adj. || (psicol.) que não tem consciência de si mesmo, dos seus atos: A fúria in. consciente do oceano popular. (Lat. Coelho.) || Feito sem consciência: Ação inconsciente. || - s. m. e f. aquele que procede sem consciência do que faz: Sim... eu era noiva... uma incons. ciente! Ai, de mim, criança e noiva! (Sanches de Frias, Ercilia, c. 14, p. 272, ed. 1908.) || -, s. m. (psican.) a parte de nossa vida psíquica excluída dá consciência por recalcamento.
F. In... + consciente.
ser crédulo e jurare in verba magistri,curvar-se submisso ao magister dixit,seguir cegamente;acreditar em histórias da carochinha,acreditar em contos de velhas;engolir carapetões,esperar por sapatos de defunto,tomar como certo tudo que ouve,aceitar tudo como um evangelho,crer pelos ares,dar o ser a bagatelas e nonadas,crer numa coisa como se fosse um evangelho,ver as coisas com os olhos da fé;crer piamente,sem exame nem reflexão;jurar na fé dos padrinhos,assinar de cruz,não precisar de provas para crer,passar uma coisa sem selo,crer em bruxas,emprenhar-se pelos ouvidos,engolir patranhas,deixar-se levar,ir na onda,ser passado para trás,entrar no conto do vigário,abrir ouvidos fáceis a,curar-se por informação,ser ludibriado;fazer juízo temerário,fazer juízo precipitado;atirar-se a conclusões,pensar que a lua é um bonito queijo;tomar a sombra pela substância,tomar a nuvem por Juno,possuir-se,compenetrar-se,persuadir-se,capacitar-se.
ignorar,ser (ignorante e adj.);não saber;não saber nada de,ser jejuno em;não ter ideia,não ter noção ou concepção;não ter a mais remota ideia,não saber quantas pernas tem um o,ser acéfalo,não saber da missa metade,ser homem sem princípios,não enxergar um palmo adiante do nariz,dar coices,escoicear,escoicinhar;jejuar a respeito de,não pescar de,não saber o que fazer de;ver através de vidro escuro,ter venda nos olhos,não pescar palavra de;não entender palavra,não entender patavina de,não entender do riscado;não saber a cartilha,ler mal,estropear,deletrear,soletrar,ressentir-se da ferrugem de seu tempo,reconhecer sua falta de talento = confessar sua inópia;ser leigo em,ser profano em;não saber de que cor é uma coisa,não meter dente,ser falho em,balbuciar,tornar ignorante e adj.;obscurantizar,embrutecer,estupidificar,alarvajar;mumificar,atrofiar,esterilizar a inteligência;pedantear;saber pela rama,ser hóspede em,enfarinhar-se,enlambuzar-se,ter umas lambuzadelas de,falar a lume de palhas,falar por alto,apanhar a dente,entreconhecer;ter lume de,ter algumas luzes,ter cheiro de,ter umas ensaboadelas de;enganar em,arranhar,mascar latim de cozinha,estropear,ignorar,dessaber,permanecer na ignorância,desconhecer,incompreender,desentender,saber de oitiva,saber de dictu.
jazer sob uma necessidade;estar fadado,estar destinado,estar condenado;não poder deixar de;não ter direito à escolha,não ter direito à alternativa;estar à mercê de,rodar à mercê da corrente,só ter uma saída,não ter alternativa,ser um jogo da fortuna,ficar contra a parede,ficar encurralado,não ter querer,ser fado de alguém,ter de cumprir o seu fadário,não depender de vontade humana,não depender do alvedrio de ninguém,ser por Deus que;passar,querer Deus que,querer o céu que,querer a sortem que,querer o destino que;ficar-se com Deus,demitir de si a vontade;entregar-se,abandonar-se,submeter-se,curvar-se,resignar-se,obedecer à lei do destino;entregar-se nas mãos de Deus,não haver apelo nem agravo;deixar rolar,deixar correr o marfim;destinar,fadar,sentenciar,condenar,predeterminar,predestinar,reservar,preparar,obrigar,arrastar,compulsar,compelir;tornar-se necessário,implicar,preordenar.
