e v.;,que recua,oco,vazio,cavo,covo,cavernoso,esponjoso,poroso,celular,unilocular,olhento,alveolar,orbitário,pélvico,infundibular,infundibuliforme,celuliforme,crateriforme,campaniforme,campanulado,abobadado,oculado,reentrante,escavado,chanfrado.

Verbo

ser (côncavo e adj.);afunilar-se,deprimir,abaixar,arquear,abobadar,chanfrar,escavar,ablaquear,ablaquecer,socavar,solapar,esgaivar,esburacar,esfuracar,furacar,ocar,cavoucar,concavar,minar,aprofundar,cavar,recavar,desaterrar,desbarrancar,abrir,encaldeirar,goivar,vazar,recortar,amolgar,alcantilar,amossegar,amorsegar,desentulhar,perfurar (abrir),desfundar,enfunilar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Irracionalidade

Substantivo

intuição;(raciocínio falso ou vicioso): sofisma,torcedura,distorção,intuição,sentimento,razão intuitiva,instinto,tino,acerto,juízo natural,pressentimento,palpite,adivinhação,inspiração;ilogismo,perversão do raciocínio,casuística,dogmatismo,jesuitismo,equivocação,escapatória,evasiva,descarte,coarctada,meias palavras,ambages,rodeio,circunlóquio,paliativo,subterfúgio = escaparate = efúgio,tergiversação,ardil,achadilha,chicana,trica,cavilação,astúcia,artimanha,artes de berliques e berloques,argúcia;contrassenso,disparate,arrazoado sofístico,argumento vão,argumento capcioso,argumento aparatoso,pour épater les bourgeois,argumento de dois bicos,mistificação,círculo vicioso,desculpa,desrazão,sem-razão,meias-razões,especiosidade,absurdo;quodlibet,questões quodlibéticas,nugação;raciocínio falso,raciocínio vicioso;sofística,sofisticaria,sofisticação,inconsequência,ilação não contida nas premissas,incoerência,discrepância,contradição,absurdo,apontoado,observações tendenciosas;entresseios,entressolhos,subterfúgios sofísticos,bizantinice,desculpas de mau pagador;razões de cabo de esquadra,razões de quiquiriqui,petição de princípio,petitio principii;ignoratio elenchi;post hoc ergo propter hoc;non sequitur;ignotum per ignotius;espada de dois gumes,conclusão errônea;má orientação;solecismo,paralogismo,jogo de palavras,triquestroques (pop.),trocadilho,equívoco,falácia,rabulice,rabulária,charlatanice,charlatanaria,charlatanismo,empirismo,rotina,antilogia,antilogismo,bacharelice,bacharelada,palavreado,palanfrório,palhada,parlenda,parlenga;linguagem retorcida,palavra retorcida;conclusão manca e forçada,arlequinada,palhaçada,inconsistência flagrante,contradição,incoerência,desconexão;malhas de sofisma,teias de sofisma,sutilezas de sofisma;ponto fraco e vulnerável,vulnerabilidade,calcanhar de Aquiles,causa antipática,ironia maliciosa,misologia,misossofia,sofística.

Adjetivo

irracional,intuitivo,instintivo,natural,espontâneo,gratuito,independente de raciocínio,desconexo,disparatado,sonâmbulo;desarrazoado,despropositado,inoportuno,ilógico,inconsequente,antirracional,arbitrário,opinativo,irracionável,falso,avulso,inválido,inconcludente,ineficaz,ineficiente,imponderável,improcedente,incoerente,contraditório;destrutível,discutível,contrariável,refutável,respondível,retorquível,ábsono = discordante,destoante,antigeométrico,indemonstrável,inepto,inverificável,absurdo;insustentável,torto,tortuoso,inconclusivo;incorreto,falaz,aneiro,falível,infundado,de fazer riso,irrisório,destituído de fundamento,insubsistente,empírico,chocho,aéreo,vazio,oco,nulo,casso (des.),frívolo,sutil e fútil,bizantino,pueril,inane,improvado;enganoso,sofístico,enredoso,argucioso,ambagioso;púnico,jesuítico,teocrático,talmúdico,indireto,ilusor,ilusivo,ilusório,caviloso,inaceitável,vão,capcioso,insidioso,vulnerável,casuístico,especioso,de primo cartelo,ad captandum,pour épater les bourgeois,evasivo,inaplicável;nugativo,nugatório;fraco,frágil,frouxo,injusto,pobre,disparatado;néscio;chicaneiro,sutil,vazio como argumento,nulo como concepção.

