s. m. sing. e pl. || navio armado para defesa das costas ou para evitar o contrabando pelo litoral. || (Fig.) Indivíduo que acompanha outro com o fim de o livrar de qualquer agressão; capanga.
F. Guardar+costa.
acompanhar,não se separar de,não largar o pé,dormir e acordar com,ir de mãos dadas com,fazer companhia a,ser a sombra de,acompanhar alguém como a sombra acompanha o corpo,perseguir alguém como espectro,fazer coro com,sobraçar-se com alguém,andar de braço dado com alguém,acompadrar-se com,navegar no mesmo barco com;grudar-se a,grudar em,engarupar-se,encostar-se a alguém,emparelhar-se com,unir-se a,misturar-se com,ficar ao lado de,ladear,fazer coro com,ir de conserva,acotovelar-se com,coexistir,coabitar,conviver,sincronizar;associar-se a,trazer no seu séquito,fazer companhia,levar a reboque,não largar alguém.
seguramente e adj.;em bom recato,a bom recato,em seguro,sobre seguro,com esperança;livre de risco,livre de perigo;são e salvo,a seu salvo,a salvo,a salvamento,à cautela,para que não haja risco;sob o broquel,sob o manto protetor de,sob as asas protetoras de,sob o dossel,à sombra de,a coberto de,fora das malhas de,em terreno seguro,sob a couraça de,em terreno firme,em boas mãos,em terra firme.
refugiar-se,homiziar-se,abrigar-se,asilar-se;enchoçar-se,enlapar-se,acolher-se ao quartel de saúde,acoitar-se,acolher-se,escudar-se,proteger-se,achegar-se,pôr-se a salvo,salvar-se,lançar-se nos braços de,andar a monte,acorrer,acudir.