Advérbio
necessariamente e adj.;por necessidade,ex necessitate rei,à força;à fina força,de bom ou mau grado,queira ou não = nolens volens,a todo transe,dê onde der,fatalmente,de qualquer maneira,sem redenção,a todo pulso,custe o que custar,de qualquer modo,a todo custo,a todo preço,por qualquer preço,velim,nolim = por bem ou por mal,haja o que houver,quer queira quer não,de boa ou má vontade,incondicionalmente;sem reserva,sem restrição;na falta de outro melhor,em todo o caso,apesar de tudo,per fas et nefas,a martelo,corram as coisas como correrem,seja qual for o resultado,como não há outro remédio,se necessário for que,por mal,por providência divina.
Provérbio
O homem põe e Deus dispõe;Nil medium est.
Interjeição
que remédio!.
Frase
Não há remédio;Alea jacta est;>A sorte está lançada;Che sará, sará;O que for, será;Isto é dos livros;Está escrito;Os seus dias estão contados;Fata obstant;Diis aliter visum;Força é que;Permitiu Deus que;Se Deus quiser;Se Deus for servido;Sua sentença está lavrada;Ita diis placuit.
carecer,não ter importância e subst.;não fazer míngua,não interessar a;ser dispensável,nada significar,viver numa perene inferioridade,não fazer pulsar o coração,não ter maiores consequências,não ter coisa alguma que leve os olhos,passar despercebido,escapar,provocar um desdenhoso dar de ombros,arrastar penosa existência,não valer uma pataca,fazer número apenas;não valer o tempo que com ele se gasta,não valer a tinta que com ele se gasta;valer menos do que,ser fraca roupa,fazer pouco em (depreciar),menosprezar,desprezar;perpassar,despegar-se da vista;engasgar com mosquitos,descer a ninharias,perder sua importância;dar quebra,sofrer quebra;passar à história;combater fantasmas,moinhos de vento (exagero);fazer abalos por cantarejar de galos.
Advérbio
secundariamente e por dá cá aquela palha;pro forma,por casca de alho,por mera formalidade,para salvar as aparências,assim assim,por desencargo de consciência.
Provérbio
Interjeição
bastante!,pouco importa!,não importa!,coisas da vida!.
insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.
ser (viciado e adj.);ser escravo das suas paixões,praticar ações pouco dignas;comer da banda podre,ser da banda podre (pop.);ser um anjo caído (fig.);pagar tributo às contingências humanas,pagar tributo à natureza;proceder mal,escandalizar,dar escândalo,faltar aos seus deveres,trilhar a vereda da desonra,não fazer carreira,dar-se a toda a sorte de vícios,apartar-se da senda da virtude,criar-se no vício,ir por um plano inclinado,escorregar na ladeira do crime,estar incuravelmente caído no caminho do vício,tripudiar,despersonalizar-se,ser boa pinga,ser má forma,estar cariado até a medula dos ossos,arredar-se das boas práticas,não respeitar as conveniências;ser boa bisca (depr.);esquecer-se dos seus deveres,desviar-se da virtude,errar,dar falhas,claudicar,encher-se de mazelas,mazelar-se,desbriar-se,desvairar-se,desgarrar-se,escorregar,tomar um caminho tortuoso e resvaladiço,fechar a porta aos bons exemplos,desatremar,fazer do sambenito gala,descarrilar-se,transviar-se,desafogar as paixões,render-se aos apetites,descair no vício,vergar-se ao sopro pestilento do vício,meter a alma no inferno,tropeçar;esquecer-se de si,esquecer-se de quem é = faltar à dignidade própria;resvalar em erro,resvalar o pé a alguém,desregrar-se,desgovernar-se;pecar,perder-se,profligar-se;renovar-se no vício,afundar-se no vício,perseverar no vício,cevar-se no vício,encharcar-se no vício,atascar-se no vício,ingurgitar-se no vício,atolar-se no vício,enfrascar-se no vício;apodrecer-se na miséria,despedir de si a virtude,engafecer-se,vilificar-se,gafar-se,infistular-se,capitular com a voz da consciência,desprezar escrúpulos justificados,degenerar dos seus antepassados = deserdar-se em vida,cair na tentação = ilaquear;entregar-se ao jogo,entregar-se ao vício;perder a dignidade,ofender a Deus,divorciar-se dos bons costumes,encanalhar-se,envilecer-se,enxovalhar-se,tornar (viciado e adj.);viciar,corromper,apestar,empestar;inficionar os costumes,depravaros costumes,envenenar os costumes;perverter,transviar,esgarrar,brutalizar,brutificar,desmoralizar,rebalsar,desedificar.