Verbo

julgar intuitivamente,julgar por intuição,aventurar uma proposição,palpitar,atinar com a verdade,dar com a verdade,falar à toa,falar ab hoc et ab hac,parler à tort et à travers,disparatar,raciocinar mal (julgamento errôneo);perverter,sofisticar,sofismar,ladear,não tratar diretamente,não dizer sim nem não,chicanar,sutilizar,equivocar,mistificar,desvirtuar,desnaturar,cavilar,tergiversar,subterfugir,usar de subterfúgios,meter os dedos pelos olhos,meter os pés pelas mãos,torcer o caminho lógico,retorcer-se,torcer,buscar evasivas,inventar coarctadas;iludir,lustrar,polir,envernizar,sobredourar = colorir com artifício,dourar,desorientar,distorcer informação,distorcer notícia,distorcer fato;induzir em erro;estar divorciado do bom-senso,perverter o raciocínio,algemar a lógica,renunciar ao raciocínio,retrincar,arguciar,raciocinar com sutilezas,peguilhar,desfigurar (mentir);encarar por um prisma absolutamente vulgar,rabular,dizer rabulices,jurare in verba magistri;sustentar um paradoxo,charlatanear,bacharelar,fazer uma petição de princípio,argumentar num círculo vicioso,girar como ventoinha;querer provar que o preto é branco e o quadrado redondo;sustentar com igual fulgor o pró e o contra,soprar quente e frio,deitar para outro sentido,torcer o sentido,dar ao erro uma ficção de verdade,ser mais propício à mentira do que à verdade,dourar a pílula,armar sobre falso,não ter base sólida,trucar de falso,obscurecer a verdade,deitar para mal,só encarar uma face,assinar de cruz,ser ilógico,não poder prevalecer,aberrar de princípios consagrados.

Advérbio

intuitivamente e adj.;com requintes de sofisma,por palpite,por intuição,sistematicamente,teocraticamente,au bout de son latin,por alto,à simples vista,na fé dos padrinhos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Non constat. A conclusão é arbitrária. Sic volo. Sic jubeo.

Conjunção

Ignorância

Substantivo

apedeutismo,dessabença,falta de instrução,ignotícia,agnosia,inscícia,insciência,insipiência,desconhecimento,desinformação,incultura,atraso,barbaria,indiferentismo pelas letras,aversão às letras,leiguice;pobreza de faculdades e debilidades de espírito,tabula rasa,raquitismo,curteza,miopia,cegueira,escuridão,necedade,burrice,estupidez,simploriedade;ignorância crassa,ignorância supina,ignorância palmar,inconsciência,desconsciência,incompetência,improficiência,imperícia;simplicidade,noite,sombra,trevas,ignorantismo,obscurantismo,tempos apagados;incógnitas,quantidades desconhecidas;x,y,z,livro fechado,terra incognita;terra virgem,terra inexplorada,terra desconhecida;terra obscurantista;misologia,misossofia;(conhecimentos superficiais): tintura,untura,vislumbre,enfarinhamento,leve tintura,lambujem,lambuzadela,besuntadela,saberete,sombra,laivos,verniz,pincelada;conhecimentos gerais,conhecimentos rudimentares,conhecimentos deficientes,conhecimentos escassos,conhecimentos minguados,conhecimentos imperfeitos;os primeiros rudimentos,prolegômenos,propedêutica,o abc de,o áxis de noções vagas,rudimentos,ensaboadela,prenoção,meia ciência,sabença de orelha,côdea,confusão (incerteza);incapacidade,erudição chocha;(afetação de conhecimentos): afetação,sofomania,pedantaria,pedantismo,empáfia,doutorice,magistralidade,charlatanismo,charlatanice,literatice,letradice,bacharelice,letradura,doutorice,gramatiquice,latinório.

Adjetivo

(ver tb.,ignorante,ignorantão,ignorantaço,ignaro,eigaço,bronco,desalumiado,apedeuta,acéfalo,cego,ineducado,curto,míope,sem luz,reboto,bordalengo,analfabeto,ignaro,tapado,de vista curta,labrego,lorpa,panaca,rude,néscio,estúpido,iliterato,iletrado,imperito,desmiolado,descerebrado;manco,de cabeça oca,profano,profanete,camelino,leigo,desconhecedor,incapaz de compreender coisas elevadas,infamiliar,inconsciente,sáfaro,sáfio,desinformado,ininformado,de água morna,incultivado,indouto,inculto,incompetente,ininstruído,semissábio = quadrupedante,ininiciado;superficial,pouco profundo,atrasado,pouco sólido,raso,verde,perfunctório,ligeiro,vazio,oco,manco,deficiente,escasso,minguado,imperfeito,apagado,de olhos vendados;au bout de son latin,desconhecido,virgem,inusitado,ignoto,incógnito,inexplorado,inédito,inaudito,inobservado,inavegado,insulcado,indevassado,recôndito,que nunca pés humanos romperam;oculto,inexplicado,invisível;misterioso,impérvio nas trevas,tenebroso,trevoso,caliginoso,obscuro,tenebricoso,mergulhado nas trevas da ignorância;obscurantista.

