v. tr. || não conhecer, ignorar. || Não reconhecer: não ter a certeza ou não se lembrar de (alguma pessoa ou objeto que era conhecido) Depois que
F. deixou de fazer a barba, desconheço-o. Ser ingrato a, não se lembrar de (algum beneficio recebido): O meu Povo me desconheceu a mim... pois eu farei que se conheça a si. (Man. Bernardes, Estímulo Prático, 12, p. 66, ed. 1730.) Não admitir, não aceitar como tal. * -, v. pr. não se conhecer a si mesmo, não avaliar as próprias possibilidades ou qualidades. || Perder o tino, o poder em si; irar-sé. || (Flex.) V. abastecer.F. Des... +conhecer.
ignorar,ser (ignorante e adj.);não saber;não saber nada de,ser jejuno em;não ter ideia,não ter noção ou concepção;não ter a mais remota ideia,não saber quantas pernas tem um o,ser acéfalo,não saber da missa metade,ser homem sem princípios,não enxergar um palmo adiante do nariz,dar coices,escoicear,escoicinhar;jejuar a respeito de,não pescar de,não saber o que fazer de;ver através de vidro escuro,ter venda nos olhos,não pescar palavra de;não entender palavra,não entender patavina de,não entender do riscado;não saber a cartilha,ler mal,estropear,deletrear,soletrar,ressentir-se da ferrugem de seu tempo,reconhecer sua falta de talento = confessar sua inópia;ser leigo em,ser profano em;não saber de que cor é uma coisa,não meter dente,ser falho em,balbuciar,tornar ignorante e adj.;obscurantizar,embrutecer,estupidificar,alarvajar;mumificar,atrofiar,esterilizar a inteligência;pedantear;saber pela rama,ser hóspede em,enfarinhar-se,enlambuzar-se,ter umas lambuzadelas de,falar a lume de palhas,falar por alto,apanhar a dente,entreconhecer;ter lume de,ter algumas luzes,ter cheiro de,ter umas ensaboadelas de;enganar em,arranhar,mascar latim de cozinha,estropear,ignorar,dessaber,permanecer na ignorância,desconhecer,incompreender,desentender,saber de oitiva,saber de dictu.
negativamente e adj. não,nem,de modo algum,de nenhum modo,absolutamente,nem por sombra,nem por hipótese,de forma alguma,nanja,nem por pensamento,nem por onde passe (loc. fam.),por nenhuma condição,por preço algum,nada,nem para lá vai,longe disso,nada disso,nenhumamente,nunca,jamais,em tempo algum,antes pelo contrário,em contraposição,nem um sequer,não que eu saiba.
Provérbio
Interjeição
engano!,puro engano!,nem pensar! não apoiado!,qual... ou qual...!,que história!,tocarocha!,tocarocho!.
Frase
Tal não sucede porém. Nunca houve maior engano. Non hœc in fœdera.
ser (ingrato e adj.);ser muito mal-agradecido;esquecer os benefícios,incorrer nota de ingrato,ser um monstro de ingratidão,ser a ingratidão personificada,não se lembrar de,desagradecer,desconhecer,retribuir com ingratidão,dar mau pago,cuspir no prato que comeu,não merecer o ar que respira,dar com os pratos na cara,apanhar-se servido e não se importar com mais,levantar as mãos contra o seu benfeitor,levantar-se com o santo e com a esmola,por um abraço dar um baraço,ferir a alguém com a ingratidão,desconhecer,,apreçar mal,contracambiar = corresponder mal a um favor,ser vítima da ingratidão,levar um coice de alguém,ter ruim paga pelos favores feitos,levar com a tábua no rabo,ser preterido,receber ingratidão,não ser contemplado como merecia.
Advérbio
ingratamente e adj.
Provérbio
Interjeição
Et tu,Brute! = Até tu,Brutus! Quão mal apreçamos os serviços!.
Frase
Já lhe pica a cevada na barriga;Cria o corvo, tirar-te-á o olho.