adj. e s. m. e f. || (Bras.) (pop.) que ou o que em sua profissão procura avidamente qualquer oportunidade de ganho; ganancioso; egoísta. (Rio de Janeiro e São Paulo) Motorista (de táxi ou lotação) ávido de angariar passageiros, que dirige rapidamente e procura prejudicar os seus colegas.
F. Fome.
ser avarento e adj. = cainhar,esganar-se,não dar uma sede de água a alguém,não ter alma para dar cinco réis,ter a paixão de ajuntar dinheiro,fechar a mão,encolher a mão,fiar delgado,contar os bocados que dá,deixar-se prender pelo interesse (ser egoísta);morrer de fome,emprestar com usura,onzenar,onzenear,tirar a pele,assovinar-se,mesquinhar,amesquinhar-se,arrepanhar = economizar com sordidez e sovinaria,agiotar,usurar,tacanhear,ratinhar;amealhar = regatear mealha por mealha,real a real;mesquinhar,dar pela feira,abunhar = viver com parcimônia,catingar,pagar pela rasa = ser mesquinho e escasso nas pagas,dar paga mesquinha,pegar a toda isca,afaimar.
Advérbio
Provérbio
De longe te trouxe um figo, logo que te vi, comi-o;O escasso do real faz ceitil, e o liberal do ceitil faz real.
ser (glutão e adj.);devorar;ser (muito) bom garfo;ser (muito) boa boca;comer com sofreguice,comer como um lobo,comer à tripa forra,comer até rebentar;(poder) comer um boi;desmandar-se no comer,fazer da barriga a divindade suprema,ser bestial no comer,devorar,comer desengaçadamente,desengaçar,ter bucho de ema,ter bom arnaz,dar com tudo no bucho,repimpar-se,encher-se,abarrotar-se,empanturrar-se;encher o bucho;atabuar,empanturrar o estômago,empanzinar-se,atafulhar-se,ateigar-se,alambrazar-se,enlambujar,lambujar,lambarar,zampar,comiscar,ingurgitar-se;comer até fartar-se,comer até saciar-se;satisfazer-se,embutir,impar,jejuar pelas almas das canastras.