Verbo

ignorar,ser (ignorante e adj.);não saber;não saber nada de,ser jejuno em;não ter ideia,não ter noção ou concepção;não ter a mais remota ideia,não saber quantas pernas tem um o,ser acéfalo,não saber da missa metade,ser homem sem princípios,não enxergar um palmo adiante do nariz,dar coices,escoicear,escoicinhar;jejuar a respeito de,não pescar de,não saber o que fazer de;ver através de vidro escuro,ter venda nos olhos,não pescar palavra de;não entender palavra,não entender patavina de,não entender do riscado;não saber a cartilha,ler mal,estropear,deletrear,soletrar,ressentir-se da ferrugem de seu tempo,reconhecer sua falta de talento = confessar sua inópia;ser leigo em,ser profano em;não saber de que cor é uma coisa,não meter dente,ser falho em,balbuciar,tornar ignorante e adj.;obscurantizar,embrutecer,estupidificar,alarvajar;mumificar,atrofiar,esterilizar a inteligência;pedantear;saber pela rama,ser hóspede em,enfarinhar-se,enlambuzar-se,ter umas lambuzadelas de,falar a lume de palhas,falar por alto,apanhar a dente,entreconhecer;ter lume de,ter algumas luzes,ter cheiro de,ter umas ensaboadelas de;enganar em,arranhar,mascar latim de cozinha,estropear,ignorar,dessaber,permanecer na ignorância,desconhecer,incompreender,desentender,saber de oitiva,saber de dictu.

Advérbio

ignorantemente e adj.;com insciência,às cegas,às escuras;superficialmente,pela rama,ao de leve,incidentemente,de passagem,de oitiva,por alto,materialmente,em branco;eruditonamente.

Provérbio

Interjeição

santa ignorância!.

Frase

Conjunção

Sem significação

Substantivo

inexpressão,som vazio,letra morta,vox et prœterea nihil,desconexão,incoerência,garabulha,garatuja,anfigúri,gregotins,embrulhada,confusão,lona (fam.),moxifinada,lenga-lenga,aranzel,cantilena,absurdo;redundância;algaravia,aravia,declamação,expressão bombástica,palhada,léria,engrimanço;palavras ocas = vanilóquio,vaniloquência,tirada decorativa,palavrório,palavreado,paleio,estilo empolado;linguagem afetada,loquacidade,loquela,frioleira,chochice,futilidade,frivolidade,banalidade,vulgaridade,trivialidade,ouropel;lugar comum,nariz de cera,tagarelice,prolixidade,bacharelice,palanfrório,parola,farelório,verbiage,baboseira,blá-blá-blá,babosice;berça = palavreado oco = faramalha,faramalhice,verbiagem,verborreia,bavardage,baragouin,gerigonça,filatérias,chateza,niaiserie,inanidade,vacuidade,rabolaria de palavras,palavrada,palavreado = enteléquia,fanfarronada,espanholada,eloquência cachoeiral,nugæ canoræ = bagatelas sonoras,entulho,lixo,bagaceira,burundanga,xaropada,borracheira (incompreensibilidade);afirmação banal,palavras ocas,lance oratório,flor de retórica,disparate;rípio,enxacoco,expletivo,pleonasmo.

Adjetivo

insignificativo,sem nexo,sem sentido,desconexo,descosido,incoerente,anfigúrico,anfigurítico,frívolo,fútil,trivial,chocho,banal,vaníloquo,vaniloquente,chato,oco,vazio,balofo,fraco,desbotado,incolor,pálido,descorado,corriqueiro,inexpressivo,faramalheiro,prolixo,palavroso,repetitivo;berrante,redundante,fumacento,fantasmagórico,insignificado,inexpresso,inexpressivo,tácito;retórico;inexpressível,inexprimível,indefinível,incomunicável,incomunicante,irrelevante.

Verbo

não significar e;nada significar;ser vazio de significação,desprovido de sentido,não querer dizer nada;tagarelar,encher linguiça,rabular,algaraviar,garatujar,declamar,não traduzir o pensamento,fazer Frase,Frasear;disputar sobre um cabelo,disputar sobre a ponta de uma agulha,falar no ar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Falsidade

Substantivo

inautenticidade,falsia,falsídia (pop.),falsificação,falácia,compostura,falseamento,refalseamento,alteração,contrafação,decepção;inverdade;mentira (546),lícia,artimanha,desfiguração,astúcia;mendacidade,perjúrio,invenção,fabricação,enganação,conto do vigário,enganação,sub-repção,colusão,conluio,cambalacho,conciliábulo;falso colorido,ouropel,diamante artificial,pechisbeque,talco,exagero,prevaricação,equívoco,evasiva,evasão,subterfúgio,ilusão,fraude,fraudulência,barataria,embuste,embustaria,embromação,embustice,aleivosia,comedela,charlatanismo,charlatanaria,engano,batota,peça,ciganice,ciganaria,ciganada,treta,garatusa,cacha,suggestio falsi (mentira);mistificação (ocultação);burla,perfídia,deslealdade,traconismo,deslealdade,pretexto,cor,sofisma,brete,armadilha,cilada,simulacro,simulação,artifício,meandros da fraude,fingimento,ficção,rebuço,prestidigitação,manigância,escamoteação,burlaria,paliação,refolhamento,melúria;vacuidade,exterioridade,aparências,duplicidade,insinceridade,tartufice,tartufismo,hipocrisia,jacobice,impostura,imposturia,imposturice = endrômina,hipocrisia refalseada,manto da hipocrisia,bioquice,jesuitismo,francesismo,farisaísmo,maquiavelismo,farsa,comédia,pantomima,sepulcro caiado,canto de sereia,belas palavras,boas palavras;palavras açucaradas,palavras adocicadas,palavras melífluas;lágrimas de crocodilo,lágrimas de mostarda,falaciloquência,aparência enganosa,redobre,doblez,velhacaria,velhacada,bigotismo,cantilena,estratégia,estratagema,tática,triças,ardil,ardileza,enredo,adulação,carícias de gato,beijo de Judas,abraços de tamanduá,candongas,gualdipério,traição (má fé);desonestidade;afirmação errônea;amigo de Peniche (fam. iron.),amigo urso (enganador).

