Sua língua na Internet

 

(blin.da.gem)

sf.

1. Ação ou resultado de blindar

2. Revestimento de proteção (instalado em construções, veículos, embarcações, aeronaves etc.) contra projéteis ou outros artefatos de destruição

3. Eletr. Dispositivo de proteção contra a ação de campos elétricos, magnéticos etc

4. Fís.nu. Material que absorve e diminui a intensidade da radiação, us. para proteger instrumentos e observadores contra os efeitos radioativos.

5. P.ext. Qualquer revestimento de proteção que envolve um objeto ou lugar para impedir a passagem de líquidos ou de ruídos.

6. Fig. Conjunto de medidas que visam a proteger algo ou alguém (político, executivo, instituição, a economia etc.) de acusações, processos, atos etc. que possam prejudicá-los: "....os desvios não têm monta para [...] perfurar a blindagem da Fazenda e do Banco Central" (José Alexandre Scheinkman, Investidores não se assustam com as CPIs"in Revista Bovespa, jul./set. 2005))


[Pl.: -gens.]

[F.: blindar + -agem2.]


Blindagem de calor
1 Astnáut. Revestimento - ou outro dispositivo - em nave espacial para protegê-la das altas temperaturas resultantes da fricção com a atmosfera em altas velocidades.


Blindagem elétrica
1 Elet. Blindagem em material condutor de eletricidade, para proteger os aparelhos elétricos de campos elétricos prejudiciais.


Blindagem magnética
1 Elet. Blindagem em aparelho elétrico, feita com material de grande permeabilidade magnética, e que se destina a protegê-lo de campos magnéticos prejudiciais.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Refúgio

Substantivo

aufúgio (poét.),santuário,tugúrio,recolhimento,retiro,refúgio,valhacouto,esconderijo,couto,guarida,praça-forte,fortaleza,baluarte,cidadela,forte;casamata,trincheira;paládio,último reduto,chave,prisão;asilo,quartel de saúde,muxara,reconditório,condessilha,diversório,franquia,guarida,latíbulo (esconderijo);sanctum sanctorum (reclusão);madrilheira,madrigueira;porto,anteporto,pouso,ancoradouro,surgidouro de livre tença,ancoragem,abrigada,abrigadouro,abrigo,fortim,prégua,dique,mota,amota,molhe,marachão,maracha,cais,paredão,muralha,euripo,talha-mar,quebra-mar,socairo,recôncavo,cobertura,guarda-fogo,guarda-quedas,paraquedas,para-vento,manica,manícula,biombo,antepara,anteparo,guarda-vista,antolhos,guarda-raios,para-raios;manto,escolta,guarda-costas;proteção,égide,escudo,armadura;elmo,colete à prova de balas;blindagem,guarda-chuva,guarda-sol,para-sol,adufa,broquel,escudo,pala,guarita = vedeta,vigilante,sentinela,vigia,patrulha,guarda-avançada,surdista,nômina;navio de conserva;parede;pombeira,âncora de salvação,âncora de montante;âncora de misericórdia,âncora sagrada,ancoreta,galga,fateixa;suporte;obstáculo;lastro foguetão;espicho,válvula;lâmpada de segurança;lâmpada de Davy;meio de fuga,salva-vidas,salvo-conduto,passaporte,seguro;salvaguarda (proteção),tábua de salvação,polícia,guarnição;patrulha;morcego = vigilante noturno.

Adjetivo

Verbo

refugiar-se,homiziar-se,abrigar-se,asilar-se;enchoçar-se,enlapar-se,acolher-se ao quartel de saúde,acoitar-se,acolher-se,escudar-se,proteger-se,achegar-se,pôr-se a salvo,salvar-se,lançar-se nos braços de,andar a monte,acorrer,acudir.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Defesa

