s. f. || falta de liberalidade, mesquinhez. || Tendência a restringir a liberdade. || Opinião ou procedimento oposto ao liberalismo
F. lat. Illiberalitas.
abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.
Advérbio
tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).
ser avarento e adj. = cainhar,esganar-se,não dar uma sede de água a alguém,não ter alma para dar cinco réis,ter a paixão de ajuntar dinheiro,fechar a mão,encolher a mão,fiar delgado,contar os bocados que dá,deixar-se prender pelo interesse (ser egoísta);morrer de fome,emprestar com usura,onzenar,onzenear,tirar a pele,assovinar-se,mesquinhar,amesquinhar-se,arrepanhar = economizar com sordidez e sovinaria,agiotar,usurar,tacanhear,ratinhar;amealhar = regatear mealha por mealha,real a real;mesquinhar,dar pela feira,abunhar = viver com parcimônia,catingar,pagar pela rasa = ser mesquinho e escasso nas pagas,dar paga mesquinha,pegar a toda isca,afaimar.
Advérbio
Provérbio
De longe te trouxe um figo, logo que te vi, comi-o;O escasso do real faz ceitil, e o liberal do ceitil faz real.
ser (egoísta e adj.);consultar unicamente os seus interesses,não dar ponto sem nó,não pregar prego sem estopa,levar água para o seu moinho,meter-se numa redoma,voltar em seu proveito os males alheios,saber vender seu peixe (pop.),fazer valer sua mercadoria = pôr em relevo as boas qualidades de sua pessoa,pôr a sua mira no lucro,chegar brasa a sua sardinha,sacrificar tudo aos ganhos pecuniários,dar bilha de leite por bilha de azeite,pôr o estômago acima de tudo,comer a dois carrilhos,visar somente os seus interesses,cuidar unicamente de sua pessoa,sacrificar tudo ao proveito próprio,só conhecer o número um;cobiçar. Adj. egoístico,egocêntrico,individualista,personalista,interesseiro,iliberal,mesquinho,desserviçal,mercenário,venal,usurário;assoldado,condutício,vivedor,geocêntrico,interessado,alieni appetens sui profusus,ganhoso,mercantil,ambicioso,ganancioso,cupidinoso,que o interesse conduz como boi pela soga,mundano,mundanário,mundanal,enfeudado aos interesses,sórdido,ignóbil,interesseiro.
Advérbio
egoisticamente e adj.;por motivos interesseiros.
Provérbio
Interjeição
Frase
Après moi le déluge;Quem vier atrás, feche a porta. Mateus, primeiro os meus. Não serás amado, se de ti só tens cuidado. Primeiro eu, segundo eu, terceiro eu.