Adjetivo

falso,inautêntico,enganoso,enganador,falaz,falacioso,falace,vão,inverídico,fajuto,fictício,refolhado,mendaz,falsífico,refalsado,refalseado,frauduloso,fraudatório,fraudulento,doloso,pseudo,desonesto,infiel,caramboleiro,interesseiro,impostor,balofo,evasivo,vazio,insincero,estudado,Parthis mendacior,ordinário,perjuro,pérfido,traiçoeiro,desleal;fingido,aparente,ficto,fictício,suposto;ajesuitado,hipócrita,doble ou dobre,bilíngue,jesuítico,jacóbeo,refece,farisaico,recobre,tartufo,mistificador,maquiavélico,sorrelfo,retrincado = dissimulado,encapotado,disfarçado,pretenso,soi-disant,vulpino,felino,caviloso,de duas línguas,de duas faces,de duas opiniões,de dois corações,ancípite (poét.),Jano bifronte,tracônico,dúplice,bifronte,retrincado,traiçoeiro,malicioso,afiado na malícia,ardiloso,rebuçado,colusório,colusivo,burlão,burlador,burloso,arteiro,estratégico,artificioso (velhaco);espúrio;mentiroso;santarrão,silingórnio (vulg.),de olhar meigo,melífluo,de palavras açucaradas,dulcíloquo,versutíloquo = que fala com artifício,falaciloquente,falsificado e v.;sedutor,circeu (ant.).

Verbo

ser falso e adj.;ter dois corações,ser mentiroso e;mentir;pretextar,impingir histórias,embrulhar,engrolar,engrupir,jurar falso,perjurar,tartuficar,levantar falso testemunho,imposturar,maquiavelizar,farsantear,citar de falso,refalsar,falsear,falsificar,contrafazer,perverter,distorcer,improvisar,forjar,desfigurar,adulterar,calabrear,alterar,deturpar,desconceituar,batizar (o vinho,a gasolina),iludir,desfigurar um fato,alterar a verdade,dar falsa interpretação;prevaricar,claudicar,equivocar,sofismar,blefar,embromar,empulhar,chicanar,fazer trocadilhos,répondre en normand,enfeitar,trapacear,tergiversar,usar de artifício,não agir com honestidade,tapear,mutilar a verdade,vir com rodeios,soprar quente e frio,morder e soprar,agir da má fé,cavilar,maliciar,retrincar,deitar para mal,truncar;envernizar,colorir,encapotar,disfarçar,mascarar,refolhar,lustrar,dissimular,cobrir uma coisa com a sombra de,estudar um jeito compungido,dar falso colorido,fazer vista baixa,dar cor à mentira,encobrir intentos,emprestar falso colorido a,emprestar rósea aparência a,vestir,bordar,exagerar;inventar,fabricar,forjar,forgicar,burlar,enganar,ludibriar,incubar,tramar,fantasiar,romancear;gritar: pega ladrão!;não ser dos pecos na arte de embair,atabafar,colorear,capear,fazer acobertar,acafelar mentiras,rebuçar plano sinistro,encobrir,fingir,fazer um falso jogo,fazer crer,fazer duplo jogo,fazer um papel,refolhar-se,representar uma farsa,esconder o jogo,fazer mostras de,afetar;fazer-se passar por,encorujar-se,aparentar,aparentar integridade de Catão,fazer-se de Catão,simular,paliar,passar por,apresentar-se como,vender bulas,rebuçar-se,cobrir-se com o manto de,representar de,bancar,aparentar de virtuoso,rebuçar-se em,arrogar-se em,fantasiar-se de,fraudar,contrafazer-se,obliquar,pescar de agacho,falar com hipocrisia,ajesuitar-se,faire des pattes de velours;tirar sardinha com a pata do gato,tirar sardinha com a mão dos outros;encarnar a hipocrisia,envolver-se no manto da hipocrisia,chorar por um olho azeite e pelo outro vinagre,afivelar ao rosto a máscara da hipocrisia,dar o beijo na face com a espada escondida,embiocar-se,velejar sob bandeira falsa,hastear bandeira falsa,jogar a pedra e esconder a mão,ambiguas in vulgum spargere voces,andar por atalhos,trucar de falso,fazer o mal e a caramunha,meter das gordas a alguém,coonestar,honestar,salvar as aparências,desnaturar.