Substantivo

reparo,resguardo,defensa,defensão,proteção,abrigo,patrocínio;guarda,amparo,propugnação,preservação,vigilância,defensiva,remédio,rechasso,parada,presídio;baluarte,escora,esteio,guarida,refúgio,respaldo,valhacouto;salvaguarda (segurança);guarda-fogo (abrigo);ocultação;contra-ataque,contraemboscada,contraofensiva,trabalho de sapa,fortificação,afortalezamento,fortalecimento,blindagem,munição,municionamento,bateria,propugnáculo,fosso,antefosso,refossete,cárcava (ant.),bunker;entrincheiramento,reparo = trincheira,barricada,antestatura,quadrilátero,setor,dique,barreira,muralha,anteparo,caiçara (tupi),molhe,marachão,tenalha,tenalhão,contravalação,circunvalação,balaustrada,estacada,paliçada,bastida,barricada,cavalo de frisa,abatis,valo,ameia,antemuro,antemural,espaldão,contramuralha,barbete,escarpa,contraescarpa,contra-aproche,contramuro;contra-ataque,talude,rampa,capoeira,cárcova,troneira,bombardeira,casamata,contraforte,contraguarda,contrarreparo,albacar = barbacã,falsa braga,espeque (suporte);parapeito,peitoril,banquette,banqueta,barrete,muro,antemuro,albarrada,bastião,palanca,silhão,redente,revelim,portilha,seteira,abocadura,frecheira,merlão,porta falsa,blockhaus,cubelo,balestreiro,fortificação;praça forte,praça fortificada;praça de guerra,forte,fortim,baluarte,reduto,fortaleza,cidadela,acrópole,bastilha,alcáçar ou alcácer,alcáçova,castelo,torre de menagem,propugnáculo,hurdício,xareta;cimeira,elmo,capelina,capacete,gálea,celada,cervilheira,camal,morrião,manopla,rebraço,gorjal,grevas,brafoneira,avanbraços,guarda-braço,guante,mangote,coixote,coira,couraça,plastrão,armadura,gibanete,arnês,loriga,lorigão,adarga,joelheira,escudo,ancil,broquel,égide,pavés;couraça,saia,cota de malha;jorné ou jórnea,toneletes,manopla,cesto,panóplia,brigandina,jaco,jazerão,jazerina,camisote,viseira,máscara;espaldar,espaldeira,fraldilha,escarcela;armas;míssil antimíssil,radar,sistema de vigilância por satélite,sistema antimíssil;guarnição,guarnecimento,piquete,guarda,defensor,capa,protetor,padrinho,madrinha,campeão,atleta,campeador,cavaleiro andante,patrono,patrão,ilhargas;paladino,patrocinador,propugnador,D. Quixote,o cavaleiro da triste figura,Magriço,guarda-costas,guardador,amouco,protetor,bucelário,armígero;soldado,pajem;mosqueteiro,mosquiteiro,avental,perneira;armas,armação,armadura,chavelhos,chifre,pontas,garras,dentes,azerve.

Adjetivo

defensivo,defensável,defensível,defensório,armado até os dentes,de ponto em branco,entrincheirado,blindado,canhoneiro,couraçado e v.;armíssono (poét.),casamatado,lorigado,turrígero,blindado pela couraça de,encouraçado,armado de,faretrado,arcífero,arcipotente,embestado,tutelar,sagitário,ensífero,defensor,tuitivo,antipoliorcético.

Verbo

defender,anteparar,proteger;servir de escudo,servir de muro;lutar em defesa de;prestar socorro,auxílio;acudir,livrar,amparar,escudar,reparar-se com o escudo de,ser o propugnáculo de,resguardar,preservar,propugnar,cercar;estar na brecha,flanquear,pôr ao abrigo de,romper lança por,sair por,sair em defesa de,sair a campo,sair a terreiro,dar a vida por,morrer por;terçar,dar as entranhas por;tomar as dores por alguém,sustentar o peso do inimigo,contrapor o peito às balas,selar com o sangue,defender unguibus et rostro,hipotecar a existência na defesa de,escudar,abroquelar,couraçar,blindar,encouraçar,contramurar,intermurar,contravalar,sapar = fazer trabalho de sapa,palancar,entrincheirar,embarreirar,entranqueirar,atrancar,fortificar,arrochetar,fortalecer,fortalegar,fortalezar,desenfiar,barricar,embarricar,afortalezar,muralhar,valar,minar,atalhar com tranqueiras,entranqueirar,abaluartar,acastelar,encastelar,amear,torrear ou torrejar,aprochar,artilhar,reforçar,presidiar,atropar,escudar,abroquelar,enrodelar,adargar,murar,armar,envalar,circunvalar,cercar;arrodelar,arnesar,guardar-se de,pôr-se em guarda,resguardar-se;reparar golpe,parar golpe,aparar golpe;contra-atacar,furtar o corpo ao golpe,furtar-se com o corpo a alguém,anteparar-se contra os golpes de,fazer sarilho com uma arma,rechassar,repelir,sustentar o cerco,resistir,contrastar com o inimigo;apadrinhar-se,furtar as voltas a alguém.

Advérbio

defensivamente e adj.;na defensiva,na estacada,pro aris et focis.

Provérbio

Interjeição

em guarda!.

Frase

Conjunção