Advérbio
viciosamente e adj.;obliquamente,por caminhos tortuosos,por processos condenáveis.
Provérbio
Interjeição
O tempora! O mores! = Oh tempos! Oh costumes!.
Frase
Abyssus abyssum invocat;o abismo chama o abismo,o inferno chama pelo inferno.
ser (desonesto e adj.);ter a consciência larga,ter a consciência elástica;não ter consciência;ser boa peça,ser boa bisca,não ter por onde se lhe pegue,estar mal visto,praticar falsidades revoltantes;ser perjuro,ser de uma falsidade revoltante,faltar à promessa,mentir à fé jurada,quebrantar um juramento,dar quebra à palavra,roer a corda,deslealdar,atraiçoar = cachar,renegar a fé e a pátria,mentir;entregar,trair,usar de traição,usar de má-fé,chocar traição;chorar por um olho azeite e por outro vinagre,soprar quente e frio,praticar ações vis,ser grande a torpeza de suas palavras e ações;abusar da boa-fé de;voltar com a palavra atrás,falsear,usar de perfídias,refalsear,manejar torpes armas;prevaricar,sujar as mãos,levar-se do interesse,vender-se,fazer almoeda da honra,ganhar pela porta traseira,aceitar peitas,aceitar bola,aceitar propina,aceitar suborno,corromper-se,pôr a consciência em leilão,faltar aos seus compromissos,iliçar,baratar a honra por dinheiro,vender a alma ao diabo;quebrar a promessa,quebrar a palavra;não ter consciência,vender a consciência;iludir,ludibriar,embromar,empulhar,engrupir,engambelar,engodar,empulhar;fazer intrigas;negociar a pena,negociar o talento;empregar os meios mais vis para conseguir os seus fins,malversar,dilapidar,receptar,fazer negócios fraudulentos,calotear,lesar,mercadejar,trampear,traficar,meter mãos criminosas nas arcas do Tesouro (ant.),desgraçar-se,manchar-se,inquinar-se;degenerar,perverter-se,avilanar-se,degradar-se,rebaixar-se,infamar-se,rastejar-se,aviltar-se,envilecer-se,dar-se ao desprezo,desavergonhar-se,desbriar-se,rebaixar-se,velhaquear,velhacar,bargantear,mariolar,pandilhar,abandalhar-se,atavernar-se,enlamear-se,enxovalhar-se,achincalhar-se,rastejar-se,sevandijar-se,desautorar-se,desautorizar-se,obliquar = obrar com malícia,traficar = veniagar = tranquibernar,maganear;corromper,subornar,peitar,insidiar,calabrear,adulterar (documento),untar as mãos a alguém,furtar uma assinatura,falhar ao que se comprometeu,perjurar,ficar abaixo do andar dos brutos,bandear-se para o inimigo,prejudicar,lesar,dar prejuízo,dar-se o pé a alguém e tomar ele a mão,sonegar = ocultar fraudulentamente,sair um grande velhaco;ser a ovelha negra;desonrar ou desvirtuar (alguém);sacanear (pleb.),ferrar com alguém (pleb.).