Advérbio

falsamente % adj,à la Tartufe,vero procul = com falsidade,por subrepção,a título de,com a cor de,sob a capa de,atrás da capa da hipocrisia,ao envés,de envés;com velhacaria,à socancra,pela sonsa,com dissimulação;só na aparência.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fraude

Substantivo

falsidade;artificialidade,inverdade;papironga = logro,codilho,canudo (pop.),delusão,ouropel,falcatrua,embaçadela = pulha,ribaldia,ribaldaria,guilha,dolo,escatima,fraudulência,peça,traficância,alcavala,embuste,trampolinice,charlatanice,velhacaria;hipocrisia;embeleco,artifício,malícia,artimanha,carambolice;batota,maroteira,blefe,caramilho,marosca,galezia,mofatra,maçada,manganilha,tranquibérnia,tranquibernice,trampa,garatusa,falácia,negaça,falcatrua,tolã (pop.),tolina (chul.),tratantada,manivérsia,trama,cavilação,escamoteação,baldrocas,trocas e baldrocas,intrujice,impostura,ligeireza de mão,prestidigitação,esperteza,passe-passe,magia;conjuro,esconjuro,pantomima,pantomimice,pantomina,maquinação,enredo,enzona,intriga,cambalacho,pelotica,arte mágica,pala;passe,manobra,truque,lisonja,chicana,rabulice,superchreie,burla,dolo,trapaça,cambapé,alçapé,rasteira,laço,armadilha,igrejinha,chirinola,tramoia,lógica,lábia,ardil,solércia,gambito,lamúria,cantilena,candonga,contos,treita,tratantada,tratantice,embófia,patranha,furto;armadilha = flexuosæ fraudes,trapa,tralha,esparrela,mutreta,ratoeira,apeiro de caçador,alçapão,arriosca,fojo,varredouro,engenhoca,chiqueiro,aranhol,armazelo,abarga,arapuca,socapa,sorrelfa,arataca,alares,rela,laço,gambérria,engenhoca,aboiz ou boiz ou buiz,lucão,brete,lousão,alçaprema,guelricho,rede,xareta,chumbeira,tarrafa;alvitana,caneiro,endiche,jiqui,redenho,algerife,jarere ou jererê,meinhos;rasca,saltadouro,singeleira,botirão,champil,bogueiro,acedares candombe,isca,cevo,aliciação,engodo,chamariz,reclamo,agude,agúdea,guet-apens,cilada,emboscada;teia de aranha,visgo,lambujem,lobo com pele de ovelha (548);disfarce,mascarado,penas emprestadas;macaqueação (imitação);cópia;contrafação,falsificação.

Adjetivo

fraudulento,inverídico,forjado;ardiloso,fraudador,charlatão,intrujão;vazio,destituído de fundamento;longe da verdade,mentido,vão,pérfido,fementido,falso como os juramentos de jogador,infundado,bene trovato,inventado,factício,supositício,supositivo,artificial,fictício,suposto,postiço,especioso,artefato,inautêntico,ilegítimo,apócrifo,postiço,bastardo,espúrio,dissimulatório,capcioso,pseudo,irrisório,aparente,mendaz,pretenso,pretendido,colorido,retrincado,dissimulado;soi-disant;falaz,delusório,ilusor,ilusório,ilusivo,enganoso,enganador,circeu (ant.),tranquiberneiro,deluso,delusório,fraudulento,doloso,caramboleiro,negaceiro,leonino,frauduloso,sonso,socancra,pisa-mansinho,manhoso,sotranção,candongueiro,caviloso,prestigioso,logrativo,tratante,embelecador,trapaceiro,cigano,defraudador = gramponau (ant.),embusteiro,tramposo,maranhoso,trampolineiro,enredador,solerte,intriguista,socarrão,salafrário,ardiloso;trapaceiro,enganado,embaçado.

Verbo

enganar,empandeirar,codilhar,lograr,iludir,iliçar,engranzar,engrazular;ferrar o mono,ferrar um logro a alguém;enrolar,abusar de,mistificar,pintar,defraudar,escatimar,subjicere alicui verbo duas res = dar dois sentidos à mesma palavra,deitar poeira nos olhos de alguém,embaçar,dar palha,ir com escala pela ingenuidade de alguém,trincar a sedela a alguém,ludibriar,embalar com promessas,tartuficar,embrulhar,tolinar,deixar alguém em branco,pregar uma peça,meter à pala alguém,pregar palas a alguém,enfiar alguém pelo fundo de uma agulha,empepinar,engarapar,encravar,engazupar,tirar a lã a alguém;chupar o sangue,chupar os ossos a alguém;lesar,embair,engabelar,embair a boa fé dos incautos,explorar a credulidade de alguém,bigodear,ilaquear,carambolar,ludibriar,enviscar,encandear = fascinar com falsas doutrinas,deludir,engodar,seduzir,apanhar,negacear,desencaminhar,desencarreirar,falcatruar,atrair,induzir,cevar;intrujar,intrujir,defraudar,armar a forca a alguém;aldravar,batotear,baldrocar,trapacear,trastejar,meter agulhas por alfinetes;dar gato por lebre,vender gato por lebre;abusar da credulidade de,palear,albardar,fazer troca dolosa,frustrar,charlatanear,carambolar,trampolinar,intrigar,escamotear,empalmar,tranquiberniar,marimbar,enredar alguém com perguntas hábeis,entrajar-se no manto de,lisonjear,embancar,embelecar,empulhar,embarrilar,caurinar,burlar,embrulhar,dourar a pílula,confeitar,encobrir,dissimular;capear um engano com outro engano,artificiar,emburricar,pintar o grilo,armar arriosca,armar (n.),pôr cilada,pôr isca ao anzol,cevar,armar a gambérria,engrampar,urdir armadilha,engendrar,tramoiar,iscar,fazer cair no laço,atabucar (ant.),colher alguém no brete,maquinar laços,armar uma peça;pregar uma peça;pespegar uma peça,chimpar uma peça;passar o conto do vigário a alguém,atocaiar,socavar,solapar,minar;ser enganador;apanhar no laço,ter a arte de,ter a insídia da serpente,ter muita lábia,ser de presilha;ultrapassar em astúcia,exceder em astúcia;mentir;perverter (interpretação tendenciosa);desencaminhar (errar).

Advérbio

sob falsas aparências,detrás da capa de,sob o rótulo de,por artes de berliques e berloques,por modo de osga,com dissimulação,à sorrelfa,pela calada.

Provérbio

Interjeição

Frase

O recado que trazem é de amigo.;Mas debaixo o veneno vem encoberto (Camões).,Isto traz água pelo bico.,Mete-lhe o dedo na boca.,Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.,Aqui há coisa encoberta.,Aqui há dente de coelho.,Quis vult decipi decipiatur = quem quer ser enganado, que o seja.

Conjunção

Frouxidão

Substantivo

lassidão,languidez,frieza,vaziez,vacuidade,inexpressividade,tautofonia,tautometria,prosaísmo,monotonia,insipidez,sensaboria,chochice,negligência e adj.;salmodia,pincelada infeliz,um apontoado de rodilhas;literatura aguada;banalidade,mesmice,ladainha,chove não molha.

Adjetivo

frouxo,fraco,chato,anêmico,pálido,amortecido,desconsolado,incolor,magro,inexpressivo,desenxabido,insosso (fig.),massudo,chocho,banal,desengraçado,insípido = relambório,fastidioso,sensaborão,antipoético,frio,glacial,minguante de vocábulos,pobre,lasso,inócuo,anódino,lânguido,pesado,prosaico,aguado,medíocre,rasteiro,vápido;vazio,negligente,desleixado,desencantado,desencantador,pueril,infantil,inchado,enfático,divagador;desalinhado,mal alinhavado,tosco,não lapidado nem polido,sem brilho,sem colorido,de estribeira,desbotado,descorado,falho de contextura,cheio de lugares comuns,inchado de Frases banais,comum,vulgar,reles;sem elevação nem sublimidade,fruste.

Verbo

salmear,salmodiar,chover no molhado.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insuficiência

Substantivo

inaptidão,incapacidade,incompetência,desprovimento,privação,ineficácia,deficiência;imperfeição;anemia,magreza,inferioridade,pouquidão,pouquidade,limite,exiguidade (pequenez);inanidade,inópia,vacuidade,inanição;analose = depauperamento;escassez,falta,raleiro,raleira,carência,carestia,inópia,angústia,pobreza (indigência);míngua,parcimônia,omissão,ausência,vaga,falecimento,penúria,precisão,mister,miséria,brecha,lacuna,buraco,nada,sede,exigência,necessidade,fome,desprovimento,chochice;esmola,pitança,meia ração;esvaziamento,flacidez,vazante,míngua da maré,baixar-mar,insolvência;estreiteza.

Adjetivo

insuficiente,inadequado,demasiado pequeno e;menos,não bastante;inapto,ineficaz,menor do que,inferior a,pobre em,incompetente (impotente);perfunctório (negligente);diminuto,deficitário,deficiente (incompleto);precisado,escasso,minguado,falto,carecido,baldo,apoucado,desprovido,imperfeito;mal provido,mal abastecido,mal suprido,mal servido;frouxo,vazio,inane,vago,impreenchido;desguarnecido,desprovido,privado,destituído,apurado,exausto,pobre,desapoderado,carente,nu,despido,falto,faminto,sequioso,sedento,ávido de;magro,pobre,fino,anêmico,definhado,depauperado,esquálido,encolhido,acanhado,apoucado,pequeno,fraco,seco,enfezado,chocho,limitado;vasqueiro,escasso;esfaimado,faminto,jejuno;pouco,vil,avaro,sórdido,sem recursos;endividado.

Verbo

ser (insuficiente e adj.);não bastar;não alcançar a,estar longe de,restar,carecer,necessitar,precisar,faltar,falir,minguar,escassear,rarear,diminuir,falecer,ignorar,não possuir,estar mal de;tornar (insuficiente e adj.);apoucar,diminuir,anemiar,anemizar,empobrecer (desperdiçar);restringir,encurtar,limitar,circunscrever,pôr a meia ração,destituir,privar,orfanar,desabastecer,desaperceber,desatestar,desmobilar,desprover,desfalcar,ratinhar;bater de leve na cobra,fazer as coisas pela metade,demear.

Advérbio

insuficientemente e adj.;a falta de,na falta de,em falta de,por falta de;à míngua de;na ausência de,em vez de,ao invés de,às polegadas,caso haja mister,em lugar de,em substituição de,em substituição a.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insignificância

Substantivo

mesquinhez,mesquinharia,pouquidão,pouquidade,nada,imaterialidade,vulgaridade,venialidade,modéstia,trivialidade,inanição,inanidade,sonho,frivolidade,banalidade,puerilidade,ridicularia,chinfrinada,frioleira,futilidade,migalhice,leveza,miséria,caganifância,pobreza,modicidade,pequenez;inutilidade;tudo-nada,és não és,objeto de indiferença e;coisa de pouca monta,figo passado,caju chupado,bananeira que já deu cacho;bico ou brinco de junco (fam.),ninharias,zarandalha,cifra,zero,ceitil,simples gracejo,pilhéria,blague (ausência de sentido);brinquedo,berloques,miçanga,rocalha;questão de lana-caprina,questão de lã de cabra,questão de lã de cágado;questiúncula;questão fútil,questão sem proveito;piolhice,bizantinice,pecadilho,ouropel,ouro falso,pechisbeque,bisalhos,doblete,refugo,resto,rebotalho,droga,bugiganga,chinesice,xurumbambos,cacaréus,bufarinha,moxinifada,burundangas,cangalhada,trastes velhos,badulaque,casculho,tareco,ferro velho,dixe sem valor,futrica,futricada,adarme,caliça,coisa de nonada,tuta e meia,coisas mínimas,babugem,escuma,bolha de sabão,panaceia,barro,malha,mealha,teia de aranha,inutilidade;piolheira (sujidade);quantidade negativa,roupa de franceses,bens do evento,parvoíce,simples farsa,comédia,obra de fancaria;nebulosidade geográfica,organismo informe;bilhestros,bagatela,inânias,miuçalhas,nica,nuga,faúlha,bugiaria,nonada,farelo,pacotilho,quiquiriqui,mesquinharia,maravalhas,avelórios,cacareno;palha,argueiro,alfinete,figa,botão,pena,vintém,chavo,macuta,meia tigela,pingo,pitada de rapé,valor dum alfinete,cascas de alho,minutiæ,minúcias,minudências,detalhes,pormenores,apêndice,acessórios,palhas na balança,alhas,gota d’água no oceano,mordedura de pulga,maravilha de sete dias,amontoado de parvoíces;ridiculus mus,parto da montanha,muito barulho por nada,tempestade num copo d’água,calmaria,much ado about nothing (exagero);caminheiro,migalheiro,micrólogo.

Adjetivo

sem importância,insignificante,iirrelevante,nsignificativo,de pouca monta;imaterial,não essencial,descartável,apendicular,adiáforo,dispensável,tolerado,venial,acessório,de abana-moscas,de cacaracá,inconsiderável;segundeiro,comum,vulgar,secundário,anódino,subordinado (inferior);diminuto,de fancaria,banal,corriqueiro,somenos,de meia tigela,pífio,fruste,reles,pataqueiro,chué,escurril,ridículo,chinfrim,risível,medíocre,de cascas d’alho,irrisório,desdenhável,cativo,sofrível,tolerável = perpassável,de meio relevo,de água morna,de pouco valor,adiável,sediço,broma,trivial,desinteressante,ordinário,comum (habitual);da vida diária,correntio,superável,desatendível,pequeno,oco,chocho,batido,vulgar,superficial,frágil,inócuo,fraco;ocioso,removível,pueril (tolo);inconsciente,fútil,leve,impotente;frívolo,bizantino,inane,insubsistente,tacanho,mesquinho,módico,pulha,barato,de cordel,de meia cara,vazio,burlesco,pretensioso,grotesco,pobre,que inspira compaixão,que não merece as honras de um comentário,negligenciável,ignorável,desprezável,desprezível,despiciendo,abjeto;barato,modesto,ignóbil,ínfimo,mínimo,enfezado,esfarrapado,infeliz,avaro,imprestável,mirrado,pútrido,podre,indigente,perdoável,palharesco;que não vale a pena,ou dez réis de mel coado;que não merece menção,ou que se fale nele;indigno de qualquer cogitação,de qualquer consideração;que não vale a canseira,que não vale a tinta,que não vale o papel,que não vale o comentário,que não vale uma palha;que não merece reparos,cujo eco morre dentro de nossas fronteiras,de lana-caprina.

Verbo

carecer,não ter importância e subst.;não fazer míngua,não interessar a;ser dispensável,nada significar,viver numa perene inferioridade,não fazer pulsar o coração,não ter maiores consequências,não ter coisa alguma que leve os olhos,passar despercebido,escapar,provocar um desdenhoso dar de ombros,arrastar penosa existência,não valer uma pataca,fazer número apenas;não valer o tempo que com ele se gasta,não valer a tinta que com ele se gasta;valer menos do que,ser fraca roupa,fazer pouco em (depreciar),menosprezar,desprezar;perpassar,despegar-se da vista;engasgar com mosquitos,descer a ninharias,perder sua importância;dar quebra,sofrer quebra;passar à história;combater fantasmas,moinhos de vento (exagero);fazer abalos por cantarejar de galos.

Advérbio

secundariamente e por dá cá aquela palha;pro forma,por casca de alho,por mera formalidade,para salvar as aparências,assim assim,por desencargo de consciência.

Provérbio

Interjeição

bastante!,pouco importa!,não importa!,coisas da vida!.

Frase

Isto não tira nem põe;Isso deixa muito a desejar.

Conjunção

Inutilidade

Substantivo

imprestabilidade,impraticabilidade,desnecessidade,desuso,desvalia,desvalor,improdutividade,infrutuosidade,improdutibilidade,superfluidade,indiscutibilidade,ineficácia,incapacidade,ineficiência,inaptidão (insuficiência);inabilidade;improficuidade,esterilidade;desserviço,luxo,trabalho perdido,trabalho em vão,trabalho de Sísifo,teia de Penélope,objeto de luxo,tautologia (repetição);superfetação,excrescência (redundância);vanitas vanitatum,vaidade,fumo,,inanidade,nada,nulidade,zero à esquerda,invalidade,insignificância,caganifância,nugacidade,nuga,frivolidade,trivialidade (sem importância);caput mortuum,rebotalho,letra morta,agulha sem fundo,sino sem badalo,confortos de enforcado,árvores sem seiva,searas sem sol,ferramenta cega,carga ao mar,homem ao mar;retalhos,socavado,trapo,trapada,trapagem,entulho,babugem,refugo,torna-viagem,farrapo,marroxo,cisco,ciscalhada,ciscagem,retraço,lixo,fezes (sujidade);rabaçaria,,poeira,restolho,urtiga,bagaço = buruso,caliça;caqueirada,cangalho,cacaréus,cacos,cacaria,cascabulho,sobejos,sobras,restos,badulaque,monturo,limbo,rudeza,frugere consumere natus,parasita,bola,cangalho,papa-jantares,falido,zeimão,estafermo,emplastro,lástima,mostrengo,pespêgo,trapalheco,seresma,borra-botas,caixa-d’óculos;paspalho,paspalhão,zé cuecas,alfamista,funca;preguiçoso.

Adjetivo

inútil,podrido,improfícuo,clusório,ineficaz,ineficiente,frívolo,fútil,nugatório,inaproveitável,nulo = vão,supervacâneo,baldo,baldado,infrutuoso,infrutífero,improdutivo,desvalioso,inoperante;inadequado (insuficiente);inócuo,anódino,inepto,indiscutível,impotente;frustrâneo,baldio,sem-préstimo imprestável,;iinservível,nclassificável;frustrado (insucesso);supérfluo,ocioso,demasiado,írrito,desnecessário,intruso,excrescente,incomportável,escusado,incompetente;dispensável,lançado às urtigas,jogado fora;abortivo,abortado (não amadurecido);axorado,que não tem preço;que não vale um caracol,que não vale uma palha;caro por qualquer preço,de pouco préstimo,apoucado,vazio,oco,chocho,inane,estéril;fora de combate,hors de combat,fóssil,obsoleto;que não presta para nada,deitado ao almargem,que não se sabe para que veio ao mundo,funca,que não vale a tinta e o papel,de que ninguém descobriu ainda o fim exato,indesejável,infértil,mealheiro,pífio,reles,soez,ordinário,chinfrim,lançadiço,batido.

Verbo

ser (inútil e adj.);ser uma lástima,ter maus dedos para organista,não servir de nada,não prestar para nada,dar bom burro ao dízimo,ser pesado a alguém,desvaler,não chegar à craveira,não valer dois caracóis,não valer um cornado,representar uma inutilidade,não ter atilho nem vincilho,não ter ponta por onde se lhe pegue;ser objeto de luxo,não valer dois réis de cominhos,ter o efeito de cataplasma na cabeça de defunto,levantar tempestade num copo d’água = excitare fluctus in simpulo,falhar;não servir para Deus nem para o diabo,malhar em ferro frio,resolver-se em pó;levar café para S. Paulo,levar água para o oceano;arrombar uma porta aberta (redundância);enxugar gelo,correr atrás do impossível,trabalhar em vão,rolar a pedra de Sísifo,pôr trancas à porta depois de roubado (tarde demais);malhar em ferro frio = verbare lapidem,reforçar a luz do Sol com a de uma lamparina,tapar o Sol com peneira,tomar o céu com a mão,dar Deus nozes a quem não tem dentes,atirar pérolas aos porcos (desperdício);pregar aos ventos,pregar aos peixes;pregar no deserto = canere surdis auribus;falar a um surdo,falar a um poste,falar a uma parede;espirrar para o céu,semear em terreno sáfaro = comittere semen sitienti solo;ficar no papel,desservir,perder-se,tornar (inútil e adj.);inutilizar,desaproveitar,invalidar,axorar = arruinar = desbaratar,anular,quebrar,desmanchar,tornar em fumo,gastar,malograr,desmantelar,desarvorar,desatremar,desmastrear,desconsertar,desencordoar,estropiar (maltratar);infertilizar,aparar as asas,cortar o voo,mandar para o limbo,frustrar,baldar,chapejar no charco,desperdiçar o tempo.

Advérbio

inutilmente e adj.;em vão,debalde,em pura perda,perdidamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção